ABSTENÇÃO & PROTESTO Moacyr Francisco (*) Não me lembro de um só veículo de comunicação que não tenha se referido ao corrente pleito como “festa democrática” ou coisa parecida. Nossa mídia ? além de outras pelo mundo todo ? vem se expressando como num acordo tácito de que ocorre no Brasil uma eleição “do mais […]
Edição: 194
ELOGIO DA INCERTEZA Nivaldo Tetilla Manzano (*) Por uma falha da edição, o ensaio de N.T.M foi publicado em dois capítulos ? e não em três, como o previsto e anunciado. Nesta semana, com um pedido de desculpas aos leitores, o OI publica os links para o texto completo do ensaio e a bibliografia utilizada […]
ELEIÇÕES 2002 “Cartas Ácidas”, copyright Agência Carta Maior, 14/10/02 “O fascínio dos jornais pelo acessório dos fatos Os jornais despertaram devagar demais e com má vontade para a revolução política que aconteceu no Brasil no primeiro turno. Foram se aproximando desse novo Brasil pelas beiradas, pelos aspectos secundários ou acessórios. A ?Folha? de sexta-feira (11) […]
COMCIÊNCIA Está no ar o número 37 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é "Políticas públicas: proteção e emancipação". Os artigos: "O repto da proteção", de Carlos Vogt; "Brasil, a proteção social após vinte anos de experimentação reformista", de Sônia M. Draibe; "Mapa […]
ELEIÇÕES PROPORCIONAIS Victor Gentilli De um modo geral, o debate sobre a cobertura da mídia das primeiras eleições do século 21 caminhou bem. Tivemos as mais diferentes opiniões, mas todas concordavam em que houve avanço da imprensa, que a cobertura destas eleições, comparativamente a pleitos presidenciais passados, dava em boa medida sinais de melhora. Ninguém […]
COMUNICAÇÃO-CIDADÃ Brasília, 10 de outubro de 2002 Ilmo. Sr. Paulo Cavalcanti Filho M.D. Presidente do Conselho de Comunicação Social Senhor Presidente Nesta oportunidade queremos parabenizar o Conselho de Comunicação Social por ter colocado em sua pauta o tema da radiodifusão comunitária. Para nós, que representamos milhares de pessoas físicas e dezenas de entidades que atuam […]
ELEIÇÕES 2002 “Devaneios do primeiro turno”, copyright Folha de S. Paulo, 10/10/02 “1) Na segunda-feira, comento os resultados do primeiro turno com M., um amigo americano. De repente, as diferenças entre Lula e Serra me parecem pouco relevantes. O fato crucial é que a imensa maioria dos brasileiros votou em candidatos que, com propostas diferentes, […]
ABERJE A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) acaba de inaugurar seu novo site. Criado em junho de 1996, a página Aberje Online foi a primeira a abordar o universo da comunicação empresarial brasileira. Com o intuito de prestar mais serviços a seus associados e a internautas em geral, a Aberje convida empresas e organizações […]
BRILHO DA MÍDIA Silas Corrêa Leite (*) Independentemente de quem seja o ganhador nesse pleito de primavera de 2002, a imprensa acabou por, finalmente, de forma graciosa até, mostrar-se mais evoluída, transparente e, acima de tudo, atrelada mesmo à democracia propriamente dita, não a grupos de banqueiros hediondos, agiotas internacionais, antros de escorpiões de políticos […]
PROPAGANDA ELEITORAL Emissoras regionais dos Estados Unidos passaram a analisar, antes de aceitar, os até então lucrativos anúncios de propaganda eleitoral para o próximo pleito parlamentar americano, devido a seguidas ameaças de processo, por “difamação”, oriundas dos partidos políticos. É que determinados anúncios se transformaram em dor de cabeça para os departamentos jurídicos de pequenas […]
ELEIÇÕES 2002 “Os grandes mitos da Imprensa (I)”, copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 8/10/02 “O jornalista brasileiro trabalha, reflete e conversa nos botequins, baseado em mitos formados recentemente ou não e que representam de certa maneira o pensamento hegemônico da imprensa mundial nos dias de hoje. Num país limitado editorialmente como o Brasil, estes mitos têm a […]
ZINE POR E-MAIL Há dois anos, estudantes de Jornalismo da Univali e jornalistas do Vale do Itajaí reuniram-se para criar o primeiro fanzine por e-mail de Santa Catarina, o MãonosCórnonline ? "um tapa na cara da sociedade". A idéia nasceu durante uma palestra sobre jornalismo online, na 1? Semana Catarinense de Comunicação da Univali: o […]
A VEZ DO POVO Afonso Caramano (*) “A voz do povo é a voz de Deus”, diz o surrado provérbio, e se o povo fala é porque nesse mato tem coelho; além do mais, não se deve esquecer que onde há fumaça há fogo. Ufa… O povo se expressa mesmo por clichês, diluindo o próprio […]
BBC Discretamente, a rede de TV inglesa BBC expandiu a distribuição de seus telejornais nos Estados Unidos. No começo, em novembro de 1998, os noticiários podiam ser vistos em apenas 14 estações públicas. Hoje, eles são exibidos em 212 emissoras, atingindo 85% dos telespectadores americanos, e na BBC America, disponível em 30 milhões de casas. […]
ELEIÇÕES 2002 “A sombra da solução final”, copyright Folha de S. Paulo, 14/10/02 “O retrato captado pelas primeiras pesquisas realizadas depois da votação de 6 de outubro reforça o papel da propaganda gratuita, de volta hoje à televisão e ao rádio, como único instrumento capaz de alterar o desfecho provável da disputa presidencial. Decorrida uma […]
FOLHA DE S.PAULO "Rearranjos" copyright Folha de S.Paulo, 13/10/02 "Definida a passagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de José Serra (PSDB) para o segundo turno, um dos principais desafios lançados à mídia, semana passada, era tão óbvio quanto trabalhoso: mostrar como será ?o país indicado pelas urnas?. Os jornais priorizaram em suas […]
FOLHA DE S.PAULO Na Ilustrada de sábado, 12/10, sob a retranca "Livros & Lançamentos" há cinco resenhas de novas obras: duas são internacionais e, das três restantes, nacionais, duas referem-se a livros de autores que pertencem ao quadro de colaboradores. No rigoroso The Economist (tão citado pela Folha) o leitor é informado num visível rodapé […]
JORNALISMO & PUBLICIDADE James Görgen (*) Recebo um anúncio não solicitado em minha caixa postal eletrônica. A proposta é uma superpromoção para receber de graça quatro edições da revista Veja. Antes de remetê-la ao local de onde nunca deveria ter saído, parei para observar como o jornalismo e a publicidade às vezes povoam esferas totalmente díspares de […]
CNN O gerente geral da CNN Headline News, Rolando Santos, quer que a emissora americana de notícias adote um linguajar mais jovem. Mensagem com um dicionário de gírias foi enviado para os redatores de manchetes. “O e-mail era informativo e não uma política ou diretiva minha. Isto posto, devo dizer que quero a linguagem de […]
ELEIÇÕES 2002 “Carrinhos de brinquedo”, copyright Folha de S. Paulo, 12/10/02 “Estamos mais competitivos e modernos, disse o presidente Fernando Henrique na abertura do 22? Salão do Automóvel. Sua foto, na primeira página do jornal de ontem, parecia contradizer um pouco o clima de competitividade e excelência industrial que se pretendia celebrar. O presidente estava […]