Saturday, 16 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Edição: 244

Revista de jornalismo visual

The Digital Journalist é uma revista virtual mensal de fotojornalismo e videojornalismo, cobrindo a convergência desses meios com o aumento do uso de equipamentos digitais. Mantido por um grupo de profissionais com experiência em grandes veículos americanos e europeus, traz em toda edição uma grande reportagem fotográfica e alguns artigos sobre o chamado de ‘jornalismo […]

Índice da imprensa mundial

Cyberjournalist é um sítio que trata do impacto da convergência de meios e da internet sobre o jornalismo. De atualização constante, a página apresenta exemplos de trabalhos que aparecem na rede, avaliando-os. Tem também um blog que informa sobre a influência desses diários virtuais na mídia e uma lista de blogs feitos por jornalistas. Além […]

Princípio constitucional não é mantra

DOMINGO ILEGAL Ana Lúcia Amaral (*) Há o ditado segundo o qual "de médico e louco todos temos um pouco". Eu acrescentaria, com base na última edição online deste Observatório, que "de médico, louco e jurista todos temos um pouco". Os textos ali publicados [remissões abaixo] bem demonstram um traço característico dos brasileiros em geral. […]

Mídia francesa no banco dos réus

O CASO BAUDIS Leneide Duarte Plon, de Paris Um travesti, duas ex-prostitutas, um assassino em série. Histórias de noitadas sadomasoquistas com autoridades do Judiciário e do Executivo da cidade francesa de Toulouse. Tudo se passou na década de 1990, na "Cidade Rosa". Eram esses o cenário e os personagens das reportagens político-policiais que movimentaram a […]

Mercado de revistas está um pouco melhor

TELETIPO O semanário Advertising Age [22/9/03], especializado no mercado publicitário, publicou resultados da pesquisa Top 300 Magazines, que analisa o desempenho financeiro das 300 maiores revistas dos EUA em 2002. A principal conclusão é que os lucros voltaram a crescer timidamente, após um período de crise, apesar de o número médio de páginas de publicidade […]

Mas que raios, pá

ÍNDICES DE AUDIÊNCIA Claudio Weber Abramo (*) Outro dia, precisando saber uns números para mencionar num relatório sobre a imprensa brasileira, deparei-me com uma dificuldade curiosa: quantas pessoas assistem ao Jornal Nacional, da Globo; quantas pessoas assistem ao jornal do Boris Casoy, na Record? Virei e mexi na internet e, pasmem, só consegui encontrar alguma […]

A Capes e a utilidade de um portal

FATOS & BOATOS Christiane de Assis Pacheco (*) Vem circulando na rede, nos últimos meses, mensagem de e-mail alertando a comunidade acadêmica sobre o possível fechamento do Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), um sítio que disponibiliza para download gratuito artigos científicos de praticamente todas as áreas do […]

Folha de S. Paulo

LIBERDADE DE IMPRENSA “Marco Aurélio defende nova Lei de Imprensa”, copyright Folha de S. Paulo, 30/09/03 “O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio de Mello defendeu ontem a criação de uma nova Lei de Imprensa, em seminário sobre direito de acesso a informações públicas organizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em […]

Informar, não rotular

THE WASHINGTON POST Muitos leitores escrevem ao Washington Post reclamando que o jornal seria tendencioso na cobertura do conflito entre israelenses e palestinos, sendo estes os favorecidos. Não aceitam que grupos como Hamas e Jihad Islâmica sejam chamados de "militantes" em vez de "terroristas". O ombudsman Michael Getler, em coluna de 21/9/03 explica qual é […]

A quem interessa formar senso crítico?

