Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 131

Alexandre Werneck

E-EDITORAS "Editoras virtuais abrem espaço para uma nova leva de autores estreantes", copyright Jornal do Brasil, 20/7/01 "No espaço etéreo da internet ou na velha página de papel, escritores de todas as idades e adeptos de todos os gêneros procuram uma maneira de encontrar o seu público e contornar a indiferença demonstrada pelo mercado tradicional […]

Vinte anos de música

MTV Em 1o de agosto, a MTV americana completa 20 anos. A emissora se despede de seus anos teen com especiais promocionais que apresentarão o crescimento da MTV, desde seu início obscuro até o atual papel dominante na cultura musical e popular. E material não falta. A emissora não apenas mudou a maneira de se […]

Fernando Mello

FUTEBOL NA TV "Promover Brasileiro vira ?notícia? em contrato de TV", copyright Folha de S. Paulo, 22/7/01 "Durante pelo menos três anos, as TVs Globo e Bandeirantes se obrigaram, por contrato, a ?promover? o Campeonato Brasileiro em seus programas jornalísticos. Contrato firmado entre as duas emissoras e o Clube dos 13 em 1997, a que […]

Rasa como os reservatórios

VEJA Renato Albuquerque (*) Que a população tenha "abraçado" a causa do apagão, economizando e cortando o consumo de energia elétrica em suas casas, é compreensível. Que a imprensa tenha feito a sua parte, no sentido de alertar as pessoas quanto a critérios de cálculos para evitar maiores riscos para o país, também é aceitável. […]

Mais perto do computador

TV INTERATIVA O volume de informações na telinha aumentará nos próximos dois meses, quando serão lançadas novas versões do CNN Headline News e do ESPNews. A partir de 6 de agosto, o programa da CNN incluirá notícias financeiras, manchetes e mapa climático, deixando apenas metade da tela para o âncora. Já em 7 de setembro, […]

O fim de uma era

MEM?RIA KATHARINE GRAHAM Katharine Graham, presidente do conselho executivo da Washington Post Co., morreu no dia 17/7 em Boise, Idaho, EUA. Katharine, 84 anos, estava inconsciente desde que sofreu ferimentos na cabeça devido a uma queda, no dia 14, em Sun Valley, onde participava da conferência anual de altos executivos de mídia. Katharine assumiu a […]

Salvem a ética profissional

FOTOJORNALISMO Antonio Carlos Mafalda (*) Por que a fotografia exerce tanta atração principalmente sobre pessoas que têm hoje profissão definida, mas só se realizam no dia em que publicam uma foto num jornal? Florianópolis é a capital dos fotógrafos frustrados. São aqueles que, sem competência para ser um profissional da imagem, muitas vezes usam seus […]

Cidade Biz

TV DIGITAL "Emissoras da PBS torcem para que seja aprovada verba de US$ 40 milhões para sua digitalização A TV digital não vai sair nada barato para as emissoras que operam atualmente. Segundo cálculos da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), que testou os sistemas americano, europeu e japonês de TV digital, as empresas […]

Maureen Dowd

MEM?RIA KATHARINE GRAHAM "Katharine Graham, que mudou o jornalismo", copyright The New York Times / O Estado de S. Paulo, 19/7/01 "Faz alguns meses, jantei com Kay Graham e alguns amigos no Kinkhead?s, um restaurante de Washington. Na ocasião, disse à senhora Graham que a rádio C-SPAN, que vem transmitindo aos sábados as gravações das […]

A vaga era para jornalista…

TITIO 171 Gisela Gold (*) Anteontem inventei de ir a uma daquelas entrevistas que a gente cata escondida no jornal. Estágio de jornalismo, requisito "criatividade, criatividade e criatividade". Literalmente… achei hipercriativa a chamada. Cheguei 15 minutos atrasada, e me deparei com toda uma galera sentada em volta do cara que supostamente me pareceu o dono […]

Nelson de Sá

LÍNGUA SOLTA ?Absolutamente idônea?, copyright Folha de S. Paulo, 18/7/01 ?Com a queda do secretário de Infra-Estrutura Urbana, Marta Suplicy e o PT passaram a ouvir o que não queriam, da televisão. Por exemplo, da Rede Bandeirantes: – Marta se elegeu com um discurso que pregava a ética. Mas nos contratos de emergência apareceram muitos […]

CidadeBiz

E-PROPAGANDA "Publicidade na web é tão boa quanto na mídia convencional", copyright CidadeBiz (www.cidadebiz.com.br), 18/7/01 "Levantamento indica que internet é eficaz na propaganda de marcas do mundo real Londres mostra que a publicidade online funciona tão bem quanto antes da crise das pontocom. A pesquisa Impact 2001, realizada pelo instituto Datamonitor, avaliou a eficiência da […]

Dan Rather na berlinda

CHANDRA LEVY O silêncio de Dan Rather sobre o caso Chandra Levy terminou. No dia 18 de julho, o CBS Evening News noticiou o desaparecimento da estagiária de Washington que tem tumultuado a mídia americana, escaldada com o clássico caso Monica Lewinsky. A omissão da emissora, segundo David Bauder [The Associated Press, 19/7/01], causou grande […]

Ivan Angelo

QUEDA DE ANUNCIANTES "Você é daqueles telespectadores que aproveitam o intervalo comercial para dar uma escapada até a geladeira, a despensa, o microondas ou o banheiro? Com certeza, 99,99%, por baixo, responderam sim. O 0,01% são os próprios anunciantes, os publicitários que fizeram as campanhas e as suas novas namoradas, novas esposas ou novas eventuais […]

Mino Pedrosa e Andrei Meireles

O OCASO DE BARBALHO "?Jader quer US$ 5 milhões?", copyright IstoÉ, 25/7/01 "Gravação mostra o deputado Mário Frota negociando propina com empresário de Manaus em nome do presidente do Senado É o empurrãozinho que faltava. Uma gravação de uma conversa telefônica a que ISTOÉ teve acesso envolve o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) em mais um […]

Gringos otários, brasileiros espertos

INTERESSE P?BLICO RADIODIFUSÃO EM DEBATE Nelson Hoineff (*) As distorções sociais ficam verdadeiramente perigosas quando perdemos a capacidade de responder a elas. Crianças dormindo em calçadas infectas formam em si um quadro execrável; mil vezes pior no entanto é, pelo costume, banalizarmos esta situação. No Brasil, mais de 70 milhões de pessoas vêem todas as […]

Bytes vs. papel

MÍDIA ELETRÔNICA Afinal, para que serve o jornal online? Deve ser abrangente o bastante para que as pessoas vivam sem o jornal impresso? Ou deixar apenas um gostinho do que há no papel? Ou, ainda, fornecer mais conteúdo, expandindo o que há no jornal do dia? Na opinião de Roy Greensdale [The Guardian, 16/7/01], ninguém […]

I.A.

TV PAULISTA "Levantou-se a maior celeuma quando Regina Casé disse, há dois anos, que ?depois que o ibope medido em São Paulo passou a imperar, os paulistas é que determinam o que o Brasil vê na televisão?. Naquela época, ela se queixava porque o seu programa Muvuca, derrotado nas noites de sábado por um concorrente […]