VENEZUELA, GOLPE E CONTRAGOLPE Mário Augusto Jakobskind (*) Que papelão o da mídia na cobertura dos acontecimentos na Venezuela. Ao contrário do que disseram os militares golpistas, e que principalmente os canais de televisão passaram adiante, o presidente Hugo Chávez não tinha renunciado ao mandato, mas fora deposto por um golpe de estado, que já […]
Edição: 205
NÚMERO-NOTÍCIA Antonio Fernando Beraldo (*) Daqui para frente, até os idos de outubro, todos nós, brasileiros, sofreremos o desenfreado assédio propagandístico da miríade de candidatos aos cargos eletivos a se atropelarem diante de nós, via mídia, com a predominância bombástica dos presidenciáveis. Na enxurrada delirante que se avoluma, coalhada de panfletos, autidórs, fitinhas, adesivos, canetas, […]
INDÚSTRIA DA DIFAMAÇÃO Alberto Dines De cada dez eventos denuncistas, oito foram produzidos pelo PFL sob a forma de fitas ou dossiês entregues à mídia e divulgados sem a menor averiguação. Basta compulsar as edições anteriores deste Observatório para concluir que a degradação dos padrões do jornalismo brasileiro foi acelerada nos últimos cinco anos pela […]
COBERTURA ELEITORAL Luiz Weis (*) A ilustração da capa da edição da Veja (n? 1.774) que circula com data de 23 de outubro é de ver ? uma, duas, muitas vezes ? para crer. No Brasil de hoje, ela dá um novo e degradante significado ao que ingleses chamam gutter press (imprensa de esgoto). Uma […]
ECOS DA CAMPANHA Muniz Sodré (*) A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva suscita para os observadores da mídia a questão crucial de saber se ela ainda é mesmo uma aliada do funcionamento da democracia. Não há dúvida de que a mídia, desta vez, comportou-se bem, primando na maioria de seus veículos pela neutralidade, […]
ROBERTO DRUMMOND (1933-2002) Deonísio da Silva (*) Ano de 1994. Roberto Drummond estava preocupado com o presidente Fernando Henrique Cardoso. O signatário tem testemunhas do que vai narrar. O escritor mineiro propunha aos colegas brasileiros que estavam na Alemanha a convite da Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo) um documento que […]
PUBLICIDADE / PERSPECTIVA 2003 "Publicidade espera crescer até 10% em 2003, após dois anos de queda", copyright Cidade Biz (www.cidadebiz.com.br), 26/12/02 "A publicidade brasileira está fazendo sua fezinha para o ano novo. Após dois anos seguidos de queda, o setor espera respirar em 2003. A estimativa da Abap, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade, […]
TELETIPO O grupo Repórteres sem Fronteiras, ao lado das organizações Inter-American Press Association, Fundación para la Libertad de Prensa, Proyecto Antonio Nariño e Instituto Prensa y Sociedad, lançou um relatório detalhando as ameaças, restrições e pressões sobre a imprensa da região colombiana de Arauca. As entidades estiveram no local no fim de novembro, após o […]
O CRIME NA IMPRENSA Carlos Vogt A violência descontrolada, que se abate sobre as cidades brasileiras e abate os nossos cidadãos, assusta pelo descontrole e mais ainda pelo controle que os seus agentes, sejam eles quem forem, mostram ter do processo. Estamos ensanduichados entre o descontrole dos resultados e o controle perversamente eficaz das ações […]
IMPRENSA & EMPRESA Luiz Weis (*) Na semana passada, sob a rubrica "Entre aspas", este Observatório reproduziu a versão em português de um artigo publicado originalmente no Washington Post em 30/1 e transcrito pelo Estado de S.Paulo, quatro dias depois [veja remissão abaixo]. O artigo, intitulado "The press?s business", tem como gancho o escândalo da […]
CASO TIM LOPES Alberto Dines Quinze dias depois da tragédia que enlutou a família de Tim Lopes e o jornalismo brasileiro percebem-se dois movimentos: ** Autoridades de todos os níveis, pressionadas pela emoção pública orquestrada com competência pela Rede Globo, começam a se mexer. Deixam de lado rivalidades partidárias, interrompem o jogo de empurra e […]
CENSURA TOGADA (*) Alberto Dines Voltamos à estaca zero em matéria de liberdade de informação, 34 anos depois do AI-5. De quinta-feira até ontem ? ou até hoje ? o Brasil esteve ? ou está ? sob censura total. Proibido de saber. Embargado no seu direito de conhecer e reclamar. Não se trata de censura […]
CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Alberto Dines A segunda reunião do Conselho de Comunicação Social (CCS) ? em 5/8; na realidade a primeira, porque a anterior foi de instalação ? provou que é possivel superar divergências políticas quando existe uma convergência nuclear pelo pelo bem comum. A questão que permitiu o consenso foi acrescentada à ultima […]
ADÃO, EVA & CIA. Alberto Dines Na infindável competição com Deus, o ser humano sempre tentou fazer algo interditado: criar um ser vivo e pensante. As histórias sobre os “monstros” criados pela inteligência humana permeiam (há um milênio pelo menos) a astrologia, superstição, folclore, esoterismo e a ficção científica. O Dr. Frankenstein e o Golem […]
PESQUISAS ELEITORAIS Antonio Fernando Beraldo (*) Na reta final das primeiras eleições presidenciais do século, as paixões estão à solta na mídia, com direito a tudo quanto é tipo de exercício de futurologia imediata, tendo por base o alastramento da pesquisite (que está de velas pandas) e o perigoso deleite das correlações estatísticas. As paixões […]
INDÚSTRIA DA DIFAMAÇÃO Luiz Weis (*) A revista IstoÉ, se tivesse provado o que diz na matéria de capa da edição desta semana (n? 1.694), mereceria conquistar o Prêmio Esso de Jornalismo pelo segundo ano consecutivo. Como não provou ? e enquanto não provar ? deveria ser obrigada a circular envolta numa tarja marrom com […]
COBERTURA ELEITORAL Nilson Lage (*) Vinte anos depois do escândalo da Proconsult, denunciado por um jornalista caprichoso que contou votos, urna por urna, na eleição para governador do Rio de Janeiro, e provou que o programa de totalização do Tribunal Regional Eleitoral estava fraudado, chegamos, enfim, ao momento em que isso é impossível: não há […]
ENTREVISTA / FÁTIMA PACHECO JORDÃO "A sociedade civil vai ser uma protagonista como jamais se cobriu" Mauro Malin Por que melhorou o trabalho da mídia na cobertura das eleições de 2002? A socióloga Fátima Pacheco Jordão aponta como fatores principais o ambiente democrático - no qual a atitude do presidente Fernando Henrique Cardoso tem posição […]
CARLITO MAIA (1924-2002) Betty Milan, de Paris (*) Posso eu, diante de um pedido assim tão delicado, não escrever? Impossível, ainda que eu já tenha escrito O Clarão e passado três anos refletindo sobre a amizade e a morte a partir da história do "homem que mandava flores" e nos fez entender que o flower […]
BALANÇO & PERSPECTIVA / TV "Quem faturou e quem vai faturar na TV", copyright O Estado de S. Paulo, 29/12/02 "Cintos mais apertados, clima de Copa do Mundo, eleições, retomada dos games shows e mais reality shows. Não faltaram motivos para que a TV voltasse a respirar com aumento dos investimentos publicitários este ano. Mas […]