A página da Campaign for Press and Broadcasting Freedom funciona como uma espécie de monitor da mídia canadense. Preocupado com a alarmante concentração de mídia no país – atualmente, três grandes cadeias de jornais controlam 72% dos diários e cinco corporações atingem mais de 60% dos telespectadores –, um grupo de cidadãos e profissionais de […]
Edição: 218
A organização americana Media Tank, fundada em 2002, tem como objetivo promover uma consciência maior do público sobre o papel vital e cívico da mídia. Na página há textos e links para artigos que discutem a fusão de grandes conglomerados e a revisão das leis de propriedade de mídia pelo FCC (Conselho Federal de Comunicações), […]
SEM NOTÍCIAS Marcio Varella (*) Para ficar bem informado sobre o conflito no Oriente Médio o brasileiro tem que ler jornais estrangeiros, de preferência de países que não estejam envolvidos na invasão americana ao Iraque. O Clarín, de Buenos Aires, por exemplo, na edição do dia 22 de março, já trazia o número de civis […]
FARO FINO Luciano Martins Costa (*) Quando, nos anos 1990, os jornais brasileiros começaram a trocar os velhos sistemas de informática centralizados por redes de microcomputadores, um dos recursos mais promissores era a maior facilidade para o agendamento de compromissos dos repórteres. De fato, a ferramenta se revelou muito útil ? permite que logo após […]
EDITORES DE LIVROS Norma Couri (*) Vai sair o sexto volume de uma coleção inédita. A edição é da Edusp e da Com-Arte, dos alunos de Editoração da Escola de Comunicação e Artes da USP, e o tema da coleção é justamente o editor. Chama-se Editando o Editor e já tratou da vida e trabalho […]
TELETIPO Nos primeiros dias de conflito no Iraque, os sítios de internet dos governos americano e britânico ficaram congestionados. Internautas à procura de informação tornaram quase impossível acessar a página do Exército dos EUA e o sítio de terrorismo do Ministério do Interior inglês. Aparentemente, os administradores não se prepararam para o aumento de tráfego; […]
COBERTURA DE GUERRA “Diario New York Post llama a boicotear a artistas que se oponen a la guerra”, copyright Rebelión www.rebelion.org, 24/03/03 “Es una lista negra. Una guía de actores y cantantes que el popular diario estadounidense New York Post llama directamente a sabotear por su rechazo a la guerra contra Irak. El virulento artículo […]
JORNAL DE NOTÍCIAS "Nem virar a sul nem perder o norte", copyright Jornal de Notícias, 30/3/03 "Não esquecendo as suas raízes, o JN procura tratar todos os clubes por igual. Vários leitores reagiram ao tratamento jornalístico dado pelo JN às vitórias do FC Porto e do Boavista, nos jogos do passado dia 20, para os […]
SANDICE HOLLYWOODIANA Cláudia Rodrigues (*) "A opinião pública mundial é hoje uma realidade. Está começando também a ser uma força nas questões mundiais, e uma das coisas que mais detesta e condena é o emprego da força de um país poderoso contra outro mais fraco. Todos os que desaprovam o caráter do regime do país […]
ECOS DE MOMO Renato Delmanto (*) Carnaval sempre foi um prato cheio para os veículos de comunicação. O espetáculo das escolas de samba, as lindas mulheres seminuas, a beleza das alegorias, a alegria dos blocos de rua e dos trios elétricos ? o Carnaval sempre gerou farto material para televisões, rádios, jornais e revistas. E […]
TERCEIRA EDIÇÃO Decidindo o que é notícia : os bastidores do telejornalismo, de Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior, Editora da PUC-RS, 2003; R$ 16,00; tel. (51) 320.3523 ramal 3523, e-mail <edipucrs@pucrs.rs> [Do release da editora] Hoje a mídia, em particular o noticiário televisivo, ocupa um lugar central na sociedade. Dentro desse contexto, cada vez mais […]
TELETIPO Apesar da história de inimizade entre Iraque e Irã, a imprensa iraniana é declaradamente contra a invasão americana, revela Parisa Hafezi [Reuters, 27/3/03]. O governo afirma ser neutro em relação à guerra, mas a TV estatal carimba a cobertura do conflito com o logotipo "guerra de dominação" e chama EUA e Reino Unido de […]
COBERTURA DE GUERRA “Cobertura de TVs árabes desperta fúria contra tropas da coalizão”, copyright Folha de S. Paulo / Reuters, 26/03/03 “Diferentemente do que aconteceu na Guerra do Golfo, em 1991, quando os olhos do mundo estavam focados na CNN, os árabes agora se voltam para três emissoras que estão, segundo especialistas, repletas de imagens […]
GAME OVER José Carlos Antonio (*) Não estava no script, mas a TV mostrou familiares de prisioneiros americanos em situação de desespero, mostrou soldados americanos e iraquianos mortos e estropiados, mostrou velhos e criancinhas iraquianas em frangalhos, casas e escolas destruídas… Mas foi só um pouquinho. Um pouquinho suficiente apenas para que aquelas "almas mais […]
CRIME ORGANIZADO Chico Bruno (*) Em sua tarefa de renovação editorial do jornal A Tarde, o jornalista Ricardo Noblat tem afirmado que seu trabalho está baseado na máxima de descartar o que não é notícia. Está correto o jornalista, no caso particular de A Tarde, que durante muito tempo gastou toneladas de papel para divulgar […]
FUTEBOL & LITERATURA Hideraldo Luís Bellini (*) Futebol de craques… e dos cartolas pernas-de-pau, de José Dias, Editora Mauad, 2003; <http://www.mauad.com.br>; R$ 25 [Texto da 4? capa do livro, reproduzido do sítio da editora; título da redação do OI] O nome do jornalista José Dias se confunde com a própria história da reportagem esportiva brasileira. […]
TELETIPO Devido ao cancelamento de seu programa de entrevistas, a âncora Connie Chung decidiu deixar a CNN. Apesar de comandar o terceiro programa mais assistido da rede, Connie foi muito criticada por centrar demais em celebridades e assuntos típicos de tablóide: o próprio fundador da CNN, Ted Turner, classificou o programa como "simplesmente horrível" em […]
COBERTURA DE GUERRA “Mídia dos EUA evita veicular anúncios contra a guerra”, copyright Folha Online / Reuters, 27/03/03 “Grupos contrários à guerra reclamam porque não podem veicular seus anúncios contra a ofensiva anglo-americana ao Iraque na mídia dos Estados Unidos. O grupo de defesa dos direitos civis TrueMajority declarou que não teve problemas em publicar […]
CORAÇÕES E MENTES José Carlos Aragão (*) Ao longo de quase todo o último século, os Estados Unidos investiram incontáveis "zilhões" de dólares em uma poderosa arma de conquista e dominação de todos os povos do mundo: a propaganda. Muito mais eficazes que seus submarinos nucleares, seus mísseis teleguiados ou seus marines superequipados em combate […]
DIÁRIOS ASSOCIADOS Luiz Martins (*) O Conselho Acionário das Emissoras e Diários Associados foi convocado extraordinariamente para decidir na quinta-feira, 3 de abril, no Rio, na sede do condomínio, no prédio do Jornal do Commercio, se expulsa ou não dos seus quadros o jornalista Ricardo Noblat. Não é a primeira vez que uma proposta de […]