A Newspaper Association of America é a associação de classe dos jornais dos EUA, indústria que movimenta US$ 55 bilhões por ano. Ela foi criada em 1992, com a união de sete outras organizações, entre elas a American Newspaper Publishers Association, fundada em 1887. Representa 90% da circulação diária no país, mas conta também com […]
Edição: 271
Sentindo falta de um sítio com dicas para jornalistas iniciantes, a estudante paranaense Daniele Rodrigues resolveu criá-lo por conta própria. Foi assim que surgiu a Foca Magazine, uma página com entrevistas de profissionais, listas de links e livros, informações de cursos e mercado de trabalho, que hoje já conta com uma equipe para mantê-la atualizada. […]
A tradução é, tradicionalmente, um exercício difícil e ardiloso. Requer, no mínimo, o conhecimento de dois idiomas – aquele do qual se traduz e aquele para o qual o texto é vertido. A fluência em mais línguas ajuda, evidentemente, pois muitas vezes é num vocábulo de outro idioma que se encontra a solução adequada; e, […]
Se por vocação ou por interesse desenvolvido ao longo do tempo, o fato é que o design de imprensa, capas de jornais em especial, fascina-me muito. Lá se vão quase 10 que, numa tarde qualquer, um ex-professor da época da faculdade, Jorge Castegnaro, mudou em parte os planos que tinha para minha carreira. Entrou o […]
Matéria recém-publicada pela Agência Estado (AE) – ‘Guia mostra 273 espécies de pássaros na metrópole’ – repetiu, já na manchete, um erro (grosseiro) comuníssimo entre nós: empregar a palavra ‘pássaro’, quando o correto seria ‘ave’. Uma chamada ilustrada, acompanhando a foto de uma ave de rapina, insistia no erro: ‘Pássaros colonizam a cidade’. Nas palavras […]
”Acredito que, na América Latina, todo presidente trabalhista é uma vítima em potencial de um golpe de Estado. Acredito que no Brasil sobrevivem instrumentos muito úteis a um golpe de Estado. Acredito também que esses instrumentos são testados no Brasil e na América Latina com freqüência. Não são nenhuma novidade. Apesar do júbilo que percebi […]
‘‘Hambúrguer, fritas, refrigerante. Aceita um download por 99 centavos?’ Ficção? Num futuro bem mais próximo do que muitos imaginam, será assim que você irá comprar a sua música preferida.Embaladas pela crescente difusão da venda de canções pela internet (ou por outros suportes digitais, como o telefone celular), companhias que até ontem pouco ou nada tinham […]
Parabéns à autora pela brilhante análise de conteúdo das matérias da Veja. A revista, cuja qualidade é inquestionável, pauta-se no tripé saúde-religião-política para suas capas, o que mostra que a saúde vende. Um alerta feito pela Anvisa durante a VI Conferência Brasileira de Comunicação em Saúde, realizada na Umesp no ano passado, é para a […]
A afirmação de que homens não fazem compras não passa de um mito. Se fosse verdade, não existiriam comerciais de cerveja estrelando loiras peitudas de biquíni. Mas daí aos homens comprarem uma revista que os ajude a ser compradores melhores é outra história. Será? O mercado editorial americano aposta que esta segunda afirmação não passa […]
Pode até virar tese de doutorado. Por enquanto, é mera desconfiança.No último livro de José Saramago, Ensaio sobre a lucidez, a palavra ‘jornalista’ ou equivalente surge aqui e ali, inspirando idéias. Ora, se em literatura, normalmente, nenhuma palavra é vã, no caso do Nobel português (que de algum modo representa o Brasil, até o dia […]
‘O que há em um nome?’, já perguntava Shakespeare. No Brasil de março de 2004, como na tragédia de Romeu e Julieta, há morte e destruição. Foi absolutamente chocante, para dizer o menos, o comportamento irresponsável da mídia com relação ao fenômeno sem precedentes que atingiu Santa Catarina no dia 28 de março. O inconsciente […]
Duas abordagens saíram no OI sobre a genética e os dilemas na decodificação do DNA. Nas duas sua importância é minimizada e se atribui à mídia a culpa pela visão exagerada sobre o assunto. Na primeira, de 9/3/2004, o biólogo e professor de Ciências Felipe Bandoni critica o ufanismo na imprensa com a genética. Na […]
‘Segundo dados inéditos que serão colocados na internet nos próximos dias pela Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República), o Poder Executivo federal gastou R$ 563,6 milhões em 2003 com publicidade –12,5% a menos que FHC, que teve uma despesa de R$ 643,4 milhões em 2002. Os números estão […]
‘Você faz parte daquele seleto time que não agüenta mais ouvir falar em Juliana, Marcela, Solange, Cida, Thiago, Dourado, Zulu & cia., toda aquela gente do tal Big Brother? Acalme-se: o programa acaba nesta terça-feira. Em compensação, uma platéia imensa ficará sem assunto para os dias seguintes. Das quatro edições do reality show produzidas pela […]
Concordo com Alberto Dines. É muito corporativismo. A imprensa noticiou que eles ganham 4 mil reais por mês e querem 80% de aumento salarial. A média salarial dos brasileiros é R$ 800 por mês, que eu saiba. E quem está tendo aquela porcentagem de aumento? Acho que nem jornalistas, que têm curso superior, ganham o […]
O controvertido ativista negro reverendo Jesse Jackson foi contratado pela maior rede de rádio dos EUA, a Clear Channel, para apresentar um programa de entrevistas, que será inicialmente transmitido para as cidades de Chicago, Philadelphia, Nova York, São Francisco, Detroit e Norfolk. A atração pode amenizar a imagem de que a Clear Channel apóia o […]
***Seu editor informa que Tirando o capuz foi o primeiro relato de um ex-preso político publicado no país depois da ditadura instaurada em 1964. Em que circunstâncias foi produzida a edição? Como decidiu-se por escrever o livro e quanto tempo levou para dar o ponto final no texto?Álvaro Caldas – Não foi o primeiro livro. Saíram […]
As redações mal tinham se recuperado da cobertura das fortes chuvas no Vale do Itajaí nos dias 14 e 15 de março e um novo evento climático mobilizou os jornalistas catarinenses. Desta vez, a ocorrência era mais inusitada e falava-se de ciclone ou furacão, fenômeno inédito na região do Atlântico Sul.Ninguém queria acreditarAs primeiras notícias […]
Do recente caso da propaganda mentirosa sobre programa governamental produzida pelo publicitário Duda Mendonça extraio um trecho de nota assinada pelo publicitário em questão: ‘As informações apresentadas no comercial são rigorosamente verdadeiras. O programa verdadeiramente existe. Os números citados, também. Em nenhum momento, é dito que aquela propriedade específica foi beneficiada ou que seus trabalhadores […]
‘A inscrição da política na lógica publicitária de mercado não é nenhuma novidade. Candidatos, governos, programas sociais e hambúrgueres se equivalem no mundo encantado da mercadoria. Não é nada estranho, portanto, que peças publicitárias do governo tenham ido ao ar mostrando situações mais enganosas do que seria lícito esperar.Como esta Folha noticiou, um anúncio destinado […]