Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 159

Asterix contra Hollywood

GÁLIA IRREDUTÍVEL Em matéria de 2/2/02, Charles Bremner, correspondente do Times de Londres em Paris, conta que a nova produção Astérix et Obélix: Mission Cleópatra, a mais cara do cinema francês ? 45,23 milhões de dólares ?, estreou em 900 cinemas na semana passada e representa o desafio dos gauleses às legiões de Hollywood. No […]

Eugênio Bucci

CARNAVAL "Um pesadelo de Carnaval", copyright Folha de S. Paulo, 10/02/02 "Políticos e celebridades disputam seus lugares nos camarotes de luxo. Tudo outra vez como das outras vezes. Vestirão camisetas estampadas com logotipos de cerveja e beberão cerveja com modelos-manequins que não usam nada por baixo da camiseta. Atores da Globo, diplomatas, bicheiros, autoridades, garçons, […]

A cobrança do patrão

IMPRENSA & EMPRESA Luiz Weis (*) Na semana passada, sob a rubrica "Entre aspas", este Observatório reproduziu a versão em português de um artigo publicado originalmente no Washington Post em 30/1 e transcrito pelo Estado de S.Paulo, quatro dias depois [veja remissão abaixo]. O artigo, intitulado "The press?s business", tem como gancho o escândalo da […]

Debate sobre a indecência

CENSURA OU CONTROLE? Num país de população heterogênea, como os EUA, regulamentar a mídia ao agrado de todos não é fácil. A Comissão Federal de Comunicação (FCC), ao mesmo tempo em que é pressionada para restringir o sexo na mídia, vem sendo repreendida por prática de censura. Jeremy Pelofsky (Reuters, 30/1/02) informa que a cantora […]

Laura Antunes

LAN NO GLOBO "A volta ao lar do traço do Rio", copyright O Globo, 9/02/02 "Completando bodas de ouro com o Rio, para onde se mudou em 1952, o caricaturista Lan, um italiano de nascimento mas de alma carioquíssima, passará a mostrar no GLOBO, a partir de terça-feira, cenas do cotidiano da cidade. A estréia […]

Saia justa nas editorias de economia

CASO ENRON Arnaldo Dines, de Nova York A última moda em voga nos meios de comunicação nos Estados Unidos é usar o colapso da empresa de energia Enron para demonstrar o despreparo profissional dos jornalistas na cobertura da vida econômica do país. Bode expiatório sempre oportuno, ainda mais quando pego de surpresa por um escândalo […]

Cenário preocupante

KMART A Kmart, gigante rede varejista dos EUA, informa que, apesar de estar em processo de falência, manterá seu encarte semanal de 10 páginas em jornais de todo o país, num gasto anual de US$ 171 milhões (dado de 2000). Essa notícia, que deveria tranqüilizar os editores que dependem, e muito, do dinheiro da rede, […]

Marcelo Migliaccio

RACISMO & TV "?Tá faltando preto na televisão?, canta Ivo Meireles", copyright Folha de S. Paulo, 10/02/02 "Parceiro de Lobão em sucessos como ?Essa Noite Não? e ?Bangu 1, Polícia 0?, autor do samba-enredo com que a Mangueira ganhou o Carnaval de 1986, Ivo Meirelles, 35, está lançando seu terceiro disco solo, ?Samba Soul?, pelo […]

Entre o medo e o terror

POLÍTICA EDITORIAL Muniz Sodré (*) É possível fazer uma distinção conceitual entre o medo e o terror. Para ilustrar o primeiro caso, pode-se figurar uma situação, familiar à vida de todo mundo, em que receemos trafegar por ruas escuras ou por áreas notoriamente perigosas da cidade. O medo resulta da antecipação pela consciência de um […]

Pesquisas mal-interpretadas

JORNALISMO CIENTÍFICO O problema é antigo para a imprensa: como apresentar ao leitor notícias interessantes do mundo científico de forma fácil, mas sem simplificar demais? Keay Davidson [San Francisco Chronicle, 4/2/02] observa que existe a tendência de publicar os resultados de pesquisas recentes e apresentá-los fora de proporção. Foi o que ocorreu com o lançamento […]

Gabriela Goulart

ENTREVISTA / CAZÉ PESSANHA "A volta do filho pródigo", copyright Jornal do Brasil, 11/02/02 "Depois de uma conturbada passagem pela Globo, o VJ Cazé Pessanha está de volta à MTV, emissora que o projetou. Terá um game show semanal, que começa em março, e um programa diário, que só entra no ar em abril. ?Nunca […]

Só falta inventar a Casa dos Jornalistas

BIG BROTHER Antônio Brasil (*) Em época de carnaval tudo fica de cabeça para baixo, tudo se inverte. Mas também é uma boa hora para pensar em algumas distorções da nossa profissão. Será que jornalista importante e com "diploma" deveria apresentar programa do gênero reality show como o Big Brother Brasil? Tenho minhas dúvidas. No […]

Menos anúncios

MÍDIA & TABACO Em 2002, a Philip Morris ? uma das principais companhias da indústria do tabaco ? pretende reduzir seus anúncios em revistas. Em 2000, após acusações de que tentava seduzir os jovens, a empresa deixou de anunciar em 50 publicações. Instituiu então a política de parar de anunciar em revistas com mais de […]

Fernanda Dannemann

ENTREVISTA / SÉRGIO GROISMAN "?A TV é muito superficial?", copyright Folha de S. Paulo, 10/02/02 "O apresentador do ?Altas Horas?, Sérgio Groisman, tem dois desafios em seu segundo ano na TV Globo. O primeiro é não deixar o nível do programa cair, já que a emissora fez cortes entre 20% e 30% nos orçamentos de […]

Cópia (muito) malfeita

BIG BROTHER Márcio Santos (*) E o Big brother está, finalmente, entre nós. Estreando com uma audiência recorde, o reality show, auxiliado por um marketing monstruoso do qual ninguém pôde escapar, é a resposta da Rede Globo ao banho levado no ano passado dado SBT e sua Casa dos artistas. As históricas derrotas do Fantástico […]

América Latina na frente

TELETIPO A América Latina será a região com maior crescimento do mercado de jornais no mundo até 2005, afirma a consultoria PricewaterhouseCooper, com o jornal The Hollywood Reporter. A região crescerá 9,5% ao ano, puxando para cima a média do planeta, que deverá ser de 4,9%. Os analistas atribuem esse aumento ao acelerado desenvolvimento econômico […]

Adriana Del Ré

TV CULTURA "TV Cultura assume opção pelos jovens", copyright O Estado de S. Paulo, 11/02/02 "O jeito discreto e a voz calma do escritor e diretor Flavio de Souza, de 46 anos, escondem uma mente irrequieta, de onde saíram produções bem-sucedidas na televisão brasileira, como a ?dobradinha? Rá-Tim-Bum e Castelo Rá-Tim-Bum, exibida pela TV Cultura. […]