O premiado sítio USUS, The Usually Useful Internet Guide for Journalists (Guia Geralmente Útil de Internet para Jornalistas), foi criado em 1998 por sete colegas de um curso de jornalismo eletrônico na Universidade de Estocolmo, Suécia. Feita para iniciantes, a página contém um pequeno dicionário – bem explicativo – de elementos da web, história da […]
Edição: 166
ParMA (Partners for Media in Africa) é uma rede criada em 1996 para incentivar e facilitar a troca de informações entre patrocinadores da mídia africana. A associação elabora relatos detalhados sobre a situação da imprensa em cinco países – Benin, Etiópia, República dos Camarões, Burundi, Nigéria, Togo e Chade -, disponíveis para download no sítio. […]
JUSTIÇA Victor Gentilli A jornalista Maura Fraga, que fora condenada numa ação impetrada pelo deputado federal Max Mauro (PTB-ES), obteve na quarta-feira, 27/3, a confirmação de seu habeas corpus por decisão unânime do Tribunal de Justiça. A jornalista estava obrigada a permanecer em casa, não freqüentar bares nem tomar bebidas alcoólicas, além de impedida de […]
TELEJORNALISMO Paulo José Cunha (*) É do nosso jeitão, sempre foi. A gente prefere deixar pra lá do que cobrar o que nos é de direito. É recente no Brasil a idéia de que se deve lutar. A consciência dos direitos individuais começou a se popularizar timidamente a partir de 1990, com a entrada em […]
TV POR ASSINATURA "TVs pagas batalham por financiamento", copyright O Estado de S. Paulo, 25/3/02 "A necessidade de financiamento, que a Globo Cabo procura resolver com sua capitalização de R$ 1 bilhão, ainda persiste para as outras empresas de TV por assinatura. O setor completou, em 2001, dez anos de existência, sem lucros, apesar de […]
HOBSBAWM, SARAMAGO & FREI BETTO Deonísio da Silva (*) Em artigo publicado no London Review of Books, Eric Hobsbawm diz que as guerras do século 20 mataram 187 milhões de pessoas e que esta cifra é mais do que 10% da população mundial no ano anterior à deflagração da Primeira Guerra Mundial. "The 20th century […]
MÍDIA & GALLUP A divulgação de pesquisa realizada pelo Gallup em nove países de maioria muçulmana foi um festival de erros, cometidos tanto pela mídia quanto pelo instituto. A CNN e o USA Today citaram estatísticas do estudo mostrando que 53% dos entrevistados tinham uma visão negativa dos Estados Unidos, e apenas 18% em seis […]
REALITY SHOWS "Diversão ou desatino", copyright Folha de S.Paulo, 31/3/02 "A exibição, na televisão, dos programas ?Casa dos Artistas? e ?Big Brother Brasil? surpreendeu e desconcertou muitos brasileiros. Por que tanto interesse pela privacidade de artistas e pessoas comuns, fechados, dias e dias, em uma casa? As explicações se sucederam: voyeurismo sexual, decadência cultural, alienação […]
MARKETING POLÍTICO Marketing político: o poder das estratégias nas campanhas eleitorais, de Rodrigo Mendes Ribeiro, Editora C/Arte <www.comarte.com>, R$ 30 Será lançado às 18h desta quinta-feira, dia 4, na Assembléia Legislativa mineira, em Belo Horizonte, o livro Marketing político: O poder das estratégias nas campanhas eleitorais, da coleção Política e Sociedade da Editora C/Arte. Resultado […]
PROFISSÃO PERIGO Para grupos de defesa da liberdade de imprensa, a Colômbia é o país da América Latina mais perigoso para jornalistas ? só neste ano, dois já foram mortos. A Venezuela, no entanto, é forte concorrente ao título macabro. Nos últimos meses, graças a reformas impopulares, o presidente Hugo Chávez perdeu o apoio de […]
