OBSERVAT?RIO DA PROPAGANDA LESA-PÁTRIA Marinilda Carvalho É muito difícil para um brasileiro ver na TV um anúncio de banco poderoso ? no caso, o Itaú, que acaba de tirar do Bradesco o posto de mais lucrativo do país ? assassinando a língua portuguesa. O anúncio é assim: um motorista pede informação a um passante. Eis […]
Edição: 112
Anúncio de página dupla (A-12/13) no Estado de S.Paulo (8/3/01) de um consórcio de empresas para lançar o fabuloso "Fundo de Investimento Imobiliário". Em lugar de destaque, com 50% do espaço, com direito a foto colorida, a mensagem comercial assinada por "João Dória Jr, jornalista", exaltando as vantagens desta aplicação sobre "grande parte dos ativos […]
A VOZ DOS OUVIDORES O PÚBLICO "Quem semeia ventos…", O Provedor do Leitor, copyright O Público, Lisboa, 11/3/01 "Face ao vendaval de ?espectáculo? e ?encenação do real? que varre a nossa paisagem mediática, não espanta que haja tantos barricados em busca de tempo de antena; o que espanta é que haja tão poucos… Que mais […]
OBSERVAT?RIO DA PROPAGANDA CAMPANHAS Emissoras de TV americanas podem ter embolsado cerca de 1 bilhão de dólares no ano passado enganando políticos-anunciantes, afirma relatório que conclui que as redes estão aumentando o preço dos anúncios políticos, enquanto os custos das campanhas saem de controle. Segundo Katharine Q. Seelye [The New York Times, 6/3/01], as emissoras […]
ASPAS "Novo ?Manual? é um contrato do jornal com o leitor", copyright Folha de S. Paulo, 10/03/01 "Um modo de dar ao leitor uma idéia da produção do jornal; um contrato do jornal com o leitor; uma disposição autocrítica; e um modo de o jornal assumir a sua identidade. Essas são algumas das definições sobre […]
OBITUÁRIOS Pedro Celso Campos (*) Nos últimos dois anos a imprensa acompanhou de perto a doença do governador Mário Covas. Ele mesmo tratou sua doença como assunto de Estado, portanto de interesse público. Não escondeu o mal que o acometia, não mentiu sobre os prognósticos médicos, não se entregou, continuou trabalhando até o fim e […]
INTERESSE P?BLICO VIDA GLOBALIZADA Carlos Vogt Sociedade da Informação ? global information society, em seu nome de origem conceitual e lingüística ?, Sociedade do Conhecimento, Nova Economia, são expressões geradas no interior do mesmo fenômeno e que, se não recobrem exatamente os mesmos significados, pertencem, contudo, ao mesmo campo semântico estendido na planura da retórica […]
ARMAZÉM LITERÁRIO Autores, idéias e tudo o que cabe num livro CARTAS PIERRE LEVY Leneide Duarte, não te invejo. Você chegou ao final das 191 páginas do livro de Pierre Levy?! Perca tempo, não. Nem seu nem dos leitores. Recentemente, a TV Cultura reprisou uma Roda-Viva viva com este moço. Depois de assistir à entrevista, […]
MARIO COVAS Marcelo Aires (*) Nos últimos 10 anos acompanhei, como alvo do bombardeio midiático, a morte de três ícones de nosso país: Ayrton Senna, Tom Jobim e, agora, Mario Covas. No auge da carreira de Senna eu tinha pouco mais de 20 anos, e gostava muito (ainda gosto, pero no mucho) das corridas aos […]
URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. 1/1/02 Com a abertura do seu capital, o que as empresas jornalísticas ficarão devendo à sociedade? Respostas Votos Porcentagem Resistência para enfrentar as imposições do mercado 910 21,7% Capacidade para gerar alternativas e evitar a concentração 1524 36,3% Compromisso de fugir […]