HORÁRIO ELEITORAL Luiz Weis (*) O compromisso primário do jornalismo é com a verdade dos fatos. O compromisso primário da publicidade é com a verdade dos anunciantes. Por causa dessa diferença, jornalistas em geral têm surtos de urticária quando ouvem falar em propaganda e consideram a palavra o outro nome da mentira. Quando a mercadoria […]
Edição: 188
COBERTURA LOCAL Luiz Egypto O futuro das cidades, de Júlio Moreno, Editora Senac-SP, 146 pp., São Paulo, 2002 O lançamento deve ter sido adiado, o texto pode ter ido para a gaveta. Isto porque o verso da página de rosto de O futuro das cidades sugere que a edição é de 2001, mas a ficha […]
JORNAIS DOS EUA Os jornais americanos tiveram nova queda no número de anúncios em julho, após resultados melhores em junho. A publicidade em publicações nacionais e os anúncios de emprego continuam em baixa, dando seqüência a crise que já dura 18 meses. O USA Today, maior circulação dos EUA, teve queda de 16% naquele mês, […]
ELEIÇÕES 2002 “Oráculos eleitorais”, copyright Jornal do Brasil, 29/08/02 “A sacada é da jornalista Renata Lo Prete, da Folha de S. Paulo. Na segunda-feira, ela publicou um artigo em seu jornal anotando um dado sutil, mas revelador: as ?quális? se tornaram o oráculo da campanha presidencial. Candidatos, marqueteiros, assessores e cabos eleitorais, todos citam as […]
NYT & GAYS "Até o NY Times se rende aos gays", copyright Correio Braziliense, 2/09/02 "Deu no The New York Times neste domingo: Daniel Andrew Gross e Steven Goldstein, ambos pertencentes ao sexo masculino, se uniriam, ontem mesmo, em uma cerimônia civil em North Hero, no estado de Vermont. Até aí, nada de mais. Estamos […]
CANDIDATOS NA TV Nelson Hoineff (*) Não dá para entender por que a Record escalou o Boris Casoy e não o Luiz Datena para mediar o debate dos presidenciáveis na noite de de segunda-feira, 2/9. Não só o Datena, mas o próprio nome do seu programa. Cidade Alerta ? ou melhor, País Alerta ? deveria […]
ASSESSORIA DE IMPRENSA Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia ? Teoria e técnica, Jorge Duarte, org., Editora Atlas, Brasília, 2002 O livro Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia ? Teoria e técnica, da Editora Atlas, será lançado no dia 25 de setembro, quarta-feira, às 19h, no Carpe Diem, em Brasília. Organizada […]
REVISTAS DOS EUA As edições de setembro, mês importante no mercado editorial, não foram muito encorajadoras comercialmente para a maioria das revistas americanas, apontam David Carr e Allison Fass, do New York Times [19/8/02]. A televisão está se recuperando do ano terrível que foi 2001 para os negócios, mas muitas revistas ainda contabilizam porcentagens de […]
ELEIÇÕES 2002 “Lula e Serra melhoram imagem após propaganda”, copyright Folha de S. Paulo, 30/08/02 “A percepção que os eleitores têm das imagens que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB) passam na TV melhorou depois do início do horário eleitoral gratuito, na terça passada. Ao mesmo tempo, a imagem de Ciro […]
PRÊMIO LUIZ BELTRÃO Antônio Brasil E o Luiz Beltrão vai para? O slogan do maior prêmio do cinema mundial bem que podia ser adaptado no próximo dia 3 de setembro. O Prêmio Luiz Beltrão, espécie de Oscar da comunicação concedido pela Intercom, será entregue nesta data aos vencedores de 2002. E o telejornal Uerj Online […]
PESQUISITE AGUDA Antonio Fernando Beraldo (*) Até que o pessoal da mídia impressa vinha fazendo quase tudo quase direitinho. Já se resignavam em revelar ao distinto público coisinhas como margem de erro, nível de confiança, data de realização das pesquisas, universo pesquisado e outras “insignificâncias”. Os gráficos ficaram mais simples e mais claros, as charges […]
JORNALISMO INSTITUCIONAL Alberto Dines Introdução do livro Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia ? Teoria e técnica, Jorge Duarte (org.), Editora Atlas, Brasília, 2002 É preciso encarar a verdade: assessorias nem sempre estão a favor da imprensa, às vezes estão contra. Pode parecer incongruente que tendo profissionais do mesmo ramo nas duas pontas […]
POLÊMICA NA CBS A série que a CBS americana está produzindo sobre a juventude de Adolph Hitler suscita críticas por não mostrar barbaridades por ele praticadas depois que assumiu o poder na Alemanha, em 1933. O seriado, de quatro horas, do qual os estúdios canadenses Alliance Atlantis são co-produtores, é baseado no livro Hitler, 1889-936: […]
ELEIÇÕES 2002 “Patrícia Pillar, a pedra no sapato de Duda e Nizan”, copyright O Globo, 1/09/02 “Brasília poderá ter, pela primeira vez em seus 42 anos, uma legítima candanga como primeira-dama do país. Nascida três meses antes do golpe militar de 64, no então recém-construído Hospital de Base de Brasília, a atriz Patrícia Pillar, filha […]
REVISTA COMUNICAÇÃO & EDUCAÇÃO O Curso de Pós-Graduação lato sensu Gestão de Processos Comunicacionais da ECA-USP e a Editora Salesiana lançam em Salvador, no dia 3 de setembro, no Congresso Brasileiro de Pesquisadores de Comunicação ? Intercom, o número 25 da revista Comunicação & Educação. Com os temas de capa "Educação, máquinas e redes", "Cine, […]
COMPORTAMENTO-PADRÃO Gilson Caroni Filho (*) Difícil analisar uma pesquisa quando desconhecemos sua metodologia e dela tomamos conhecimento apenas pelo noticiário jornalístico. Mas, mesmo assim, alguns reparos devem ser feitos em relação ao projeto “Eleições gerais 2002”, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), sobre o comportamento da imprensa na cobertura do processo […]
AUTORES & LIVROS Deonísio da Silva (*) Plínio Cabral escritor e advogado que dedicou a vida inteira às letras no duplo ofício, voltou à ficção e chega às livrarias, depois de um silêncio de décadas, com o romance O Riso da Agonia. Com experiência na alta pol&iacutiacute;tica do Rio Grande do Sul nos anos 1960, […]
TELETIPO A companhia energética Enron está processando as editoras Tribune e Knight Ridder por quebra de contrato. Conta a AP [19/8/02] que as duas fecharam acordo de “troca de papel-jornal” com a corporação, que estabelece um preço fixo para o produto e concede descontos se este aumenta ou cobra a diferença quando há queda. As […]
ELEIÇÕES 2002 “Artistas em xeque”, copyright Folha de S. Paulo, 29/08/02 “A aparição de Raul Cortez na propaganda eleitoral de Serra, na noite de terça-feira, contrariou a direção da Globo e trouxe à tona uma queda de braço entre as TVs e artistas que querem se engajar em campanhas eleitorais. Cabos eleitorais cobiçados por políticos, […]
CONCURSO DE MONOGRAFIAS A Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva abriu este ano, pela primeira vez, o Concurso Nacional de Monografias, com apoio da Universidade de Brasília. O tema central é o direito à informação e a publicação ofensiva. Podem participar bacharéis em Direito e Comunicação Social. O primeiro lugar recebe R$ 7 […]