URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 25/12/02 Como classificar o desempenho da mídia brasileira em 2002? Respostas Votos Porcentagem Excelente 81 4,0% Bom 243 12,0% Satisfatório 687 34,1% Insuficiente 629 31,3% Péssimo 372 18,5% Total de votos: 2012 18/12/02 TV […]
Edição: 172
MÍDIA & PAZ É + Nelson Hoineff (*) Não fui à passeata "Paz é +" (Rio, domingo, 12/5), mas li sobre ela nos jornais de segunda-feira. Pelos jornais, soube por exemplo que a socialite Gloria Severiano Ribeiro estava lá, firme, comandando a marcha. Li também que muitas janelas nas fachadas das avenidas Vieira Souto (Ipanema) […]
MÍDIA ESPORTIVA Guilherme Estanislau do Amaral (*) Li a resposta do Sr. Milton Neves [ver remissão abaixo] e fiquei abismado com o seu conteúdo. Ele fugiu do ponto central da crítica, que foi a sua falta de ética na escolha do técnico da Seleção Brasileira. O mais grave é ele pactuar segredos com uma figura […]
COPA DO MUNDO A Univision, maior canal em espanhol dos EUA, aposta alto na paixão pelo futebol da colônia latina, que tem quase 40 milhões de pessoas. A emissora pagou US$ 150 milhões pelo direito de exibir os Mundiais de 2002 e 2006. Mas vai aproveitar ao máximo: a maioria das 64 partidas será exibida […]
REALITY SHOWS "Justiceiros dos ?reality shows?", copyright Jornal do Brasil, 12/05/02 "As análises sobre a relação entre a mídia e a Justiça estão contaminadas pelo conceito tradicional de cultura jurídica que, calcado nas instituições oficiais, não contempla a noção de ?justo? exposta pelo cidadão comum no cotidiano de mazelas apresentado nos programas populares de TV. […]
JORNALISMO ECONÔMICO "As mentiras de Wall Street, na opinião de um dos mentirosos", copyright O Estado de S. Paulo / Financial Times, 10/05/02 "No mês passado, durante a temporada de divulgação de balanços e assembléias de acionistas, as empresas norte-americanas reasseguraram o compromisso com os chamados ?valores centrais?, como integridade, liderança, disciplina, responsabilidade, respeito e […]
INFORMAÇÃO & SATURAÇÃO Ivo Lucchesi (*) Na edição anterior, propus pensar algumas implicações que estão a envolver o campo de produção e de circulação das informações, sob o suposto novo regime do tempo real no qual se apontavam as fragilidades ou imprecisões de tal conceito e tudo que diz respeito à noção de "tempo" [veja […]
MÍDIA ESPORTIVA Milton Leite (*) Tenho acompanhado essa questão envolvendo o Sr. Milton Neves. Primeiro, seu artigo, depois a resposta (grosseira, diga-se). Por isso, resolvi enviar uma cópia da mensagem [ver abaixo] que mandei ao Sr. Milton Neves, logo ap&oacutoacute;s ele ter publicado uma espécie de editorial no Agora São Paulo (que ele reproduz naquela […]
REINO UNIDO O magnata australiano Rupert Murdoch terá o caminho livre para assumir o Channel 5, caso as novas leis de propriedade de mídia sejam aprovadas no Reino Unido. A News Corp., que controla 32% do mercado britânico de jornais, é impedida pela regulamentação atual de ter uma licença de televisão (já que excede o […]
REALITY SHOWS "Peneira pré-histórica", copyright Folha de S. Paulo, 11/05/02 "O porão de uma casa no bairro de Moema, São Paulo, acolhe uma ?fábrica de talentos? musicais revelados aos sábados na TV. Lá funciona a produtora Luar, responsável pelo ?Programa Raul Gil?, da Record. De seu quadro de calouros, ?Quem Sabe Canta, quem não Sabe […]
FÓRMULA 1 ANTIESPORTIVA "Imprensa européia bate forte", copyright O Estado de S. Paulo, 14/05/02 "Os jornais europeus foram duros nas críticas à direção da Ferrari, por causa da ordem dada a Rubens Barrichello para deixar Michael Schumacher ultrapassá-lo no final do GP da Áustria. As publicações atacam Jean Todt, o diretor-esportivo, que é na verdade […]