Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Edição: 1081

Parceria tecnológica com redes sociais pode mitigar circulação de notícia velha como se fosse atual

Nas redes sociais, não é raro nos depararmos com compartilhamentos de conteúdo antigo como se fosse recente, dando margem a todo tipo de desinformação e oportunismo. Seja por ingenuidade ou má-fé, esse tipo de ocorrência agrava crises como a atual, da covid-19, confundindo e expondo cidadãos a riscos. A mais recente, envolvendo o médico Drauzio […]

O valor do jornalismo e da transparência

É missão de todo jornalista auxiliar o público a ver e compreender o que se passa. Faz parte dessa profissão ajudar as pessoas a separar as opiniões – irracionais, governadas pelo ódio – dos fatos jornalisticamente apurados. De fornecer informações seguras para a tomada de decisões acertadas e conscientes. Em meio à pandemia do novo […]

#nadaseracomoantes – MídiaDC (depois do corona)

É desesperador! Folhear jornal atrás de jornal, em papel ou na internet, e ler um assunto só. Rádio, WhatsApp, Facebook, Instagram – a coisa não muda. Semana obrigatória de quarentena, rodar o mundo de notícias para chegar ao mesmo lugar. #virus. Mas na internet é pior. As saídas, os caminhos alternativos sugerem carpe diem, brinque […]

Regina Duarte no Instagram: torcendo Ivens Machado e Paulo Bruscky

O perigo de desvirtuar um trabalho de arte quando se escreve sobre este é muito grande, é um risco. Por isso, exige atenção, pesquisa e reflexão – coisas que dão trabalho e podem ser aborrecidas, à primeira vista. Exigem a matéria tempo. Há alguns dias, Regina Duarte, secretária de Cultura do governo, postou uma foto […]

Um podcast sobre coronavirus para os moradores das periferias da grande São Paulo

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias lançou o “Em Quarentena”, um podcast sobre o coronavírus pensado para os moradores das periferias da Grande São Paulo. Já nos primeiros episódios, o apresentador e diretor de jornalismo da Mural, Vagner de Alencar, contou com a ajuda de áudios dos entrevistados. O podcast abordou temas como viver […]

Fake news em tempos de coronavírus

É plausível afirmar que não há um brasileiro sequer que não tenha ouvido falar sobre a pandemia do novo coronavírus (e a doença por ele causada, a covid-19). A maioria da população (mais de 70%, segundo pesquisa do Datafolha) está com medo da pandemia e concorda com medidas que restrinjam a circulação de pessoas com […]

A morte da verdade no discurso de Bolsonaro

No dia 24 de março, o Brasil ficou perplexo com o pronunciamento do presidente da república, Jair Bolsonaro, a respeito da pandemia da covid-19 – doença causada pela transmissão do novo coronavírus. Exibido em rede nacional, o discurso comparava a doença que já matou milhares de pessoas pelo mundo a uma “gripezinha” e convocava brasileiros […]

O vírus como metáfora e a infodemia contemporânea

1. Uma cidade feliz “É uma ideia que talvez faça rir, mas a única maneira de lutar contra a peste é a honestidade.” Essas são palavras do médico Bernard Rieux, personagem principal do romance A peste, publicado em 1947 pelo filósofo Albert Camus. A história narra a chegada e os efeitos de uma peste na […]

A seletividade das informações e contextualizações na cobertura jornalística dos efeitos do covid-19 na economia

A pandemia provocada pelo coronavírus (covid-19) e anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) tem trazido à cena uma maior participação dos meios de comunicação mais tradicionais, como jornais, rádios e, principalmente, TVs. E isso ocorre por razões óbvias ligadas às melhores e mais antigas e enraizadas estruturação e organização dessa grande mídia. Somado a […]

Jair Bolsonaro e a desinformação a serviço da covid-19

No Brasil, os últimos dias foram marcados por atitudes presidenciais destoantes da realidade mundial, para dizer o mínimo. O país se encontra em momento preocupante: em curva ascendente de contaminação pela covid-19 (novo coronavírus), há ainda uma estarrecedora falta de entendimento da gravidade por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro, que insiste em se […]

Tempos de coronavírus: é preciso ser louco ou covarde para se resignar à peste – As lições de Camus

Nos tempos atuais, é preciso que o isolamento social nos conduza à introspecção. Todos nós teremos as emoções testadas enquanto a razão buscará decifrar a realidade. Em alguns momentos, serão respostas ao sofrimento, já que também se sofre por imaginar que sofrerá. O cenário que a covid-19 evidenciará será a pobreza, o individualismo, o privilégio, […]

Estaria a Globo se preparando para liderar a campanha pelo “Fora Bolsonaro”?

Em ocasiões pontuais da história brasileira, as forças conservadoras, diante da impossibilidade de indicar um nome viável da direita tradicional para concorrer às eleições presidenciais, tiveram que improvisar determinadas candidaturas avulsas, unindo-se em torno de políticos fora do mainstream institucional. Estes foram os casos de Jânio Quadros, no início dos anos 1960, Fernando Collor de […]

O novo lugar do repórter na cobertura jornalística da covid-19

Crises, quaisquer que sejam, independentemente de sua gênese ou de sua natureza, trazem prejuízos e oportunidades. Pretendo discorrer a respeito destas em detrimento daqueles. Os prejuízos, nós conhecemos. Ainda que você, meu estimado leitor, seja do grupo desacreditado da ciência, as evidências e fatos são inegociáveis: mortes de pessoas acima dos 40 anos, principalmente, mas […]

Pandemia impõe nova prática jornalística

Diariamente, recebemos uma enxurrada de notícias, análises e atualizações sobre a pandemia da covid-19. Para não faltar informação para a população, boa parte dela em isolamento, um exército de jornalistas trabalha incansavelmente nas redações, ruas e hospitais, expondo-se ao risco de ser contaminado. No dia 19 de março, os piauienses receberam a notícia de que […]

As novas tarefas do jornalismo em tempo de coronavírus

Ao ideologizar a questão do confinamento, Jair Bolsonaro antecipou a discussão sobre as consequências econômicas da pandemia do coronavírus ao levantar o fantasma do caos econômico e do apocalipse empregatício com o aparente objetivo de tentar reanimar os adeptos do “discurso do ódio” e os empresários assustados com a queda dos negócios. Essa mudança no […]