Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 248

Balanço da urn@    

URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observat&oacutoacute;rio da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 30/12/03 Voc? confia na informa??o radiof?nica? Respostas Votos Porcentagem Sim 152 62,0% N?o 95 38,0% Total de votos: 247   23/12/03 A mídia tem sido um espelho fiel das mudanças que ocorrem no mundo? […]

Imprensa mexicana, poder e truculência

CASO EXCÉLSIOR Wladir Dupont (*), da Cidade do México Ao cair da tarde de 8 de julho de 1976, o diretor do então prestigioso jornalão mexicano Excélsior, Julio Scherer, acompanhado de uma centena de colaboradores fiéis e alguns correspondentes estrangeiros (o signatário incluído), descia às pressas, angustiado, as escadarias internas do velho prédio da imponente […]

Autor quer salvar mídia americana de elite liberal

TELETIPO O ex-correspondente da americana CBS, Bernard Goldberg, autor do best-seller Bias, está lançando outro livro em que acusa a imprensa de favorecer o ponto de vista liberal dos democratas. Para Howard Kurtz, do Washington Post [20/10/03], ele errou na mão: enquanto sua primeira obra construía um raciocínio, Arrogance (arrogância), tem um tom afetado e […]

O homem que sabe demais

TUDO É MÍDIA José Eduardo Gonçalves (*) Apresentação de Tudo é comunicação, de Paulo Nassar, 125 pp., Lazuli Editora <www.lazuli.com.br>, São Paulo, 2003; e-mail <lazuli@lazuli.com.br>; lançamento em 5/11/03, a partir das 18h30, na Livraria Cultura, Avenida Paulista, 2073, em São Paulo Então vamos direto ao ponto. Tem um bocado de coisas que eu gosto muito […]

Leila Reis

CHOCOLATE COM PIMENTA “Público gosta de histórias tradicionais”, copyright O Estado de S. Paulo, 26/10/03 “Enquanto a novela das 8 é alvo de críticas de uma parcela do público por ter esquentado o horário (as cenas de cama de Celebridade estão cada vez mais calientes, reclamam), Chocolate com Pimenta sobe na preferência da família. Ingênua, […]

Daniel Okrent, o primeiro ombudsman

Edição: Beatriz Singer (com Dennis Barbosa) THE NEW YORK TIMES Após alguns meses de espera, foi anunciado o primeiro editor público, ou ombudsman, do New York Times. Trata-se de Daniel Okrent, escritor e veterano em revistas de 55 anos, ex-editor-administrativo da Life e ex-editor de mídia da Time Inc. No mês passado, Okrent publicou o […]

Tribunal julga caso da revista Rosie

TELETIPO Os processos entre a apresentadora americana Rosie O?Donnel e a editora Gruner + Jahr finalmente chegam ao tribunal. Eles tinham um contrato pelo qual publicavam juntos a extinta revista Rosie, e agora se acusam mutuamente de quebra contratual. No ano passado, a publicação ia mal de vendas, quando a editora decidiu contratar a ex-editora […]

Compromisso com a independência

TUDO É MÍDIA Rodolfo Witzig Guttilla (*) Texto da "orelha"de Tudo é comunicação, de Paulo Nassar, 125 pp., Lazuli Editora <www.lazuli.com.br>, São Paulo, 2003; e-mail <lazuli@lazuli.com.br>; lançamento em 5/11/03, a partir das 18h30, na Livraria Cultura, Avenida Paulista, 2073, em São Paulo Os artigos aqui reunidos podem ser lidos como uma coletânea sobre a comunicação […]

Daniel Castro

PLAYBOY TV “Playboy TV Brasil”, copyright Folha de S. Paulo, 26/10/03 “Canal pago com 15 milhões de assinantes no mundo (300 mil no Brasil), o Playboy TV entra no próximo dia 2 na segunda fase do processo que está apimentando sua programação_até alguns meses, o canal não mostrava o órgão masculino. A pedido das mulheres […]

Paparazzi de Lady Di vão a julgamento

INVASÃO DE PRIVACIDADE Os três paparazzi franceses que perseguiram a princesa Diana e Dodi Fayed na noite do acidente fatal foram intimados a depor em 23/10 em um tribunal de Paris por invasão de privacidade. Trata-se do primeiro julgamento criminal relacionado ao acidente ocorrido em agosto de 1997. Jacques Langevin, da agência Sygma/Corbis, Christian Martinez, […]