REALITY SHOWS "A devoração da telinha", copyright Folha de S.Paulo, 31/3/02 "Depois da publicidade e da propaganda política, a pornografia e a hiperviolência midiática abriram o caminho a um conformismo da abjeção. Paul Virilio Big Brother? é o primeiro programa genuinamente mundial de televisão. Criado na Holanda pela firma Endemol, foi rapidamente vendido a 25 […]
DIPLOMA EM XEQUE Luiz Martins (*) Se é para desregulamentar profissões que supostamente não põem em risco a vida humana, por que somente o jornalismo foi objeto de decisão judicial? Que se adote, então, a mesma abertura para todas, a começar, na ordem alfabética, pela advocacia. É o que argumenta o professor Victor Gentilli, editor-acadêmico […]
AL-JAZIRA & SHARON Al-Jazira, a estação de TV do Catar, cancelou a entrevista com o premiê israelense Ariel Sharon, marcada para a véspera da reunião da cúpula árabe. O porta-voz do primeiro-ministro, Arnon Pearlman, disse que a rede desistiu porque Sharon exigiu que fossem respeitadas as condições do acordo original, que previa que o correspondente […]
O QUINTO DOS INFERNOS "Quinto dos infernos", copyright Folha de S.Paulo, 28/3/02 "Está terminando a minissérie O Quinto dos Infernos, chanchada de TV que retrata as origens do Brasil independente por um prisma supostamente engraçado. Houve protestos, aqui e em Portugal, quanto à forma desairosa pela qual os personagens da Casa de Bragança são pintados, […]
DIPLOMA EM XEQUE Dad Squarisi (*) Jornalista não rima com diplomata. A sílaba tônica lis só tem um parentesco com a sílaba tônica ma: ambas ocupam o mesmo lugar na palavra ? a penúltima sílaba. Mas o som, que caracteriza a rima, está longe de aproxima-las. Se as palavras se mantêm distantes, as profissões se […]
ÍNDIA Um tabu foi quebrado na imprensa indiana. Ao cobrir mais um episódio de violência na série de conflitos entre muçulmanos e hindus, a mídia local usou duas palavras proibidas: "muçulmano" e "hindu". Numa nação transtornada por confrontos religiosos desde que conquistou a independência, em 1947, os jornais sempre trataram o assunto com cautela, relatando […]
CRÍTICA DE TV "Terror e escravidão", copyright Folha de S.Paulo, 26/3/02 "Começou logo nas semanas seguintes aos atentados de 11 de setembro. A Rússia saiu atrás de seus ?terroristas?. Ariel Sharon saiu atrás de seus ?terroristas?. Muitos mais o fizeram. No fim de semana, por aqui mesmo, foi a vez do ministro da reforma agrária, […]
FÓRUM DOS CURSOS DE JORNALISMO Documento Final do Fórum dos Cursos de Jornalismo, São Paulo, 31/3/2002 Reunidos no Fórum dos Cursos de Jornalismo, realizado na Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, em São Paulo, dias 29, 30 e 31 de março de 2002, jornalistas, estudantes e professores de jornalismo analisaram e debateram as principais questões […]
PLAYBOY A Playboy americana está produzindo uma edição inusitada: "As mulheres da Enron." Todas ex-funcionárias da falida empresa de energia estão convidadas a enviar à revista retrato e foto de corpo inteiro vestindo biquíni. Kathy Chu [Dow Jones Newswires, 25/3/02] conta que a proposta é polêmica, uma vez que a bancarrota fez os empregados perderem […]
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA "Divulgação científica tem ofensiva inédita", copyright Folha de S.Paulo, 30/3/02 "O Brasil está preparando um movimento ambicioso para ampliar a divulgação e o noticiário de ciência. Os sinais dessa ofensiva são muitos e prometem mudar o panorama da popularização do conhecimento científico no país. O lance mais recente da iniciativa partiu da Estação […]