Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 240

Informação é para ser reproduzida. Ou não?

PROPRIEDADE INTELECTUAL Gustavo Barreto (*) O jornalismo tem, antes de tudo, uma função social. Nunca é demais lembrar este dado, principalmente quando conversamos sobre um importante tema: a propriedade intelectual. Se um jornalista faz uma reportagem absolutamente importante, algo que poderá trazer benefícios à população ? a tão desprezada utilidade pública ?, devemos "respeitar a […]

Wilson Silveira

GOVERNO LULA “Planalto imita Sarney e FHC e deve lançar programa de rádio para Lula”, copyright Folha de S. Paulo, 27/08/03 “O Palácio do Planalto e a Radiobrás preparam-se para lançar, provavelmente no mês que vem, um programa de rádio para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se de uma nova versão do ?Conversa […]

Bernardo Ajzenberg

FOLHA DE S. PAULO "Teoria e prática", copyright Folha de S. Paulo, 31/8/03 "Recorro mais uma vez ao ?Manual da Redação? da Folha. Diz, na página 62, o verbete ?Didatismo?: ?Qualidade essencial do jornalismo e um dos objetivos básicos do Projeto Folha. Todo texto deve ser redigido a partir do princípio de que o leitor […]

A mídia entre perdas e danos – II

BOMBAS & MANCHETES Ivo Lucchesi (*) O tempo passa, entretanto com ele não passa o furor de uma escalada de horror que se multiplica em horas e locais dos mais diversos. Em nome da "Justiça Infinita", título dado pelo governo Bush II, o mundo se faz palco de sucessivos atentados no quais, em comum, reside […]

Política externa guiada pela TV

TELETIPO Lawrence Eagleburger, antigo secretário de Estado do ex-presidente americano George Bush (pai) revelou em seminário que conseguiu evitar que os EUA interviessem na Iugoslávia em guerra, apesar das imagens terríveis que a TV mostrava do país, graças às imagens ainda mais terríveis dos conflitos na Somália. "A televisão nos deu a oportunidade de escolher", […]

A sinceridade parananese e o presente de Deus

MATÉRIAS PAGAS Luiz Antonio Magalhães O jornalista Fernando Rodrigues revelou, em reportagem publicada nesta terça-feira (2/09) na Folha de S. Paulo, os valores e os documentos de um negócio que muita gente no meio jornalístico sabe que existe, mas não tem como provar: o desembolso, por parte de órgãos governamentais e políticos, para que jornais […]

O Estado de S. Paulo

GOVERNO LULA “Duda usa mantras para ensinar candidatos”, copyright O Estado de S. Paulo, 29/08/03 “O publicitário Duda Mendonça tem usado e abusado de seus mantras para ensinar prefeitos e candidatos petistas nas próximas eleições a fazer uma campanha eficiente. No Primeiro Seminário de Comunicação e Propaganda Eleitoral do PT, realizado ontem em na capital […]

Roberto Maciel

O POVO "No terreiro da cópia", copyright O Povo, 31/8/03 "O Guia de Redação e Estilo do O Povo traz esta definição: ?Plágio ? O Povo considera prática inadmissível de seus jornalistas a utilização de textos, idéias ou trabalhos de levantamentos de pessoas ou instituições, sem que se atribua à verdadeira fonte. Essa prática constitui […]

A mídia e o terrorismo

BOMBAS & MANCHETES Nilmário Miranda (*) Transcrição da participação gravada do Secretário Nacional dos Direitos Humanos no programa Observatório da Imprensa na TV n? 255, exibido pela Rede Pública de TV em 26/8/03 "Não acredito que a mídia tenha sido complacente com o terrorismo, pelo contrário. Existe praticamente unanimidade na mídia brasileira em condenar o […]

Hábitos novos na cidade e na metrópole

ARQUITETURA DA POBREZA Deonísio da Silva Comparada a São Paulo, a maior megalópole do Brasil, a pequena Passo Fundo (RS) perde em quase tudo, a não ser, é claro, naqueles males que, ao contrário do que reza o provérbio, não vêm para o bem, vêm para o mal. Ainda assim, as pragas urbanas não lhe […]

