O Grupo de Trabalho de Estudos de Jornalismo da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social tem um sítio em que são disponibilizados, em formato Word, trabalhos apresentados em seus encontros, realizados desde 2000. Atualmente sob coordenação da professora Zélia Leal Adghirni, da Universidade de Brasília, o grupo tem como alvo de estudo, […]
Edição: 260
Projeto de estudantes de jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Fazendo Media compreende um programa de TV (exibido no canal universitário de Niterói e pela internet, no sítio da Unitevê), uma publicação impressa, um weblog e um website. Nessa página, está disponível o material de crítica de mídia produzido pelos alunos, todo ele também […]
BBC No dia 9/1/04, após reclamação do Consulado Muçulmano da Grã-Bretanha, a BBC tirou do ar o programa matinal de Robert Kilroy-Silk, que fez declarações ofensivas a árabes em um artigo de jornal. A organização pró-Israel Honest Reporting [14/1/04] disse que a reclamação da comunidade muçulmana é compreensível, mas ficou surpresa com uma ação tão […]
CAIXOTINS Carlos Brickmann (*) Antigamente, no tempo em que os animais falavam, faziam-no corretamente: havia assessores especializados no Executivo e Legislativo que cuidavam da redação de leis, decretos, portarias. Hoje, talvez possamos imaginar que estes cargos foram extintos (ou melhor, modificados: não há nada tão eterno quanto um cargo público. Hoje, com certeza, foram multiplicados, […]
INFORMAÇÃO & CONHECIMENTO Nilson Lage (*) Uma das grandes contribuições da teoria da "comunicação de massa" para enterrar o conceito de homo sapiens e jugular a eterna vocação humana para o livre pensamento é a aplicação ao universo da polis ? política, polícia, espaço de juris e civis ? da maestria das orquestras. Na música, […]
CASO DANIEL PEARL “Por que mataram o jornalista”, copyright O Globo, 19/01/04 “No fim do mês faz dois anos que radicais islâmicos seqüestraram e decapitaram no Paquistão o jornalista americano Daniel Pearl, 38 anos, chefe da sucursal sul-asiática do ?The Wall Street Journal?. A investigação independente deste crime, realizada durante um ano pelo filósofo Bernard-Henri […]
LE MONDE "Pour se faire une opinion", copyright Le Monde, 18/1/04 "Sarkozy par-ci, Sarkozy par là… Le ministre de l?intérieur, soupçonné de vouloir être calife à la place du calife, n?en finit pas de retrousser ses manches et de lancer des petites phrases. On l?a entendu, entre autres, réclamer des sanctions minimales ? les fameuses […]
HOLLINGER INTERNATIONAL O reinado de quase 20 anos do lorde Conrad Black à frente do Telegraph parece ter finalmente chegado ao fim no dia 18/1: os irmãos Barclay anunciaram a compra da Hollinger International, companhia dona do jornal, por 259 milhões de libras esterlinas. O acordo põe fim à luta pela sobrevivência financeira de lorde […]
REVISTA DO LE MONDE Leneide Duarte-Plon, de Paris A campanha publicitária de lançamento da revista Le Monde2, que passou a circular no último fim de semana (data de capa 18-19 de janeiro) dentro do jornal Le Monde, dizia que a revista "vai mudar o sentido do fim de semana" de seus leitores. Pelo menos, é […]
DIRCEU vs. MÍDIA E MP “Informação e poder”, copyright Jornal do Brasil, 18/01/04 “O governo contratou pesquisas e está tendo uma série de conversas para saber a quantas andam as suas relações com a imprensa. Não com as empresas jornalísticas, mas com os profissionais que lidam com a informação e a interpretação no cotidiano. Por […]
ITÁLIA “O fenômeno Berlusconi”, copyright Folha de S. Paulo, 15/01/04 “Como entender o fenômeno Berlusconi, por duas vezes à frente do governo italiano, não obstante a descarada confusão que faz entre seus interesses privados e a esfera pública, em benefício dos primeiros? Uma explicação simples consistiria em dizer que o primeiro-ministro italiano magnetiza uma grande […]
ESTAGNAÇÃO CRIATIVA José Carlos Aragão (*) Não foi um dia desses que os publicitários estiveram em Brasília, no Ministério da Justiça e no Congresso Nacional, levando propostas de auto-regulamentação da publicidade de bebidas alcoólicas? Não falaram que acabariam com um monte de coisas nos comerciais, como apelos de caráter erótico ou que pudessem despertar precocemente […]
MÍDIA & GOVERNO Luciano Martins Costa (*) Alguns personagens de nosso teatro político simplesmente não conseguem resistir à tentação de gerar conflitos em seu relacionamento com a imprensa. Alguns de nossos mais bem-sucedidos jornais também não resistem à oportunidade de produzir mal-entendidos, pela simples inabilidade para diferenciar o que seja uma fonte confiável de comezinhas […]
ITÁLIA Enquanto o primeiro-ministro Silvio Berlusconi e seus aliados tentam aprovar uma nova lei de mídia que faria a Itália entrar mais rapidamente na era da TV digital (e permitiria que o líder expandisse ainda mais seu hegemônico império de mídia, entrando nos ramos de jornal e rádio), um número cada vez maior de italianos […]
"RESPONSABILIDADE SOCIAL" Fernando Machado (*) Creio que a primeira vez que me dei conta da farsa e do ridículo escondidos atrás das palavrinhas "responsabilidade social" foi, certa vez, ao assistir ao programa Domingo Legal, do apresentador Gugu Liberato. Já faz algum tempo, mas não me esqueço. Eram exibidas lindas mulheres com os seios de fora, […]
DIRCEU vs. MÍDIA E MP “Dirceu ataca Ministério Público e imprensa”, copyright O Globo, 17/01/04 “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem o que chamou de clima de vale-tudo nas investigações sobre a morte do prefeito Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002. Num tom ainda mais duro, o chefe da Casa Civil, […]
RÚSSIA “Maioria dos russos apóia censura à mídia”, copyright Folha de S. Paulo, 14/01/04 “Mais de três quartos dos russos crêem que a censura seja necessária porque há sexo e violência demais na imprensa do país, de acordo com um levantamento divulgado ontem. A pesquisa, conduzida pelo instituto Romir, mostrou que 41% dos 1.500 entrevistados […]
URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 04/01/05 Como classificar o desempenho da m?dia brasileira em 2004? Respostas Votos Porcentagem Excelente 17 4,0% Bom 36 8,0% Satisfatório 95 21,0% Insuficiente 205 45,0% Péssimo 105 23,0% Total de votos: 458 28/12/04 O […]
ORIENTE MÉDIO Nahum Sirotsky, de Tel-Aviv (*) Uma das primeiras reportagens que fiz, literalmente no século passado, foi a pedido de Brício de Abreu, então dono e diretor de Dom Casmurro, jornal literário. "Vá falar com o Eloi Pontes sobre a briga dele com Álvaro Lins". A sugestão de nome fora feita por Joel Silveira, […]
CONDÉ NAST O presidente da editora americana Condé Nast, Steven Florio, deixará o cargo em fevereiro, após dez anos à frente da companhia, que publica títulos como Vogue e Vanity Fair. Uma das principais figuras do mercado editorial nos EUA, Florio tinha uma relação problemática com o dono da Condé, Samuel Irving Newhouse Jr. Além […]