Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Usemos mais as tecnologias da informação

Nas últimas décadas presenciamos uma intensa revolução tecnológica, que parece se intensificar a cada dia com o surgimento de novos inventos digitais. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) vieram realmente para ficar. Computadores, câmeras digitais e telefones celulares passaram a fazer parte da rotina das pessoas e a representar novas formas de percepção e expressão com o mundo. A linguagem disseminada pela TV, pela internet e por todas as parafernálias tecnológicas, que surgem de tempos em tempos, invade o cotidiano, o ambiente familiar, escolar e faz a intermediação da relação entre as pessoas. Estas interações possibilitam novas maneiras de acesso à informação e vêm colocando em xeque a educação tradicional e o papel do professor neste novo panorama.

Se analisarmos a realidade escolar, as TICs ainda não são compreendidas pelos professores como ferramentas pedagógicas potencialmente ricas nas práticas educacionais com os alunos. É necessário aproveitar melhor as TICs na educação como grandes aliadas no desenvolvimento da prática docente. O professor não pode somente utilizá-las com o objetivo de demonstrar que está conectado à era digital, de transparecer modernidade.

A aproximação entre a escola e as TICs serve como um facilitador na ‘conexão’ entre a realidade do aluno, que tende a ser mais receptivo às novas tecnologias, e a do professor, freqüentemente preso a paradigmas que originam uma barreira entre ele e o mundo tecnológico.

As novas tecnologias são uma realidade no cotidiano de boa parte dos alunos, que, em geral, chegam à escola acostumados a lidar com estas ferramentas e seus recursos. Sendo assim, a rotina escolar passa a ter um forte e atraente concorrente. Mas, o que a escola deve fazer para se inserir neste contexto? É necessário promover a evolução da prática pedagógica e adotar modos de ensinar a aprender mais adequados à nova realidade destes educandos. É importante que haja na rotina escolar da criança o estímulo à interpretação e à expressão de suas experiências com os recursos tecnológicos. Que tal começar a estimular esses relatos em recortes, desenhos e produção de textos?

De forma amigável

A facilidade de acesso a diferentes tipos de conteúdos é um dos grandes pon-tos fortes que as ferramentas tecnológicas possuem e as novas práticas educacionais têm como desafio mostrar a força da educação para o desenvolvimento do senso críti-co, trabalhando o núcleo cultural, principalmente, da criança. Este exercício permite ao receptor estabelecer um diálogo com o conteúdo e não apenas absorver passivamente o que chega até ele.

Talvez estejamos vivendo um momento favorável para deixarmos de ver os meios de comunicação e as novas tecnologias como algo ameaçador. Os avanços tecnológicos acontecem tão rapidamente que, em breve, até mesmo nosso modo de assistir à TV será modificado. Com o advento da TV digital, rica em possibilidades de produção de conteúdo e recursos de interatividade, é hora de avaliar a postura diante desta nova mídia e capacitar os futuros receptores.

Então, vamos encarar esse desafio e repensar a educação, buscando uma maneira de inserir as TICs nas escolas de forma amigável e construtiva. É uma tentativa de quebra da unidirecionalidade, que está com os dias contados nos meios de comunicação, formando cidadãos aptos a questionar o que lhes chega e interagindo com o emissor.

******

Jornalista, Rio de Janeiro