Advocacy é uma expressão inglesa, sem uma tradução exata para o português, usada para caracterizar a promoção de uma ideia, projeto, ação ou decisão através da comunicação. É mais ou menos o que está acontecendo atualmente com os jornais, semanários, telejornais e páginas noticiosas na internet, no caso da polêmica em torno da popularidade do […]
Edição: 1326
Na década de 1960, em um de seus últimos discursos, Malcolm X advertiu que a imprensa é tão poderosa em seu papel de construção de determinadas imagens, que pode fazer um criminoso se passar por vítima e a vítima se passar por criminoso. Consequentemente, se não formos cuidadosos, os jornais vão acabar nos fazendo odiar […]
Com a proliferação de dispositivos eletrônicos, mídias sociais e conteúdo online, a atenção se tornou um recurso escasso e valioso, transformando-se em um produto que pode ser comprado e vendido (para um aprofundamento sobre o tema, sugiro a leitura do artigo “Economia da atenção: um desafio à democracia”, publicado Observatório da Imprensa no dia 10 […]
O vice-presidente norte-americano J. D. Vance praticamente declarou guerra ideológica à Europa e humilhou os dirigentes europeus. Foi essa a manchete dos principais jornais europeus, há menos de uma semana, repercutindo o discurso do enviado de Trump à Conferência de Segurança da Europa, em Munique. Dois dias antes, o presidente norte-americano Donald Trump tinha conversado […]
Diferentes grupos reacionários do mundo democrático travam uma batalha por almas. As mulheres desempenham um papel cada vez mais importante nesta batalha, embora não exclusivamente. Nos últimos anos, a ofensiva ideológica da direita radical gerou uma dinâmica na América Latina que está ligada à disputa de vários fundamentalismos religiosos. As mulheres são um dos elementos […]
A palavra utopia já entrou no vocabulário do brasileiro médio. Neste artigo, vamos falar sobre sua irmã e antônima, a distopia. Uma distopia é, em suma, uma utopia que deu errado, um lugar onde os sonhos morreram, em que a liberdade foi tolhida, em que poucos pisam em muitos. Os exemplos mais comuns são os […]
Numa passagem bastante citada do livro The press and foreign policy (1963), o cientista político Bernard Cohen (1914-2003) afirma que se a imprensa geralmente não diz ao eleitor “como” deve pensar, possui, contudo, uma grande capacidade em sugerir “sobre o que” pensar. A frase de Cohen resumia de modo feliz o fato de que a […]
Se você pesquisar “Advornalismo” ou “Advornalismo Consumerista” no Google, só vai dar meu nome. Isso porque eu cunhei esse termo no artigo que apresentei como meu Trabalho de Conclusão de Curso. O artigo foi aprovado pela banca e o conceito foi aprovado pelos milhares que me acompanham no TikTok. Mas o que eu quis dizer […]
Washington D.C., 20 de janeiro de 2025. Uma imagem icônica correu o mundo: os bilhardários das mega corporações de comunicação digital “tomam posse” no poder político dos Estados Unidos, junto com Donald J. Trump. Além do dono da SpaceX, Tesla e X/Twitter, Elon Musk, que ganhou um cargo no governo, estavam na foto o fundador […]
Após as enchentes que submergiram parte do Rio Grande do Sul em maio de 2024, agora o estado se encontra diante de mais um evento climático: ondas de calor extremo. Enquanto os efeitos das cheias ainda são sentidos, o aumento das temperaturas intensifica ainda mais os desafios enfrentados pela população gaúcha. Em 4 de fevereiro, […]