Tuesday, 19 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Edição: 113

Pyr Marcondes

E-NOT?CIAS ASPAS MERCADO "O brilhante futuro da propaganda na Web", copyright Valor Econômico, 13/03/01 "Cumprindo promessa feita em meu último artigo nesta coluna, mês passado, venho por meio desta contar porque quem acredita que a publicidade na Web não tem futuro, não está entendendo bem nem o presente. Pretendo explicar ainda porque acredito que a […]

Nos calcanhares de Suplicy

SOB FOGO CERRADO Luiz Antonio Magalhães Primeiro foi a revista Época (edição 146, 5/3/01). Uma página inteira sobre uma suposta "angústia" do senador petista e marido da prefeita de São Paulo, Eduardo Suplicy, por causa da falta de apoio de seus correligionários à candidatura presidencial, de um lado, e de desavenças conjugais, de outro. Jornalismo […]

Empurrão celestial

ARMAZÉM LITERÁRIO Autores, idéias e tudo o que cabe num livro CARTAS SILÊNCIO INEXPLICÁVEL Claro que, como alvo do texto magnífico do Deonísio [ver remissão abaixo], pelo menos justificativa pelo prêmio 2001 Casa de Las Américas, conquistado há pouco mais de 30 dias, fiquei encantado com a manifestação. Mas, é isto mesmo. Bloqueio daqui, silêncio […]

Dois exemplos capixabas

DIRET?RIO ACAD?MICO ENSINO MÉDIO Victor Gentilli A Universidade Federal do Espírito Santo enfrentou os poderosos do ensino privado e fez o seu ranking dos cursos de ensino médio que melhor dão acesso à universidade. Em primeiro lugar, apareceu uma instituição pública, o CEFET-ES (Centro Federal de Educação Tecnológica), antiga Escola Técnica Federal. A pesquisa da […]

Valor Econômico / The New York Times

E-NOT?CIAS ASPAS NAPSTER "Napster começa a bloquear arquivos", copyright Valor Econômico / The New York Times, 14/03/01 "A Napster disse ontem que, como parte da decisão judicial emitida há uma semana, bloqueou a troca, por seus usuários, de 115 mil arquivos musicais, correspondendo a 26 mil canções cujos direitos autorais pertencem aos grandes selos de […]

Tragédia no mar e lembrança de Paulo Francis

ACIDENTE NA P-36 Não temos jornalistas especializados em petróleo ? essa é a verdade. Cobrimos as catástrofes petrolíferas como cobrimos um desastre ferroviário. Mas a Petrobras é uma das maiores empresas do mundo, a maior do Brasil, o petróleo é vital, qualquer alteração nas atividades da gigante impacta diretamente na economia brasileira. Sua sede é […]

Custo baixo, competição nenhuma

MONITOR DA IMPRENSA DEUS MERCADO Um dos consagrados veteranos da televisão norte-americana, Don Hewitt surpreendeu uma assembléia de estrelas e empresários da mídia ao propor o fim da concorrência entre CBS, NBS e ABC no noticiário da noite. Sua idéia é formar um grande e único blockbuster da notícia, que seria transmitido pelas três emissoras […]

O sonho da casa no campo

DIRET?RIO ACAD?MICO PESQUISA / GLOBO RURAL Gislene Silva (*) Esta pesquisa procura compreender um fenômeno aparentemente comum: o sonho de muitos moradores urbanos em ter uma casa no campo. A investigação é feita junto aos leitores da revista Globo Rural, uma publicação especializada em atividades agrícolas. São assinantes que residem na cidade de São Paulo […]

GM conta os caraminguás

OBSERVAT?RIO DA PROPAGANDA CAMPANHAS As negociações entre a General Motors e a Condé Nast Publications sobre a agenda publicitária de 2001 foram interrompidas. Editores dizem que a responsabilidade foi da GM, que nada quis comentar. A empresa de automóveis, que ocupou 500 páginas da Condé Nast e gastou com ela 28 milhões de dólares no […]

Argentina vai para o brejo e as revistas não reparam

VENTOS DO SUL Manchete de seis colunas na Folha de S.Paulo, no domingo, 18/3: "Centrais querem parar Argentina na 4?" . Idem em duas colunas no Estado de S.Paulo: "Reação a pacote deixa De la Rua isolado". A situação macroeconômica do nosso principal parceiro no Mercosul é grave (piorada com a interrupção das exportações de […]

O faturamento e a moral

MONITOR DA IMPRENSA PORNOGRAFIA Há no mínimo duas décadas os nova-iorquinos acompanham a publicação de propagandas nas últimas páginas na revista New York, divididas em categorias como "Viagem", "Barcos", "Entretenimento", "Fantasias" e "Massagens", entre outras. Um típico anúncio na seção "Fantasias" poderia ser: "Modelos orientais. Ligações externas apenas". Ou "enfermeira particular sensual". Ou "método clássico […]

Boa notícia? Má notícia?

