INDÚSTRIA FONOGRÁFICA Bruno Dorfman Buys (*) Dizem os presidentes de gravadoras de música (em entrevista veiculada no caderno "Ilustrada", da Folha de S.Paulo, 25/7/01) que a pirataria está lhes tomando o negócio, e que se algo não for feito por autoridades e pela vigilância da lei, logo o panorama musical brasileiro estará deserto. Não será […]
Edição: 133
RÚSSIA "Um Boris americano na mídia russa", copyright The New York Times / Jornal do Brasil, 5/8/01 "Quando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, comemorou recentemente seu primeiro ano no cargo, adolescentes de Moscou organizaram uma festa para ele. Naturalmente, a festa foi realizada na Praça Vermelha, com o comparecimento de cerca de 10 mil […]
AOL TIME WARNER Segundo Alec Klein e Ariana Eunjung Cha [Washington Post, 27/7/01], a AOL Time Warner Inc. deve criar seu próprio serviço de identificação de usuários da internet, competindo diretamente com a Microsoft. O projeto "Magic carpet"(tapete mágico), ainda não anunciado, permitirá que os consumidores armazenem informações pessoais online ?nome, endereço e número do […]
DROGAS "Europa reavalia política contra drogas leves", copyright O Globo, 5/8/01 "Mais do que nunca, a maconha e o haxixe estão em alta na Holanda. E essa alta se reflete no aumento dos cafés que vendem drogas: já são 800 espalhados por todo o país, quando se contava nos dedos os bares desse tipo em […]
RADIODIFUSÃO EM DEBATE "Uma agência para a radiodifusão", copyright Folha de S. Paulo, 31/7/01 "O governo colocou em consulta pública, pela internet, um anteprojeto que mexe profundamente com a área de comunicações. Apesar de conter avanços, possui um vício basilar, que é o da manutenção da excessiva concentração de poderes nas mãos do Ministério das […]
TELEJORNALISMO Antonio Brasil (*) As mais recentes pesquisas de audiência revelam uma tendência mundial: o telejornalismo está em crise de audiência. Nos Estados Unidos, por exemplo, enquanto a audiência geral da televisão aumentou 25%, os telejornais caíram em 17%. Aqui no Brasil, segundo o Ibope, o Jornal Nacional da Globo, apesar de ainda líder isolado, […]
CHAT-ROOMS Fabio Leon Moreira Na semana passada, trafegando por entre as rodovias da cada vez mais insípida internet, descobri que a opção por se informar mediante as vias da interatividade pode se tornar um trabalho árduo que requer o uso redobrado de sentimentos nobres como paciência e compreensão. Quem se aventura a entrar nos chat-rooms […]
DROGAS "A polêmica da legalização das drogas", copyright Jornal da Lilian <www.terra.com.br/jornaldalilian>, 3/8/01 "A polêmica da legalização das drogas em geral ou em determinadas situações voltou à cena com dois fatos esta semana. No Canadá, entrou em vigor a lei que autoriza o uso da maconha para uso medicinal. Portugal foi mais longe. Seguindo a […]
RADIODIFUSÃO EM DEBATE "Proposta de Mercadante surpreende setor e pode afugentar investimentos", copyright O Estado de S.Paulo, 1/8/01 Um projeto de lei sobre produção audiovisual – apresentado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicações e Informática às vésperas do recesso do Congresso Nacional – surpreendeu o setor de radiodifusão nacional. A proposta, alinhavada pelo deputado Aloizio […]
DISTINÇÕES Victor Gentilli Na semana passada, chamei a atenção para a distinção entre lei, ética e deontologia, preocupado com a maneira como os cursos de Comunicação/Jornalismo vinham cuidando do tema. Em resumo: lembrei que entre 1978 e 1984, um currículo mínimo estabelecia duas disciplinas: uma de Legislação em Jornalismo e outra de Deontologia em Jornalismo. […]
TELEFÔNICA ESPIÃ "Descubra o que não querem que você saiba", copyright Relatório Alfa, 2/8/01 "Privacidade? Que privacidade? Empresa de telefonia com 12 milhões de clientes no Brasil e vencedora do prêmio INFO 200, a Telefonica S/A espiona todas as conexões de internet feitas por seus usuários no Brasil com o fim de transferir dados privados […]
JORNAL DO BRASIL Luiz Antonio Palmeira Fernandes Sei que neste momento, aí no Brasil, há debates muito mais importantes e urgentes do que este que venho propor. Entretanto, como o futebol nosso de cada campeonato também cumpre uma importante função social, acuso o JB de tratar com absoluta favoritismo e privilégio o Clube de Regatas […]
RADIODIFUSÃO EM DEBATE "Fórum aquece lobby japonês para TV digital", copyright O Estado de S. Paulo, 1/8/01 Mesmo sem a definição de um modelo a ser adotado no País, a TV digital já faz crescer os olhos das emissoras e publicitários. Não é à toa que o impacto comercial da nova tecnologia ganhou espaço privilegiado […]
PORTUGUÊS DE MENAS José Colucci Jr., de Boston (*) Um amigo, o escritor Nelson de Oliveira, autor de Subsolo Infinito, perguntou-me certa vez por quê gramático tem de ser tão radical. Estranho método esse, o de perguntar aos ignorantes. Que pode um engenheiro saber de gramática? Devia ser provocação. Lembrei-me logo de Ambrose Bierce, que […]
DOMÍNIOS "O .br está à venda?", copyright copyright Rits ? Rede de Informações para o Terceiro Setor <www.rits.org.br>, 4/8/01 "Aparentemente ainda não, mas as pressões da iniciativa privada são grandes para que os serviços de registro e manutenção de domínios .br sejam executados por essas empresas e não pelo governo. Registrar um domínio .br é […]
TVE ? MS Marta Ferreira (*) João Qualquer é um sul-mato-grossense que mergulhou em sono profundo no meio da campanha eleitoral de 1998. Não teve tempo de assistir à eleição de Zeca do PT para o governo de Mato Grosso do Sul, numa desforra aos dois grupos políticos que, por mais de 20 anos, dividiram […]
RADIODIFUSÃO EM DEBATE "Pimenta quer mudar sistema de concessão, copyright Folha de S. Paulo, 2/8/01 "O ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, quer mudar o sistema de venda de concessões de rádio e TV implantado por seu antecessor Sérgio Motta. O sistema atual é por consulta pública, com a escolha do vencedor pelos critérios de […]
IG "Livro conta a história do iG", copyright iGLer, 1/8/01 "O lançamento do livro ?A Verdadeira História do iG? mostra que a Internet brasileira, em seus poucos anos de existência, já tem muitas histórias para contar. E o iG, com menos de dois anos de vida, mas já com cara de gente grande, é o […]