Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Edição: 157

De foca para foca

Focas é o nome perfeito para a proposta que seu veículo online apresenta. Logo à página inicial, percebe-se que os olhos de futuros jornalistas ou recém formados se voltarão a mais um sítio dedicado a seus propósitos. Trata-se do projeto experimental dos alunos Leandro Valverdes, Felipe Lavignatti e Gustavo Scatena, estudantes do quarto ano de […]

Chicano, sim senhor!

O objetivo primeiro da Chicano Press Association é promover a luta pela autodeterminação do público hispânico provindo do México e residente nos EUA por meio de uma imprensa especializada e progressista. Para tanto, a Chicano Press Association visa a combater estereótipos expostos pela mídia burguesa americana. Além disso, tem o compromisso e combater manifestações de […]

Leneide Duarte

DUAS ENTREVISTAS "A TV precisa de um contrapoder", copyright Jornal do Brasil, caderno Idéias, 11/9/00 "Pierre Bourdieu, titular da cátedra de Sociologia do Collège de France, é um dos mais lidos e citados sociólogos do mundo. Com seu livro Sobre a televisão (Jorge Zahar Editor), ele abriu uma nova e polêmica frente de discussão ao […]

Clipes demais

TELETIPO Da Variety (21/1/02) chega a notícia de que a empresa Chum, do Canadá, encaminhou carta à Comissão Canadense de Rádio-Televisão e Telecomunicações na qual reclama do excesso de videoclipes que a MTV estaria transmitindo. Segundo a Chum, proprietária do canal musical de TV MuchMusic, a MTV, que entrou no país pela associação de sua […]

Hugo Estenssoro

THE TIMES LITERARY SUPPLEMENT "El milagro semanal de un suplemento literario", copyright El país (EM ESPANHOL), 17/01/02 "En 1919, cuando el joven poeta norteamericano T. S. Eliot se vio en la necesidad de tranquilizar a su madre sobre su carrera literaria en Londres, le escribió contándole que había comenzado a colaborar en The Times Literary […]

Balanço da urn@    

URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 25/12/02 Como classificar o desempenho da mídia brasileira em 2002? Respostas Votos Porcentagem Excelente 81 4,0% Bom 243 12,0% Satisfatório 687 34,1% Insuficiente 629 31,3% Péssimo 372 18,5% Total de votos: 2012 18/12/02 TV […]

E se a moda pega no Brasil?

CBS POR DENTRO Antônio Brasil (*) Bias: a CBS Insider Exposes How the Media Distort the News, de Bernard Goldberg, Regnery Publishing, Nova York, 2001; US$ 19,95 Quando um jornalista de televisão, muito experiente e bem-sucedido, resolve investigar e denunciar o próprio telejornalismo, a reação não poderia ser mais previsível. É só uma questão de […]

Artigo de Veja desinforma

SOFISMAS IMPRESSOS Victor Gentilli O noticiário de educação, nestes primeiros dias de ano, tem-se limitado à cobertura dos processos seletivos das mais diferentes instituições. De um modo geral, os jornais estão ignorando completamente o fato de que todas as universidades federais estão sem as tradicionais férias de verão, em função da necessidade de repor os […]

Antônio Lemos Augusto

IMPRENSA SEQÜESTRADA "Lei proibitiva: O perigo mora ao lado", copyright Boletim Imprensa Ética , 28/01/02 "A Agência Folha veiculou a seguinte matéria: ?Tramita na Câmara Federal um projeto que impede a divulgação pela imprensa de casos de seqüestros sem a autorização expressa da família da vítima. Atualmente, alguns veículos de comunicação evitam noticiar casos de […]

Best-seller polêmico

CBS POR DENTRO O livro de Bernard Goldberg, "Bias: A CBS Insider Exposes How the Media Distort the News" (Preconceito: íntimo da CBS mostra como a imprensa distorce as notícias), alcançou a sétima posição na lista de mais vendidos do New York Times. O sucesso da obra polêmica, em que o ex-correspondente acusa a CBS […]

