Se a palavra blog foi a grande sensação de 2008 – a mais escrita, a mais falada, a mais digitada, a mais buscada –, neste 2009 que está dando seus últimos suspiros a expressão da moda na web e fora dela foi Twitter. A mídia analógica e eletrônica se rendeu ao site de microblogs. Jornais, revistas, editoras de livros e emissoras de televisão dedicaram páginas e mais páginas, matérias e mais matérias, minutos e mais minutos ao fenômeno que levou milhões de pessoas em todo o mundo a se comunicarem com mensagens diversas em apenas 140 caracteres.
No Brasil, assim como aconteceu com o Orkut, o Twitter virou febre e ganhou a adesão de adolescentes, jornalistas, publicitários, jogadores e técnicos de futebol, celebridades, CEOs, empresários e políticos. As discussões ganharam aspecto telegráfico e uma multidão de pessoas passou a murmurar – e, às vezes, gritar – seus comunicados no site de microblog. Mas como aconteceu com os blogs, ainda há uma parcela de usuários de internet que tem um certo ranço em relação ao fenômeno que agitou as redes sociais na web neste ano.
Provavelmente, uma nova onda cibernética surgirá em 2010, mas o Twitter pode ser considerado o grande fenômeno da web nesta década que está prestes a se findar. Tando assim que muitos profetas cibernéticos chegaram a decretar o fim da ‘era blogger’ devido ao sucesso estrondoso do site de microblog. Mas o que resta evidente de todo esse sucesso do Twitter é que muitas usuários desta rede social, ou twitters, como são conhecidos na web, ainda precisam aprender a usar todo o potencial dessa valiosa rede de contatos que é o Twitter.
Usuários com credibilidade
O site de microblogs pode ajudar a posicionar uma marca no mercado, fidelizar clientes, turbinar ou arruinar carreiras, dependendo do uso que se faz dele ou da competência de quem resolve as mensagens telegráficas de 140 caracteres. Estudos acadêmicos e livros começaram a pipocar no mercado sobre os usos otimizadores que podemos fazer do Twitter. Probloggers despejam enxurradas de posts sobre como bem utilizar a ferramenta para fins de marketing pessoal, profissional ou empresarial. É preciso saber com qual foco e com que finalidade se vai usar o Twitter. Usar por usar sem saber direito o porquê e como fazer é apenas ampliar a gritaria cibernética que para nada contribui.
Assim como aconteceu com os blogs num passado bem recente, mas que nesta era digital parece ter sido há décadas, a discussão é se o uso do Twitter por jornalistas consiste em jornalismo ou não. Eu digo que sim e que não, a depender de como se usa o poder dos 140 caracteres. Como blogueiros conseguiram construir credibilidade a partir de suas páginas pessoais e serem buscados por empresas de comunicação para atuarem como colunistas, há na Twitosfera um grande número de twitters que conseguem construir uma boa reputação com credibilidade, arrebatando muitos seguidores que querem saber o que ele tem a informar naquele dia, naquele momento.
O mundo da comunicação
Logo, para se dar bem no Twitter, assim como em qualquer plataforma de comunicação que se faça uso, é preciso produzir conteúdo de relevância, algo que seja útil para os internautas. O Twitter funciona como uma espécie de agregador de notícias, com a diferença de que o usuário pode escolher quais ‘comunicadores’ e quais conteúdos vai receber em sua ‘caixa de mensagem’. Do ponto de vista do marketing, muitas empresas já entenderam o espírito da coisa e estão fazendo bom uso do site de microblog.
2010 será um ano em que novos usos e aplicações poderão surgir para o Twitter. A empresa Twitter está se reestruturando para acompanhar o crescimento estrondoso que o servido alcançou em escala mundial. O que o Twitter nos reservará para os próximos 360 dias? Só vivendo para ver. Apenas uma coisa é certa: o mundo da comunicação já profundamente alterado pelos blogs definitivamente nunca mais será o mesmo depois do Twitter.
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Blogueiro, especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias e consultor; blog do autor; twitter