DOMINGO ILEGAL Sylvia Moretzsohn (*) A oportuna lembrança de recentes episódios que misturam ficção e realidade envolvendo a trama da (e o noticiário sobre a) novela das oito ajuda a redirecionar a discussão em torno do escândalo promovido pelo programa do Gugu. Mas parece que o professor Muniz Sodré esquece um de seus principais argumentos, […]

Nova política de créditos

THE NEW YORK TIMES Beatriz Singer Fazia tempo que o New York Times não ouvia elogios a seus outrora imbatíveis dotes editoriais. Sob as rédeas de Allan Siegal, o novo "editor de padrões" ou editor de qualidade, responsável por salvaguardar o estilo e a ética do veículo, as páginas do jornalão voltaram a ser elogiadas. […]

BusinessWeek de cara nova

TELETIPO A revista americana de negócios BusinessWeek chega às bancas com novo design esta semana. Como informa a Media Week [22/9/03], a mudança que mais chama a atenção dos leitores é o maior uso de fotos grandes, em detrimento de ilustrações. Ela também está com melhor "navegabilidade", graças à reformulação do índice e à nova […]

Imprensa viu só um lado do jogo

LULA E BUSH NA ONU Manuel Muñiz (*) Toda vez que um líder nacional discursa no exterior a imprensa brasileira demonstra seu costumeiro ufanismo, com páginas e páginas dedicadas à diplomacia do país. Como não poderia deixar de ser, o presidente Lula foi tema de matérias, antes e depois de seu discurso na abertura da […]

A falta que uma boa cobertura faz

FATOS & BOATOS Victor Gentilli Professores universitários e pesquisadores viveram as duas últimas semanas recebendo mensagens recorrentes sobre o "fechamento do portal de períódicos da Capes". O debate, de um modo geral, manteve-se circunscrito ao âmbito acadêmico. O portal de periódicos é fruto de um acerto comercial entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal […]

Otavio Frias Filho

ENSINO SUPERIOR “Fábricas de diploma”, copyright Folha de S. Paulo, 25/09/03 “Durante muito tempo, o ensino superior privado foi objeto de ironias. Faziam-se as ressalvas de praxe em favor das ilhas de excelência conhecidas, e o restante era posto no mesmo balaio de má-fé, exploração e péssima qualidade de ensino. Virou hábito falar em cursos […]

Fernando Martins

JORNAL DE NOTÍCIAS "Memória é selectiva e nem sempre conveniente", copyright Jornal de Notícias, 28/9/03 "Não memorizamos tudo o que queremos, nem seremos lembrados por aquilo que mais nos nobilita Dizer que a memória dos homens é curta, mais do que um lugar-comum, representa uma implícita censura social, quase sempre associada a um caso concreto […]

Fez-se justiça

DOMINGO ILEGAL Claudio Weber Abramo (*) Nunca assisti a programa "jornalístico" do sr. Gugu Liberato e espero nunca ser forçado a fazê-lo. Dificilmente seja lá o que for que façam poderá ser chamado de jornalismo. Logo, minha saída para o dilema proposto é semântica: dado que o tal programa não é jornalístico, mas alguma outra […]

Lynette Holloway pede as contas

THE NEW YORK TIMES Lynette Holloway foi o segundo nome mais citado na era dos escândalos do New York Times. Depois de Jayson Blair, ela foi a repórter que motivou a segunda mais longa correção na história do jornal. Finalmente, Lynette pediu demissão. Seu trabalho sobre a indústria fonográfica gerou cartas e mais cartas de […]

Sindicato boicota CNBC

TELETIPO Jornalistas do Wall Street Journal e outros veículos da Dow Jones estão se recusando a fazer aparições no canal de notícias CNBC. A companhia é paga para que alguns de seus profissionais façam comentários em programas da emissora, mas muitos não recebem pelo trabalho extra. A Independent Association of Publishers? Employees, sindicato que representa […]

Em nome da desinformação geral

COBERTURA PÍFIA Marcilene Forechi (*) Minha indignação inicial deu lugar à reflexão. Primeiro tentei compreender o que faz o dono de uma grande rede de supermercados pedir que seus seguranças coloquem para fora de uma de suas lojas a equipe de reportagem de televisão, que aguardava para falar com ele. É bom esclarecer ao leitor […]