Professores voltam ao debate

V FÓRUM NACIONAL De 28 a 30 de abril de 2002, a capital gaúcha sediará o V Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, em promoção conjunta das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM). Com o tema "Ética no jornalismo, qualidade no ensino", o evento será aberto com conferência […]

Gabriel Priolli

TV SEM QUALIDADE "Um filme ruim, reprisado e enervante", copyright Época, 28/01/02 "Quantas vezes você já viu esse filme nos últimos anos? Uma emissora de televisão põe no ar alguma cena mais polêmica e parte dos telespectadores reage horrorizada. Um juiz atento, se não ao clamor da audiência, ao da própria notoriedade, concede liminar proibindo […]

TV e jornalistas na linha de tiro

PROFISSÃO DE RISCO Antônio Brasil (*) A pergunta está no ar: televisão e jornalista são alvos militares? Tenho razões pessoais para me preocupar com a segurança da televisão e dos jornalistas. Acredito no principal meio de comunicação de massa do planeta e respeito os profissionais que arriscam suas vidas para conhecermos as notícias e evitarmos […]

Mentira de pernas longas

CAROLINA FERRAZ Antônio Lemos Augusto (*) Li uma entrevista com a atriz Carolina Ferraz, aquela que é protagonista de um comercial do adoçante ZeroCal. A entrevista foi feita por um jornalista conceituado (Alessandro Porro) e veiculada na revista Uma, edição de janeiro. O jornalista, na matéria, afirma que Carolina toma café com bastante açúcar, pois […]

Keila Jimenez

O QUINTO DOS INFERNOS "Portugal não sabe se exibirá ?Quinto dos Infernos?", copyright O Estado de S. Paulo, 28/01/02 "A minissérie O Quinto dos Infernos, da Globo, corre o risco de ser uma das poucas obras do canal a não ser exibida em Portugal. A emissora lusa SIC, da qual a rede dos Marinhos é […]

A gente quer enredos reais

TELEJORNALISMO Paulo José Cunha (*) Convenhamos: notícia pura é um troço chato. Bom é o enredo, o roteiro, a trama. Desde a mais remota antiguidade, o homem vive de enredos, enreda-se em tramóias, tragédias, romances, aventuras, desventuras. A "Odisséia", desde o título, é um grande enredo produzido pelo roteirista Homero. A Bíblia toda, velho e […]

Exaltação do estereótipo

JORNAL DA TARDE Fabio Leon Moreira (*) O jornalismo é um mundo fascinante. Um universo de convivência com o poder, com personalidades, com fatos, perigos, investigações e tudo o mais. Exigem-se paciência, um pouco de abnegação, uma agenda com os telefones mais quentes do pedaço etc. Se para nós, profissionais, o ofício costuma tornar-se uma […]

Carla Meneghini

BIG BROTHER "Globo faz um mutirão para promover o ?Big Brother?", copyright Folha de S. Paulo, 27/01/02 "Chegou a hora do contra-ataque. A Rede Globo promove a estréia do ?reality show? ?Big Brother Brasil? na próxima terça-feira, depois de ?O Clone?, e resolveu apostar alto na campanha de marketing. Com o objetivo de popularizar o […]

Quousque tandem?

PICADEIRO A revista Época contratou como articulista mensal um dos melhores críticos de TV do país. Efusivos parabéns à revista, maiores ainda ao contratado. Resta saber quanto tempo ele poderá escrever sobre as mazelas da TV brasileira sem citar a Rede Globo. E quantas críticas diretas à Vênus Platinada a direção da revista agüentará. (A.D.) […]

Os moinhos de vento da grande imprensa

ELEIÇÕES 2002 Sérgio Seabra (*) No pequeno espaço em que a imprensa trata da pré-candidatura de Eduardo Suplicy à presidência, ela o faz, rotineiramente, fixando-lhe a imagem de "Dom Quixote". Pois bem. Mesmo quem conhece pouco do trabalho público do senador sabe de seu entusiasmo com o Projeto de Renda Mínima, que investe contra o […]