HIPÓLITO, A PESSOA Fernando Hippolyto da Costa (*) José Félix da Costa foi o primeiro filho de Hipólito. Nasceu de uma união amorosa, tanto quanto se sabe não oficializada, com uma inglesa cujo nome nem os biógrafos apontam. Supõem eles que essa “ligação afetiva longa” tenha sido com a filha de W. Lewis, que imprimia […]
Edição: 257
OBSERVATÓRIO, ANO 8 Luiz Egypto Desde sua primeira edição online, em abril de 1996, o Observatório da Imprensa mantém constante o ritmo de conquista de leitores ? na razão direta da disseminação da internet no Brasil e do aumento da vigilância exercida pela sociedade sobre a mídia que lhe serve. Os números da audiência do […]
REDE TV! “Programação virtual”, copyright Revista Tela Viva, 31/11/03 “A RedeTV! lançou no final de outubro um novo sistema de programação de publicidade na rede, o Easy Media. Trata-se de um sistema que permite que o departamento de mídia das agências de publicidade programem a inserção de seus comerciais em tempo real através da Internet. […]
TELETIPO A organização International Freedom of Expression Exchange (Ifex, sigla em inglês) está pedindo que os países africanos acabem com leis de insulto e difamação, comumente utilizadas pelos governos para cercear a liberdade de imprensa. "Não pode haver uma boa governança se os países criam barreiras especiais, como leis de insulto, para proteger os chefes […]
A DITADURA DERROTADA Luiz Cláudio Cunha (*) A ditadura derrotada, de Elio Gaspari, 538 pp., terceiro volume da série "As ilusões armadas", Editora Companhia das Letras, São Paulo, 2003; www.companhiadaletras.com.br O ex-senador Jarbas Passarinho jogou às favas todos os seus escrúpulos de consciência e confessou, em artigo no Correio Braziliense (16/12/03, pág. 15), que não […]
NOVOS TEMPOS Luciano Martins Costa (*) A renitente crise, que mina as esperanças nas redações de todo o país e congestiona de angustiados "focas" a porta de ingresso na profissão de jornalista, começa a definir o tipo de imprensa que teremos no futuro. Segundo alguns observadores bem posicionados, o que vai brotar dos processos de […]
SÍMBOLOS & SIMPLIFICAÇÕES Alberto Dines Os franceses dizem "bonnet", os americanos "cap", nós facilitamos para boné mas diante do Deus-nos-acuda criado pelo chapeuzinho vermelho na cabeça do presidente Lula breve teremos algo parecido aos brioches de Maria Antonieta. Exagero de todos os lados: os críticos da mídia acham que ela "forçou a barra" ao atribuir […]
SOCORRO DO BNDES Luiz Egypto e Letícia Nunes Depois de muita negociação nos bastidores, as empresas de mídia apelaram publicamente ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ajudá-las a encontrar uma solução factível para a crise econômica em que estão metidas. O assunto foi tratado na última edição deste Observatório [remissão abaixo]. […]
ASSESSORIAS DE IMPRENSA Flavio de Mattos (*) É mais médico o médico que trabalha para o governo em um hospital público do que o médico que trabalha para um empresário em uma clínica particular? É mais ? ou menos ? médico o que atende somente em seu consultório privado? O que trabalha para um clube […]
O REI DO GRAMPO Alberto Dines O nome do senador Antonio Carlos Magalhães, nos últimos anos, esteve relacionado com a farta distribuição material grampeado aos repórteres “investigativos” de Brasília.No último episódio, em fevereiro de 2001, o vice-rei doNordeste pisou na bola quando armou um pseudogrampo com a ajuda da IstoÉ e do procurador Luiz Francisco, […]
ABC DO JORNALISMO Alberto Dines A festa de encerramento deste primeiro ano do pós-graduação em Ciências Brasileiras converteu-se em portentosa Aula Magna proferida pelo Chefe da Nação com profícuos 87 minutos de duração, ao longo dos quais os 176 milhões de alunos aprenderam um monte de coisas sobre eles mesmos. Inclusive os economistas, filósofos, empresários, […]
OBSERVATÓRIO AGRADECE Alberto Dines A matéria de capa de CartaCapital sobre mídia (n? 227, 12/2/03) fecha com uma chave de ouro: a brilhante entrevista com o inglês Roger Silverstone, de quem acaba de sair no Brasil Por que estudar a mídia?” (Edições Loyola). Professor da London School of Economics onde leciona Mídia e Comunicações, Silverstone […]
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Nahum Sirotsky (*) [Publicado originalmente na Revista 18, <http://www.culturajudaica.org.br>; n? 5, set-nov 2003] Por incrível que pareça, a chamada Era da Informação descreve um efeito oposto do que se afirma na expressão. Sabemos mais fatos do que nunca. Somos mal informados. Não se desconhece que as armas de guerra se tornaram mais […]
JAYSON BLAIR EM MIÚDOS Alberto Dines O mais perigoso dos subprodutos da homogeneização que domina a mídia brasileira é a generalite, generalização compulsiva e trituradora que reduz os fenômenos aos seus aspectos mais toscos e rudimentares. A desculpa é a necessidade de tornar a análise inteligível mas, na realidade, esta “facilitação” beneficia mais os jornalistas […]
NOVOS TEMPOS Luciano Martins Costa (*) Há alguns anos, durante a instalação do capítulo brasileiro de uma instituição destinada a prevenir a discriminação e a intolerância na imprensa, fui constrangido na USP por um professor da Escola de Comunicações e Artes, que insistiu em me apresentar como representante da "imprensa burguesa". Eu tinha um cargo […]
A PEGADINHA DO ANO Um show man: o empresário bem-sucedido não existiria sem aquele “produto” performático capaz de ficar horas seguidas diante das câmeras mostrando a dentadura, oferecendo prêmios e fazendo piadinhas capazes de serem entendidas por dona Maricota & família. O Chacrinha, como animador de auditórios, foi mais engraçado e mais interessante. Sílvio Santos […]
CENSURA TOGADA Cynthia Semíramis Machado Vianna (*) Nos últimos meses temos assistido à volta da censura. A liberdade de expressão e, principalmente, a liberdade de imprensa têm sido destruídas, e com autorização do Judiciário. Isso deveria ser uma aberração, pois o Brasil não está mais sob ditadura, como a do período militar/ E, e apesar […]
FUZILARIA DE IMAGENS Muniz Sodré (*) Nem sempre é possível confiar no adágio, aliás já muito gasto, de que uma imagem vale mil palavras. Há imagens semanticamete pobres, apesar de toda sua exuberância estética. Outras podem valer certamente milhares de palavras, desde que não se dêem como tão evidentes assim, desde que arrancadas de sua […]
BELICISMO & PACIFISMO Alberto Dines Há três semanas, aos sábados, mais gente vai às ruas do mundo para manifestar-se contra a guerra no Iraque. No entanto, a guerra foi iniciada há quase uma semana, está cada vez mais encarniçada e, a cada dia, aumenta o apoio interno aos governos beligerantes. Alguma coisa está errada com […]
MÍDIA & GUERRA A edição de 7/4/03 do New York Observer analisa os esforços dos conservadores em desmoralizar o New York Times. O jornalão sofreu ataque frontal do New York Post, tablóide pró-guerra de Rupert Murdoch, duas semanas após o começo da invasão do Iraque. Com a intenção de provar que o NY Times também […]