‘Somos jornalistas-guerrilheiros.’ Assim se definem os autores do Coletivo Em Crise, ao anunciar a intenção de usar a comunicação como arma para questionar o pensamento único que domina (também) a grande imprensa. E resistência dá o tom dos ensaios, reportagens e entrevistas. Entre os personagens escolhidos estão Noam Chomsky, o lingüista e ativista americano, José […]
Edição: 196
Editado por Daniel Angelo de Souza Góis, estudante de Jornalismo que começou catalogando suas páginas preferidas num sítio pessoal, o Guia de Jornalismo na Internet é um banco de links bem completo sobre o assunto. Os sítios são divididos em seções: Portais (que incluem páginas de análise, grupos de estudo e revistas eletrônicas), Universidades, Jornalismo […]
TRÊS FILMES Norma Couri (*) A imprensa, embora camuflada, é a personagem principal de três filmes recentes. A crítica da mídia está no cinema, para quem souber ver. Dois desses filmes estão sendo exibidos pela primeira vez na 26? Mostra de Cinema Internacional de São Paulo. O terceiro já está no circuito. É Cidade de […]
TELETIPO Emissoras de TV americanas estudam ampliar o uso de anúncios virtuais ? aquelas propagandas criadas por computador que entram em tempo real, como se estivessem no estádio ? nas transmissões televisivas de eventos esportivos, pois o custo dos direitos de transmissão aumentou mais que o ganho com publicidade. A tendência é polêmica. "Onde vamos […]
GLOBO EM CRISE “Globopar anuncia moratória por 90 dias e busca investidor”, copyright Cidade Biz (www.cidadebiz.com.br), 28/10/02 “Foi um duro golpe para o governo de Fernando Henrique: no mesmo dia em que o oposicionista Luiz Inácio Lula da Silva fazia seu primeiro pronunciamento como presidente eleito, a Globopar, empresa holding da família Marinho, anunciou a […]
CORREIO SOB CENSURA Dijaci David de Oliveira (*) A década de 1980 sempre será representada na história do país por pelo menos duas situações: a) a econômica e b) a política. Ela será lembrada, do ponto de vista econômico, por termos experimentado o que configurou a chamada “década perdida”, ou seja, da ausência ou insignificância […]
POLÍTICAS COMPENSATÓRIAS Carlos Vogt (*) I Políticas públicas compensatórias e de emancipação são necessárias e indispensáveis em qualquer país, sobretudo naqueles, como o Brasil, que receberam uma herança poderosa de problemas sociais resultantes da longuíssima duração de uma estrutura econômica baseada no trabalho escravo. Uma das marcas da sociedade brasileira, decorrente dos tempos coloniais e, […]
OMISSÃO DA MÍDIA José Cronemberger Filho (*) José Renato M. de Almeida (**) O jornalismo comprometido ou chapa-branca poderá ser mais bem percebido durante o novo governo. Imagine se, no governo Lula, acontecesse ameaça de apagão e necessidade de racionamento, só ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial! Se, como aconteceu, devido a trapalhadas do ministro […]
LULA PRESIDENTE / ELEIÇÕES 2002 “A dimensão épica da vitória Lula”, copyright Agência Carta Maior (www.agenciacartamaior.com.br), 28/10/02 “Na sua primeira edição depois do segundo turno, o ?Estadão? dedicou a capa do caderno eleições a uma única e enorme foto com a seguinte legenda : ?Nas águas do Rio Cumbu, no interior do Pará, as bandeiras […]
GLOBO EM CRISE “Globo é marca mais lembrada da TV paga”, copyright Folha de S. Paulo, 28/10/02 “Embora seja uma rede de TV aberta, a Globo é a marca mais forte da TV paga. Estudo feito pelo Datafolha para a Globosat (programadora de canais pagos das Organizações Globo), dentro da pesquisa ?Top of Mind? (publicada […]
CORREIO SOB CENSURA A Associação Nacional de Jornais lamenta profundamente, e tem certeza de espelhar a reação da opinião pública nacional, a determinação judicial de que um oficial de justiça, acompanhado de um advogado a serviço da Coligação Frente Brasília Solidária que apóia a reeleição do atual governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, exercendo as […]
CULTURA DE RAIZ Nivaldo T. Manzano (*) Permita-me, leitor, uma confissão: sinto-me redimido em minha atividade profissional com a decisão programática do governo Lula de restabelecer a dignidade ancestral e cultural da mandioca. É o que espero ver confirmado nos próximos meses e anos, assim como a redenção de tudo o que caracteriza e distingue […]
REDE GLOBO E ELEIÇÕES Gilson Caroni Filho (*) Tristes são os tempos em que o registro de evidências é tomado como delírio fundamentalista em defesa de um suposto líder supremo. Deplorável quando esse tipo de exegese parte de alguém que, ao menos por dever de ofício, deveria ler atentamente o que pretende retrucar como falácia. […]
LULA PRESIDENTE / ELEIÇÕES 2002 “Na Globo, Lula e Serra fazem o último debate”, copyright O Globo, 25/10/02 “Enquanto o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, participava de cinco reuniões preparatórias para o debate de hoje à noite na Rede Globo, o petista Luiz Inácio Lula da Silva passava a maior parte […]
PUBLICIDADE ENCOLHIDA “Investimento em publicidade deve cair 7% este ano, somando R$ 12 bi”, copyright O Globo, 29/10/02 “O mercado publicitário brasileiro deve encolher entre 5% e 7% este ano, em comparação com 2001, com os investimentos no setor movimentando cerca de R$ 12 bilhões. A disparada do dólar, os juros altos e as incertezas […]
CORREIO SOB CENSURA A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn), em memória ao jornalista potiguar Edilson Cid Varela, um dos fundadores do Correio Braziliense e ex-superintendente dos Diários Associados no Distrito Federal, e em decorrência do lamentável fato ocorrido nesta semana com a censura prévia imposta, por decisão judicial, […]
PALAVRAS & FRASES Sebastião Jorge (*) Avançada no tempo, século 13, foi Joana, rainha de Nápoles, Itália. Bela, moça e inteligente, além de mecenas de poetas, artistas e intelectuais, regulamentou os bordéis. O ato lhe custou caro, mas soube como se vingar da maledicência. Ora, se os lupanares incomodam, em particular, àqueles que não o […]
ELEIÇÕES NOS EUA O gasto em anúncios políticos na TV para as eleições deste ano superou a despesa da corrida presidencial de 2000. Jim Drinkard [USA Today, 17/10/02] revela que a disputa entre Bush e Al Gore consumiu US$ 672 milhões, soma já superada pela eleição atual, que deve eleger governadores e representantes no Congresso. […]
LULA PRESIDENTE / ELEIÇÕES 2002 “O telepresidente da República”, copyright Jornal do Brasil, 24/10/02 “O debate de amanhã, na Rede Globo, entre José Serra e Luiz Inácio Lula da Silva, será o epílogo de uma das sagas mais tensas e mais intensas jamais exibidas pela televisão brasileira. A campanha presidencial de 2002 foi um megaespetáculo […]
FOLHA DE S.PAULO "Suando na esteira", copyright Folha de S.Paulo, 27/10/02 "A disputa pelo Planalto começou a ocupar as páginas dos jornais há cerca de um ano. De lá para cá, numa conjuntura econômica adversa, a Folha gastou toneladas de tinta e de papel; milhares de reais foram aplicados na logística de produção do noticiário. […]