ELEIÇÕES 2002 “Os grandes mitos da Imprensa (I)”, copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 8/10/02 “O jornalista brasileiro trabalha, reflete e conversa nos botequins, baseado em mitos formados recentemente ou não e que representam de certa maneira o pensamento hegemônico da imprensa mundial nos dias de hoje. Num país limitado editorialmente como o Brasil, estes mitos têm a […]
Edição: 194
ZINE POR E-MAIL Há dois anos, estudantes de Jornalismo da Univali e jornalistas do Vale do Itajaí reuniram-se para criar o primeiro fanzine por e-mail de Santa Catarina, o MãonosCórnonline ? "um tapa na cara da sociedade". A idéia nasceu durante uma palestra sobre jornalismo online, na 1? Semana Catarinense de Comunicação da Univali: o […]
A VEZ DO POVO Afonso Caramano (*) “A voz do povo é a voz de Deus”, diz o surrado provérbio, e se o povo fala é porque nesse mato tem coelho; além do mais, não se deve esquecer que onde há fumaça há fogo. Ufa… O povo se expressa mesmo por clichês, diluindo o próprio […]
BBC Discretamente, a rede de TV inglesa BBC expandiu a distribuição de seus telejornais nos Estados Unidos. No começo, em novembro de 1998, os noticiários podiam ser vistos em apenas 14 estações públicas. Hoje, eles são exibidos em 212 emissoras, atingindo 85% dos telespectadores americanos, e na BBC America, disponível em 30 milhões de casas. […]
ELEIÇÕES 2002 “A sombra da solução final”, copyright Folha de S. Paulo, 14/10/02 “O retrato captado pelas primeiras pesquisas realizadas depois da votação de 6 de outubro reforça o papel da propaganda gratuita, de volta hoje à televisão e ao rádio, como único instrumento capaz de alterar o desfecho provável da disputa presidencial. Decorrida uma […]
FOLHA DE S.PAULO "Rearranjos" copyright Folha de S.Paulo, 13/10/02 "Definida a passagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de José Serra (PSDB) para o segundo turno, um dos principais desafios lançados à mídia, semana passada, era tão óbvio quanto trabalhoso: mostrar como será ?o país indicado pelas urnas?. Os jornais priorizaram em suas […]
FOLHA DE S.PAULO Na Ilustrada de sábado, 12/10, sob a retranca "Livros & Lançamentos" há cinco resenhas de novas obras: duas são internacionais e, das três restantes, nacionais, duas referem-se a livros de autores que pertencem ao quadro de colaboradores. No rigoroso The Economist (tão citado pela Folha) o leitor é informado num visível rodapé […]
JORNALISMO & PUBLICIDADE James Görgen (*) Recebo um anúncio não solicitado em minha caixa postal eletrônica. A proposta é uma superpromoção para receber de graça quatro edições da revista Veja. Antes de remetê-la ao local de onde nunca deveria ter saído, parei para observar como o jornalismo e a publicidade às vezes povoam esferas totalmente díspares de […]
CNN O gerente geral da CNN Headline News, Rolando Santos, quer que a emissora americana de notícias adote um linguajar mais jovem. Mensagem com um dicionário de gírias foi enviado para os redatores de manchetes. “O e-mail era informativo e não uma política ou diretiva minha. Isto posto, devo dizer que quero a linguagem de […]
ELEIÇÕES 2002 “Carrinhos de brinquedo”, copyright Folha de S. Paulo, 12/10/02 “Estamos mais competitivos e modernos, disse o presidente Fernando Henrique na abertura do 22? Salão do Automóvel. Sua foto, na primeira página do jornal de ontem, parecia contradizer um pouco o clima de competitividade e excelência industrial que se pretendia celebrar. O presidente estava […]
O POVO "De olho nos outros ", copyright O Povo, 12/10/02 "Passada a primeira fase do processo eleitoral, a última semana se converteu basicamente na rearrumação do tabuleiro de alianças políticas que vão dividir os dois oponentes que disputam a presidência da República e os governos estaduais ? onde vai acontecer o segundo turno ? […]