O Yahoo! lançou esta semana o Yahoo Green, programa de educação online que fornecerá aos usuários as últimas notícias sobre o meio ambiente, dicas de consumo e maneiras de ser ativos no combate às mudanças climáticas, segundo noticia Eric Auchard [Reuters, 13/5/07].
Esta é mais uma iniciativa da empresa para contribuir com a luta contra o aquecimento global. No mês passado, ela anunciou que se tornaria neutra em emissões de carbono até o fim deste ano, em um compromisso que envolve medidas para neutralizar o uso de energia de uma pessoa ou instituição. Espera-se que esta ação do Yahoo! encoraje os 500 milhões de usuários mensais dos serviços do portal em todo o mundo. O programa começa nos EUA, mas será expandindo futuramente para outros mercados. ‘Qual o melhor modo que temos para ter um grande impacto? É levar esta mensagem para meio bilhão de pessoas’, avalia David Filo, co-fundador do Yahoo!.
Transporte público e reciclagem
O Yahoo Green permite que os consumidores escolham, através de um menu, ações para reduzir suas emissões de carbono e que vejam o impacto coletivo de qualquer um que participe. O programa pede que os usuários troquem lâmpadas, usem transporte público, reutilizem sacolas de supermercado, reciclem, dentre outras dicas.
‘Queremos facilitar as ações dos consumidores, além de ajudá-los a adotar hábitos que façam realmente diferença. Acreditamos que muitas ações individuais possam ocasionar uma mudança significativa’, diz Filo. Internamente, o portal já adotou novos comportamentos: economiza energia em seus escritórios e encoraja teleconferências e o uso de transporte público para seus empregados.