Publicado originalmente em objETHOS. Na última semana, em meio ao turbulento período que antecede o segundo turno das eleições no Brasil, um dos candidatos à Presidência da República afirmou que não participaria dos debates organizados pela mídia com seu oponente. Simplesmente não irá, ou irá apenas “se achar que deve”, como declarou em entrevista […]
Edição: 1009
Três dados desta eleição, quando pensados em rede, assustam por indicar o evidente: a polarização entre o Bolsonaro e Haddad, o alinhamento dos votos entre o Bolsonaro e seus candidatos ao Congresso — algo que não ocorreu nem com FHC nem com Lula — e a repulsa a vários líderes de partidos, independente da ideologia […]
Publicado originalmente em objETHOS. Em poucas semanas, o maior país da América Latina pode eleger um governo ultraconservador, militarista, declaradamente racista, homofóbico, machista e com uma retórica calcada no ódio e na simplificação. E, acredite, essa tragédia política pode acontecer no Brasil com a ajuda dos maiores meios de comunicação. Seja por adesão a um […]
A ombusdman da Folha de S.Paulo, Paula Cesarino Costa, levanta, em sua coluna de domingo, um importante questionamento na cobertura das eleições: por que a mídia estrangeira de inegável qualidade (The Economist, Financial Times, The Guardian, El País, The New York Times, The Washington Post, Le Monde, Clarín e La Nacion) usa variações semânticas do conceito […]
É notório que estamos presenciando o processo eleitoral mais conturbado de nossa recente estabilização democrática em virtude de todo cenário dos últimos anos em conjunto com a profunda crise econômica que nos assola, favorecendo o advento de discursos repletos de soluções aparentemente simples para questões complexas somente a fim de atingir o subconsciente do eleitor […]
Logo depois da publicação de meu livro sobre Paulo Maluf (Dinheiro Sujo da Corrupção), apresentei ao editor da Geração Editorial, o Luiz Fernando Emediato, um projeto de um romance tendo como espinha dorsal um plano da CIA de financiamento da implantação da versão populista do Evangelho no Brasil com o objetivo de impedir o desenvolvimento […]
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias retoma as atividades do projeto que mapeia e divulga ofertas de trabalho nas periferias da capital paulista e da Grande São Paulo: o GEP – Guia de Empregos das Periferias. De acordo com o coordenador do GEP, Matheus de Souza, o projeto busca contribuir para a melhoria da qualidade […]
Há pouco menos de um ano o Observatório da Imprensa publicava a primeira edição do Atlas da Notícia — levantamento inédito com base em jornalismo de dados sobre a presença ou ausência da imprensa em todo o território nacional. Foram identificados, nessa primeira etapa do projeto, 5.354 veículos — entre jornais impressos e sites —, […]