SUSAN SONTAG "Susan Sontag vê a dor", copyright Folha de S. Paulo, 24/08/03 "Em ?Ensaios sobre a Fotografia?, estudo clássico escrito no fim dos anos 70, Susan Sontag defendia que a força moral das fotos de guerra estaria neutralizada pelo excesso de exposição. Inundados por imagens capazes de causar indignação, teríamos perdido a capacidade de […]
Edição: 239
O POVO “Uma questão matemática”, copyright O Povo, 24/8/03 "A relação entre fonte e jornalista deve ser baseada no fundamento da ética. Agregadas a isso estão a confiança e, quando necessário, a preservação da origem da informação. Ocorre que se esses postulados não forem observados com o indispensável rigor abrem-se caminhos para ruinosas distorções. Desde […]
BBC Pesquisa da União Nacional dos Jornalistas (NUJ, sigla em inglês) britânica denuncia que os profissionais que trabalham em TV e rádio são os que mais sofrem pressões e ameaças no emprego e que a BBC é, com ampla vantagem, a que mais tem casos deste tipo. Das pessoas que responderam pesquisa da NUJ e […]
TELETIPO A Comissão Federal de Comunicações liberou a America Online para colocar recursos de vídeo em seu programa de bate-papo pela internet, o AOL Instant Messenger. A restrição havia sido imposta como forma de regular o mercado de internet em 2001, quando a AOL se fundiu com a Time Warner, ambas companhias gigantes de comunicação. […]
CÁSPER LÍBERO, 2013 Paulo Nassar (*) Tive um pesadelo. É madrugada, chego para as aulas da Divisão Cásper AM/PM, que oferece aos alunos, ininterruptamente e de forma conveniente, cursos velozes de Jornalismo em Pílulas, Relações Públicas em Lata, Publicidade e Propaganda a qualquer custo, Turismo, Administração, Matemática, Medicina, Engenharia, Relações Internacionais, Secretariado e Comunicação Empresarial […]
SUSAN SONTAG "Imagens da dor", copyright Veja, 27/08/03 "Quando precisa identificar-se, a americana Susan Sontag gosta de usar apenas uma palavra: escritora. Mas, ao menos no Brasil, o termo ?intelectual? define melhor o tipo de personagem polivalente que ela é – alguém que tem no currículo ensaios, romances e roteiros, além de ser referência em […]
URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 30/12/03 Voc? confia na informa??o radiof?nica? Respostas Votos Porcentagem Sim 152 62,0% N?o 95 38,0% Total de votos: 247 23/12/03 A mídia tem sido um espelho fiel das mudanças que ocorrem no mundo? […]
REVISTAS DE ENTRETENIMENTO As circulações de Us Weekly e, principalmente, de O, a revista de Oprah Winfrey, continuam crescendo. É o que relatou a Audit Bureau of Circulations, órgão americano que mede e analisa a circulação de publicações nacionais. A Us liderou o crescimento na categoria de revista de entretenimento ? que, como um todo, […]
TEMPO REAL Luciano Martins Costa (*) O choque da tecnologia nos meios de comunicação, especialmente nos jornais, está longe de dar um alívio. Na verdade, o golpe mais violento começa a se configurar, sob a forma de aparelhos de comunicação móvel ? telefones celulares, computadores de mão e outros dispositivos eletrônicos, que conjugam a mobilidade […]
TEORIA DA COMUNICAÇÃO Ismael de Freitas (*) "Para conhecer os príncipes é preciso ser povo." (Maquiavel) Procurarei aqui propor algumas reflexões sobre a prática jornalística baseado nos trabalhos de alguns autores marxistas e do pensamento de Freud. Para tal empreitada terei que me valer, como linha de apoio, do trabalho de Louis Althusser (Marx e […]
ECOS DA GUERRA "Terror: nem ?mas? nem meio ?mas?", copyright Jornal do Brasil, 23/08/03 "O terrorismo legitima-se nas conjunções. Nasce do ódio, entranha-se nas ressalvas. Já nas horas seguintes ao 11 de setembro de 2001 apareceram vozes hipócritas a lamentar as mortes mas rendidas às supostas razões dos assassinos. Condenaram o morticínio porém admitiam as […]
CUSTOMER PUBLISHING Em meio à má fase vivida pelo mercado mundial de revistas, existe um ramo que vai muito bem ? o das revistas associadas a marcas. Gradativamente elas deixam de ser simples folhetos de propaganda para servirem de fato como fonte de informação para os leitores. Reportagem da Economist [21/8/03] mostra que grandes editoras, […]
HAROLDO DE CAMPOS (1929-2003) Ivo Lucchesi (*) É inacreditável mas absolutamente verdadeiro. Não há registro anterior capaz de igualar-se na torrente de perdas de inteligência brasileira no exíguo tempo de uma semana. A manhã do domingo (17/8/) estampava nos noticiários a morte do inventivo Haroldo de Campos. Eis, porém, que o antigo adágio popular "Agosto, […]
COLUNISMO SOCIAL Muniz Sodré (*) "Gente Boa", a recente seção diária de Joaquim Ferreira dos Santos no segundo caderno de O Globo, substitui, como bem se sabe, a "coluna social" que era tradicionalmente assinada por Hildegard Angel. O fato tem interesse ao mesmo tempo jornalístico e sociológico ? representa, na verdade, uma virada na mitologia […]
PORTUGAL "Jornalista do futuro: tecnológico, ?faz-tudo? e ?free-lancer?", copyright Público (www.publico.pt), 24/08/03 "Computador às costas, com antenas; viseira com vídeo e máquina fotográfica incorporados; bloco e caneta electrónicos; GPS e outras maquinetas. Os equipamentos que andam a ser congeminados nos laboratórios das universidades para apetrechar o ?jornalista do futuro? farão com que os repórteres se […]
IMPRENSA DO IRAQUE O governo dos EUA indicou um representante para governar as emissoras e a imprensa iraquianas. O responsável estabelecerá programas de treinamento para jornalistas e planejará a construção de uma emissora de rádio e TV estatal. A medida faz parte dos esforços americanos em regular a mídia noticiosa que floresce no Iraque, sem, […]
TEXTO & EDIÇÃO Alberto Dines Depois da espinafração pública da parte do comando das Organizações Globo, Época merecia uma quarentena [veja remissão abaixo]. Conviria, no entanto, retornar ao caderno especial em memória de Roberto Marinho (edição de 11/8) não apenas para reparar um erro documental, mas para estranhar que o assunto tenha escapado àqueles que […]
MÍDIA ESPORTIVA Gilson Caroni Filho (*) Há seis anos, num sorrateiro 26 de outubro, chegava às bancas do Rio de Janeiro a primeira edição do jornal Lance!. Uma semana depois, no dia 2 de novembro, sairia a edição paulista. Contrariando prognósticos pessimistas, a maior inovação do jornalismo esportivo, nos anos 90, veio para se consolidar […]
GZM AGONIZA "Tanure assume comercial da ?GM?", copyright Folha de S. Paulo, 22/08/03 "Os empresários Nelson Tanure e Luiz Fernando Levy assinaram contrato ontem, no Rio de Janeiro, para que a empresa CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), que controla o ?Jornal do Brasil?, assuma o departamento comercial da ?Gazeta Mercantil?. O acordo foi confirmado pelo […]
REALITY SHOW Fãs de Casa dos Artistas e programas do gênero podem se empolgar com os shows, mas nada que se compare ao envolvimento de milhões de sírios, libaneses e jordanianos que enlouquecem com Superstar, o programa de TV mais assistido no mundo árabe. Até a semana passada, a competição fluiu tranqüila. Mas quando o […]