Engenheiros de obra feita

PICADEIRO O desastre que vitimou 21 funcionários do Centro Técnico Aeroespacial de São José dos Campos (SP) que trabalhavam no Centro de Lançamento de Alcântara no último dia 22 ? a três dias do lançamento do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite) ? naturalmente causou comoção nacional e foi amplamente divulgado pela imprensa. Até agora, a […]

Fernando Rodrigues

REPORTAGENS COMPRADAS “Mídia do PR vende R$ 6,4 mi de ?reportagens?”, copyright Folha de S. Paulo, 2/09/03 “O governo do Estado do Paraná gastou R$ 6,418 milhões em 2002 com a compra de ?reportagens? em 76 veículos de comunicação (68 jornais, 6 revistas e 2 colunas). O governador do Estado na época era Jaime Lerner […]

Robert Solé

LE MONDE "La complainte de Vilnius", copyright Le Monde, 31/8/03 "Dans son dernier numéro (daté 27 août), Le Canard enchaîné signale ?une délicate attention? du service commercial du Monde pour… Yvan Colonna. L?homme suspecté d?avoir assassiné le préfet Erignac aurait reçu une lettre du quotidien, à la prison de Fleury-Mérogis, exprimant le souhait de le compter ?très longtemps? […]

Coragem para reinventar

O FUTURO É AGORA Luciano Martins Costa (*) Conversa recente com os professores de Jornalismo da Universidade Católica de Santos (SP), a propósito da renovação do currículo da Faculdade de Comunicação, a que se dedicam nestes dias, me encoraja a tecer algumas idéias um pouco além das questões estratégicas e de tecnologia referentes à gestão […]

Épica e o enredo de espantos

PAIXÃO & DESATINO Wagner Carelli (*) Texto da "orelha" de Concerto para paixão e desatino, de Moacir Japiassu, 352 pp., W11 Editores, São Paulo, 2003; R$ 39,00; título e intertítulo da redação do OI Fazer cumprir a missão das "orelhas" de um livro e encetar uma síntese abreviada de seu conteúdo é, no caso deste […]

Questão de ética e de qualidade

ENTREVISTA POR E-MAIL Para economizar tempo e aumentar a produtividade, muitos jornalistas estão recorrendo à entrevista por e-mail. Mas esse "poupa-tempo" tecnológico pode ser perigoso, de acordo com reportagem de Michael Bugeja [Editor & Publisher, 29/8/03]. Há três pontos centrais que precisam ser avaliados jornalisticamente: a autenticidade das citações literais ? não há como saber […]

Milton Coelho da Graça

MÍDIA & JUDICIÁRIO “Imprensa é chave da caixa preta”, copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 26/08/03 “Na democracia não pode haver caixa preta porque a Constituição é implacável, sem mas, contudo ou entretanto, quando afirma que todos são iguais perante a lei. E também consagra o direito de todos sabermos o que ocorre nos mais escuros corredores e […]

Balanço da urn@    

URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 30/12/03 Voc? confia na informa??o radiof?nica? Respostas Votos Porcentagem Sim 152 62,0% N?o 95 38,0% Total de votos: 247   23/12/03 A mídia tem sido um espelho fiel das mudanças que ocorrem no mundo? […]

Tropeços e lições dos barões da mídia

BBC & THE NEW YORK TIMES Arnaldo Dines, de Nova York Para alguns críticos de mídia, o universo consiste apenas de extremos. É branco ou preto, oito ou oitenta, tudo ou nada. É um universo de verdades absolutas, onde barões da informação são condenados sumariamente ao purgatório, enquanto as estatais de mídia são elevadas ao […]

Novas possibilidades para o jornalismo

APURAÇÃO DIGITAL [do release da editora] O ciberespaço como fonte para os jornalistas, de Elias Machado, Editora Calandra, 188 pp., Salvador, 2003; e-mail <editoracalandra@uol.com.br>; R$ 30,00 A chegada das redes digitais às redações trouxe muitas transformações para a atividade jornalística diária e a principal delas, certamente, foi a possibilidade de se ter acesso a informações […]