SUCESSÃO PRESIDENCIAL José Antonio Palhano Que país está em melhor situação hoje ou, se assim parecer sintoma de ufanismo disfarçado, está menos ruim: Brasil ou Argentina? Pode-se também formular a pergunta de modo a evitar suspeitas bairristas devido à proximidade geográfica. Sai a Argentina e entra a Turquia. Malgrado a mixórdia do social velho de […]

Balanço da urn@    

URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. 1/1/02 Com a abertura do seu capital, o que as empresas jornalísticas ficarão devendo à sociedade? Respostas Votos Porcentagem Resistência para enfrentar as imposições do mercado 910 21,7% Capacidade para gerar alternativas e evitar a concentração 1524 36,3% Compromisso de fugir […]

Estréia do BandNews é retrato do Cartel

LANÇAMENTO Para visualizar a articulação do Cartel Brasileiro de Mídia basta ver o comportamento dos jornalões diante do lançamento do novo canal de notícias da TV-Bandeirantes (TVA), que estreou na segunda-feria, 10/3. No domingo anterior, o caderno de TV do Estado de S.Paulo deu duas páginas com chamada na capa. Já a Folha, convenientemente aninhada […]

A mídia estimula homicídios?

MONITOR DA IMPRENSA MORTES NAS ESCOLAS Mais de duas semanas se passaram desde os assassinatos na Santana High School, em Santee, Califórnia. Houve tempo para culpar, corretamente, a desatenção dos pais, as leis frouxas para posse de armas, a insensibilidade adolescente, a burocracia escolar e diversas outras doenças sociais, na opinião de Jay Matthews [The […]

Merchandising tem limite

ÉPOCA Beatriz Singer Tudo bem que o merchandising é uma prática relativamente corriqueira. Mas as grandes publicações, voltadas para um público vasto e ao mesmo tempo selecionado, deveriam se empenhar e investir em mais discrição quando misturam jornalismo e publicidade ? atividades cujos fins são diametralmente opostos mas que, hoje e cada vez mais, estão […]

Patrícia Dabreu

ASPAS LANÇAMENTO "Na rede de notícias", copyright Jornal do Brasil, 18/03/01 "Entra no ar hoje o canal Band News, um investimento de US$ 6 milhões feito pela Rede Bandeirantes que se propõe a exibir 24 horas diárias de noticiário pelas operadoras Directv (canal 367), TVA (no Rio, canal 74) e da Neo TV. Além de […]

Segodnya à venda

MONITOR DA IMPRENSA RÚSSIA O jornal Segodnya, primeira aquisição de Vladimir Gusinsky antes de se tornar barão da mídia russa, foi duramente criticado por Dmitry Biryukov, presidente da editora Sem Dnei, que publica o jornal. Ele planeja riscar o veículo de sua lista de títulos em 1o de maio, segundo um editor do Segodnya. A […]

Cama-de-gato na clareza

MÍDIA ESPORTIVA Raphael Perret Leal (*) Há certo tipo de notícia difícil de ser explicada ao leitor. Quando o assunto é economia, por exemplo, o texto deve ser bem claro, tarefa dificultada por termos específicos desconhecidos. No caso de uma nota internacional, em alguns casos são necessários alguns parágrafos explicando o contexto histórico de um […]

Bruno Garcez

ASPAS LANÇAMENTO "Band News origina ?provedor?", copyright Folha de S. Paulo, 18/03/01 "A estréia amanhã, às 8h, do canal de notícias Band News marca o início das atividades do grupo Bandeirantes como programador ou ?provedor de conteúdo?, como eles se autodefinem. Além do canal jornalístico, que será distribuído pela DirecTV, TVA e operadoras da NeoTV […]