Medienspiegel significa ‘espelho da mídia’ em alemão. O jornalista Martin Hintz, chefe de redação da versão online do diário Neue Züricher Zeitung criou um sítio com este nome para publicar notícias e opiniões sobre a mídia na Suíça.A organização do website é simples. Na página principal, as notas aparecem como em um blog, com atualização […]
Edição: 255
Para um acompanhamento factual do que acontece de mais importante na mídia americana e mundial uma boa dica é o sítio setorial da Associated Press (AP). Ali, são publicados blocos de notícias que a agência deu na semana anterior. Temas como legislação, processos, fusões, faculdades de comunicação, mortes de profissionais de imprensa, entre outros, são […]
GUERRA & ANTROPOFAGIA Nilson Lage (*) Se buscarmos um personagem-símbolo do legado trágico do século 20, este poderá ser o tranqüilo e cordial Arwin Meiwes. Aos 42 anos, Herr Meiwes, alemão de profissão tipicamente contemporânea ? analista de sistemas ? e vocação manifesta para auxiliar companheiros de trabalho em seus apuros, convidou para jantar um […]
GRUPO PRISA O grupo espanhol Prisa, proprietário do diário madrilenho El País, enxerga nas Américas um grande mercado para se expandir. Há décadas, seu braço editorial, a editora Santillana, tem atuado na América Latina. Três anos atrás adquiriu a Editora Moderna no Brasil, e o país se tornou, ao lado do México e da Argentina, […]
DIPLOMA DE JORNALISMO Fonte: Consultor Jurídico<www.conjur.com.br> Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da 3? Região Proc.: 2003.03.00.042570-8 AG 103911 Orig.: 200161000259463/SP Agrte.: Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ e outro Adv.: João Roberto Egydio Piza Pontes Agrdo.: Ministério Público Federal Proc.: André de Carvalho Ramos (Int. Pessoal) Agrdo.: Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado […]
O DIA SOB NOVA DIREÇÃO “Fernando Teles é o novo diretor geral de O Dia”, copyright Meio e Mensagem, 15/12/03 “Quatro meses após a saída do vice-presidente Fernando Portella, a presidente do Grupo O Dia, Ariane de Carvalho Barros, anunciou na quarta-feira, dia 10, o executivo Fernando Teles como novo diretor geral de operações do […]
TÉDIO NA PROPAGANDA José Carlos Aragão (*) Basta dar uma olhadinha nas campanhas publicitárias dos grandes anunciantes do meio TV para que se constate uma forte tendência da propaganda brasileira à mesmice estratégica: bateu, levou. Virou moda uma campanha de sucesso ter uma quase imediata resposta do principal concorrente, parodiando ou parafraseando a anterior. Muitas vezes […]
ASSESSORIAS DE IMPRENSA Sandro Fuzatto (*) e Douglas Dantas (**) Foi-se o tempo em que os assessores de imprensa tinham o papel de simplesmente intermediar e facilitar ? muitas vezes nem isso era feito ? o acesso dos jornalistas às informações e fontes da empresa ou órgão para o qual trabalham, e ao repórter propriamente […]
ROBERT BARTLEY (1937-2003) Morreu de câncer aos 66 anos, em Nova York, o ex-editorialista do Wall Street Journal Robert L. Bartley, um dos responsáveis pelo tom conservador da página de opinião de um dos mais influentes jornais americanos. Em seus editoriais sem assinatura, e em alguns artigos assinados, ele defendia sistematicamente a redução dos impostos […]
NOTA DA FENAJ Distribuída pela Fenaj <www.fenaj.org.br>, em 11/12/2003 Usando os mesmos argumentos de um ano e meio atrás e sem se preocupar em rebater o despacho da desembargadora Alda Basto e os argumentos da FENAJ e do Ministério do Trabalho nas apelações, o juiz convocado Manoel Álvares do TRF de São Paulo, cassou a […]
MÍDIA & MERCADO “As boas notícias estão de volta”, copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 10/12/03 “Em que pese termos ainda algumas notícias tristes (fechamento da Nova Beleza, da Abril, cortes recentes na Reuters e AOL, TST julgando contra os trabalhadores da Gazeta Mercantil, entre outras), a temporada de boas notícias parece estar de volta. Pode ser apenas […]
COMCIÊNCIA Está no ar o número 50 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é "Mulheres na Ciência", com o seguinte cardápio: Artigos ** A Bela e a Fera ? Carlos Vogt ** Mulheres entram em pauta ? Mariluce Moura ** No que o […]
TRÍPLICE FRONTEIRA Márcio Fernandes (*) Dois acontecimentos recentes em Foz do Iguaçu (PR) corroboram a tese de que a culpa não é somente da CNN quando o assunto é a má imagem da região fronteiriça que vem se propagando mundo afora, devido àquelas antigas suspeitas de que, nesta parte do Brasil (e junto ao Paraguai), […]
JORNAIS AMERICANOS Publishers dos grandes jornais americanos, em conferência para investidores, anunciaram previsão de crescimento no volume de publicidade em torno dos 5% em 2004, reporta Seth Sutel, da AP [10/12/03]. O CEO da New York Times Company, Leonard Forman, alertou, no entanto, que os "lucros com propaganda continuam difíceis de predizer". Ele acredita que […]
CONSERVAÇÃO & TRANSFORMAÇÃO Beatriz Becker (*) O Jornalismo pode contribuir efetivamente para distribuição de valores e conhecimentos que possam melhorar a qualidade de vida da população? O esgotamento de um modelo de produção de notícias que privilegia o mercado em detrimento da qualidade de tratamento da informação colabora para a crise financeira e ética da […]
SADDAM CAPTURADO “Imagens da TV desumanizam ditador deposto”, copyright Folha de S. Paulo, 15/12/03 “Saddam Hussein foi ontem objeto de uma operação de mídia em que os Estados Unidos procuraram e conseguiram desumanizá-lo com invejável competência. Cabelos longos, sujos e desalinhados e barba crescida, ele surgiu em vídeo divulgado pelo comando militar norte-americano com a […]
FOLHA DE S. PAULO "Sem investigação", copyright Folha de S. Paulo, 14/12/03 "Além de ter um extraordinário potencial explosivo na política, a retomada do chamado ?caso Santo André? (sequestro e morte do prefeito Celso Daniel) suscita, para o jornalismo, uma importante reflexão. Remonto ao caso de PC Farias, tesoureiro de campanha e homem de absoluta […]
VIDA DE JORNALISTA Paulo J. Rafael (*) O jornalista pode até não ganhar bem, mas conquista espaço de poder e trânsito social, muito mais que em outras atividades. Numa sociedade em que a mídia dita regras, o jornalista é um personagem que fascina, chega a causar inveja e raiva, provoca projeções e identificações. O profissional […]
ALEMANHA O hábito de mostrar matérias editadas aos entrevistados antes de publicá-las virou um problema para a imprensa política alemã. A prática era tida como uma maneira de evitar erros, mas hoje os políticos praticamente reescrevem as entrevistas. A situação ficou tão grave que nove grandes diários da Alemanha, ? entre eles Süddeustsche Zeitung, Tagesspiegel, […]
SALA DE AULA Fábio Davidson (*) O jornalista gaúcho Juremir Machado da Silva escreve em um dos seus livros sobre o fenômeno da falecida princesa inglesa: "Diana viveu e morreu pela mídia. Nada mais justo do que a homenagem que esta lhe prestou. Os mitos desaparecem cedo. A velhice estraga as melhores imagens. Diana foi […]