Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Sulzberger aborda polêmica em encontro com estudantes

Estudantes de jornalismo presentes na abertura da Spring National College Media Convention, convenção sobre mídia que aconteceu em Nova York, tiveram a rara chance de ouvir, ao vivo, o famoso publisher do New York Times, Arthur O. Sulzberger Jr., falando, entre outros assuntos, do escândalo Jayson Blair e do caso Judith Miller.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de Blair ter arruinado as chances de jovens repórteres do jornalão, Sulzberger respondeu que ‘Jayson Blair é um indivíduo, fez escolhas individuais’. ‘Ainda correremos riscos com outras pessoas. E ainda acreditamos nelas. Trabalharemos duro para trazer novos jornalistas para cobrir o mundo’.

De acordo com Sonya Moore [Editor & Publisher, 22/3/04], Sulzberger defendeu Judith Miller, repórter de status do Times que foi criticada por sua reportagem falha sobre armas de destruição em massa no Iraque no ano passado. ‘Conheço-a há décadas’, afirmou. ‘Ela tem fontes incríveis (…). Suas fontes estavam erradas? Sim. E, quer saber? O governo estava errado. E quando se está cobrindo o assunto internamente, como foi o caso, pega-se erros às vezes. Então, não culpo Judith Miller por não encontrar armas de destruição em massa’. Ao comentário irônico seguiram algumas risadas da platéia. ‘Culpo o governo por acreditar em seus próprios pressupostos’.