Larry Flynt de olho na Penthouse

TELETIPO O polêmico Larry Flynt, publisher da revista masculina Hustler, está de olho na compra da sua principal concorrente, Penthouse, à venda por falência. A proprietária da revista, General Media, deve mais de US$ 67 milhões a credores e, por isso, está tendo aos poucos que desfazer o império. Penthouse é o carro-chefe da operação, […]

Uma experiência de reforma universitária

ESTANTE Ciclos e metamorfoses ? Uma experiência de reforma universitária, de Maria da Conceição de Almeida e Margarida Knobbe, Editora Sulina <www.editorasulina.com.br>, Porto Alegre, 2003; preço: R$ 23; e-mail <ed.sulina@via-rs.net> Se há insatisfação com a prática hegemônica da pesquisa científica e do fazer universitário, cabe perguntar: qual ciência e qual universidade são desejáveis para enfrentar […]

Daniel Castro e Claudia Croitor

UM SÓ CORAÇÃO “O bolo da festa”, copyright Folha de S. Paulo, 26/10/03 “Escrita por Maria Adelaide Amaral, 61, e Alcides Nogueira, 53, e em gravação há duas semanas, a minissérie ?Um Só Coração? será o maior produto comemorativo dos 450 anos de São Paulo, em janeiro, que mobilizará boa parte das programações de Globo, […]

Poucos recursos para canal internacional

FRANÇA O Canal Francês Internacional de Notícias (CFII, sigla em francês), projeto debatido há pelo menos duas décadas e finalmente posto em prática pelo governo do presidente Jacques Chirac, um de seus entusiastas, tem gerado certa polêmica. A idéia é estabelecer, com recursos estatais, um canal de televisão noticioso que possa fazer frente à CNN […]

Duda se comunica e se trumbica

VINGANÇA DO CHACRINHA Alberto Dines Inevitável: sabia-se que depois do ligeiro desgaste do presidente Lula nas pesquisas, seguir-se-ia algum truque de marketing. Ninguém poderia imaginar que no lugar dos coelhinhos saindo da cartola apareceria um mago em pessoa: o Dr. Gogó. Deitou falação o José Eduardo Mendonça, vulgo Duda. Primeiro em Salvador (sexta, 24/10), quando […]

Prazeres e desgraças das novas mídias

ERA DIGITAL Lucas Fernandes (*) "Na virada do século, percebemo-nos "cidadãos do mundo" ? não no sentido de pessoas viajadas, mas sim das que compartilham um mesmo cotidiano. Marlboro, Disney, fast-food, lojas, chocolates, televisão, computadores invadem nossas vidas, nos constrangem ou nos libertam, fazem parte do dia-a-dia. Esta é uma reflexão sobre a mundialização da […]

Xico Sá

SEXO FRÁGIL “O lendário homem sensível ataca outra vez”, copyright Folha de S. Paulo, 24/10/03 “OHS, essa praga inventada pela publicidade para vender cremes e ervas finas, ataca novamente. HS vem a ser homem sensível, um produto tão bom quanto cerveja sem álcool, ouvir musica new age, comer picanha sem gordura, ser um macho sem […]

Mídia não noticia feridos

TROPAS NO IRAQUE A imprensa americana, cuja contagem de mortos na guerra no Iraque ignorava o número de mortes de não-combatentes, agora também não passa para o leitor a informação correta em relação ao número de pessoas feridas, seja ou não em combate. Poucos jornais costumam noticiar os feridos no Iraque. Desde o início da […]

Chega de usar linguagem de bandido

TEXTO JORNALÍSTICO Ricardo A. Setti (*) Uma das pragas conhecidas do jornalismo é a contaminação da linguagem de repórteres pelo jargão da área de atividade que estão cobrindo. O economês chamou fortemente a atenção e atraiu críticas quando surgiu, nos anos 70, junto com a obrigação da imprensa de tentar explicar para o público o […]

Objetividade e a teoria do conhecimento

TRADUÇÃO DO REAL Liriam Sponholz (*) [Publicado originalmente na edição n? 21 (agosto de 2003) da revista Famecos ? mídia, cultura e tecnologia, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-RS; pp. 110-120, sob o título "Objetividade em Jornalismo: uma perspectiva da teoria do conhecimento"; e-mail: <edipucrs@pucrs.br>] Objetividade é a palavra-chave para muitos jornalistas, […]