O Project for Excellence in Journalism é uma iniciativa da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia, considerada a escola de jornalismo mais prestigiosa do mundo. Preocupado com o padrão na mídia noticiosa, o projeto visa a excelência do jornalismo e tomou diversas medidas para atingir seu objetivo, como formação de um comitê de jornalistas […]
Edição: 159
Power Reporting é um sítio que reúne uma infinidade de recursos para jornalistas. O editor Bill Dedman e alguns colaboradores pesquisaram e disponibilizaram milhares de ferramentas sem publicidade para facilitar reportagem e redação.Ao clicar, por exemplo, no link ‘Media Alerts’, o internauta é remetido a outra página em que escolhe o assunto dos alertas sobre […]
POLÍTICA EDITORIAL Muniz Sodré (*) É possível fazer uma distinção conceitual entre o medo e o terror. Para ilustrar o primeiro caso, pode-se figurar uma situação, familiar à vida de todo mundo, em que receemos trafegar por ruas escuras ou por áreas notoriamente perigosas da cidade. O medo resulta da antecipação pela consciência de um […]
JORNALISMO CIENTÍFICO O problema é antigo para a imprensa: como apresentar ao leitor notícias interessantes do mundo científico de forma fácil, mas sem simplificar demais? Keay Davidson [San Francisco Chronicle, 4/2/02] observa que existe a tendência de publicar os resultados de pesquisas recentes e apresentá-los fora de proporção. Foi o que ocorreu com o lançamento […]
ENTREVISTA / CAZÉ PESSANHA "A volta do filho pródigo", copyright Jornal do Brasil, 11/02/02 "Depois de uma conturbada passagem pela Globo, o VJ Cazé Pessanha está de volta à MTV, emissora que o projetou. Terá um game show semanal, que começa em março, e um programa diário, que só entra no ar em abril. ?Nunca […]
BIG BROTHER Antônio Brasil (*) Em época de carnaval tudo fica de cabeça para baixo, tudo se inverte. Mas também é uma boa hora para pensar em algumas distorções da nossa profissão. Será que jornalista importante e com "diploma" deveria apresentar programa do gênero reality show como o Big Brother Brasil? Tenho minhas dúvidas. No […]
MÍDIA & TABACO Em 2002, a Philip Morris ? uma das principais companhias da indústria do tabaco ? pretende reduzir seus anúncios em revistas. Em 2000, após acusações de que tentava seduzir os jovens, a empresa deixou de anunciar em 50 publicações. Instituiu então a política de parar de anunciar em revistas com mais de […]
ENTREVISTA / SÉRGIO GROISMAN "?A TV é muito superficial?", copyright Folha de S. Paulo, 10/02/02 "O apresentador do ?Altas Horas?, Sérgio Groisman, tem dois desafios em seu segundo ano na TV Globo. O primeiro é não deixar o nível do programa cair, já que a emissora fez cortes entre 20% e 30% nos orçamentos de […]
BIG BROTHER Márcio Santos (*) E o Big brother está, finalmente, entre nós. Estreando com uma audiência recorde, o reality show, auxiliado por um marketing monstruoso do qual ninguém pôde escapar, é a resposta da Rede Globo ao banho levado no ano passado dado SBT e sua Casa dos artistas. As históricas derrotas do Fantástico […]
TELETIPO A América Latina será a região com maior crescimento do mercado de jornais no mundo até 2005, afirma a consultoria PricewaterhouseCooper, com o jornal The Hollywood Reporter. A região crescerá 9,5% ao ano, puxando para cima a média do planeta, que deverá ser de 4,9%. Os analistas atribuem esse aumento ao acelerado desenvolvimento econômico […]
TV CULTURA "TV Cultura assume opção pelos jovens", copyright O Estado de S. Paulo, 11/02/02 "O jeito discreto e a voz calma do escritor e diretor Flavio de Souza, de 46 anos, escondem uma mente irrequieta, de onde saíram produções bem-sucedidas na televisão brasileira, como a ?dobradinha? Rá-Tim-Bum e Castelo Rá-Tim-Bum, exibida pela TV Cultura. […]
BIG BROTHER Marcos Linhares (*) Como não poderia deixar de ser, o tal Big Brother entrou no ar e na pauta. Só que há novidades: o tiro, parece, tem errado o alvo. E a internet vem trazendo surpresas. O jornalismo na internet assume feições novas e consegue agilizar as informações. Por exemplo, a jornalista Rosana […]
TELETIPO A terceira maior produtora de papel de jornal do mundo, UPM-Kymmene, anunciou que o preço do produto deve cair em 2002 em um ponto percentual, informa a Reuters [5/2/02]. Apesar da consolidação da indústria no final da década de 90, no ano passado ela não conseguiu cortar a produção a tempo de acompanhar o […]
CRÍTICA DE MÍDIA "Media Watch International nasce para ?proteger a democracia?", copyright Agência Carta Maior (www.agenciacartamaior.com.br), 6/02/02 "Um grupo de jornalistas e acadêmicos, reunidos no II Fórum Social Mundial, decidiu criar uma entidade para fiscalizar a atuação da media, como uma das formas de garantir o bom funcionamento da democracia. Segundo o documento que anuncia […]
INVESTIGAÇÃO NA NET Claudio Julio Tognolli (*) Há pelo menos dez anos o IRE (Investigative Reporters and Editors), espécie de sindicato dos jornalistas investigativos dos EUA, promove anualmente cursos sobre jornalismo investigativo via internet. Num desses cursos, há cinco anos, este repórter torceu o focinho face às dicas (hints) dadas pelos ministrantes. Em síntese: pelo […]
TELEJORNALISMO Paulo José Cunha (*) Alguém disse e vários alguéns repetiram que, numa guerra, a primeira vítima é a liberdade. Na guerra urbana do Brasil, onde o inimigo são seqüestradores que agem à revelia da Convenção de Genebra, a primeira vítima também tem sido a liberdade. Mas, antes dela, o alvo da vez parece que […]
CRÍTICA DIÁRIA "Crítica Interna", copyright Folha Online (www.folha.com.br) 07/02/2002 – A base de dados é a mesma (pesquisa divulgada pelo IBGE), mas as manchetes, mais uma vez, denunciam os enfoques diferenciados dos dois principais jornais de SP. Folha, cética, pessimista: ?Indústria desacelera e cresce 1,5%?; ?Estado?, buscando cereja para o bolo: ?Apesar das crises, indústria […]
CASO DE POLÍCIA Moacyr Francisco (*) As freqüentes ? e históricas ? cabeçadas da polícia e de repórteres ou veículos brasileiros são algo fora do comum. Mas nos últimos meses a seqüência de acontecimentos hediondos vem propiciando um espetáculo aterrador de desinformação, um verdadeiro "samba do crioulo doido", em que vale qualquer nota, qualquer notícia […]
IBEST Antônio de Pádua e Silva (*) A perda de credibilidade do iBest 2002 vem se tornando cada vez mais evidente. Ao desviar-se de seu principal objetivo, quando se associou à Brasil Telecom para criação de um provedor gratuito, deixou de lado a isenção para se tornar um concorrente em potencial dos participantes de maior […]
PÓS-GRADUAÇÃO NA ECA-USP Estão abertas até 22 de fevereiro as inscrições para as 60 vagas do curso de especialização, em nível de pós-graduação lato sensu, em Gestão de Processos Comunicacionais, da Escola de Comunicações e Artes da USP. A duração do curso é de três semestres: os dois primeiros terão aulas presenciais três vezes por […]