Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Edição: 1313

EUA: a desinformação como método político eleitoral

A desinformação tornou as eleições norte-americanas de 2024 no maior exemplo, até agora, da forma como as campanhas deixaram de ser um espaço para discussão de ideias e propostas dos candidatos para se tornarem um evento político contaminado pela circulação em massa de dúvidas, suspeitas, intimidações e falsas notícias. Trump foi o principal artífice do […]

Mídia errou nas previsões das eleições americanas

Os seguidores de Donald Trump estão felizes, demais mesmo,com a enorme vitória do ex-presidente e podem mesmo rir da imprensa em geral que errou feio nas previsões e que teria carregado nas tintas ao fazer a caricatura do fanfarrão. “Houve um verdadeiro naufrágio da mídia” disse o apresentador da rádio Europe1 ao comentar as previsões […]

Eleição municipal em São Paulo, teste para 2026

O segundo turno da eleição para prefeito da cidade de São Paulo foi um importante teste para avaliar as forças políticas que voltarão a se enfrentar dentro de dois anos. O resultado desse teste não é nada animador para o PT e por tabela para o presidente Lula. Os petistas perderam em quase todas as […]

Freud, narcisismo das pequenas diferenças e cultura do cancelamento

Tem sido cada vez mais corriqueiro nas redes sociais. Um indivíduo segue determinado youtuber, influencer ou personalidade pública. Concorda com tudo o que ele fala, pois vai em encontro aos seus posicionamentos. Isso massageia o ego, traz conforto intelectual; dá aquela sensação de “estar sempre certo”. Num belo dia, esse youtuber, influencer ou personalidade pública […]

Jornalista de assessoria e de redação: juntos por uma comunicação eficaz

Jornalistas que navegam pelas redes sociais, especialmente pelo LinkedIn, certamente já se depararam com postagens e algumas discussões acerca do trabalho da assessoria de imprensa e sua relação com quem está na redação. Pontos de vistas variados, opiniões diversas, cutucadas aqui e outras acolá, mas, geralmente, boas trocas podem ser encontradas. Acompanho, com particular curiosidade […]

O papel do jornalismo de combate à desinformação nas eleições de 2024

Em meio a um cenário digital dinâmico e ao avanço de tecnologias como a inteligência artificial (IA), o jornalismo enfrenta um dos maiores desafios deste século até o momento: combater a desinformação. Fenômeno esse que se acentua especialmente durante períodos eleitorais. Neste ano de 2024, por exemplo, durante as eleições municipais brasileiras, a proliferação de […]

A crise climática na cobertura jornalística das catástrofes em Valência e Porto Alegre

“Devastadora”, “trágica”, “catastrófica” e “apocalíptica” são adjetivos que a imprensa espanhola está usando para se referir aos efeitos da já caracterizada “maior chuva do século”, que devastou principalmente a comunidade de Valência. A imprensa brasileira também tem se utilizado dos mesmos adjetivos na cobertura. Postagens nas redes sociais estão divulgando notícias vindas do país europeu […]