Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 312

Jornalismo participativo

Take Back the News é uma comunidade virtual americana que se propõe a acabar com a era em que os editores decidem quais são as notícias importantes para os leitores. A idéia é criar um espaço participativo em que todos podem adicionar matérias que julguem relevantes, escritas de próprio punho ou obtidas de outras fontes, […]

O design portenho da notícia

VisualMente é um blog sobre jornalismo visual e design de notícias mantido pelos argentinos Dolores Pujol e Norberto Baruch. Atualizado e informativo, além de ser uma boa maneira de saber o que os designers da imprensa do lado de lá do Rio da Prata estão produzindo, o sítio tem também notícias internacionais do ramo, como […]

O crime e a foto do crime

A matéria de capa de CartaCapital (nº 415, de 18/10/2006) está provocando um certo rebuliço nos meios jornalísticos ao insistir na tese de que a partir da ‘trapalhada do PT’ [sic] a grande mídia passou a beneficiar ostensivamente o candidato da oposição; e, graças a isso, a decisão eleitoral foi adiada para o segundo turno. […]

Falta alguém na investigação da PF

A Polícia Federal, felizmente, não está em recesso – isso significa que não estão paradas as investigações sobre o Dossiêgate. O deputado Ricardo Berzoini já marcou o seu depoimento na PF, na condição de presidente do PT quando aconteceu o escândalo e, agora, o senador Aloízio Mercadante manda avisar que está pronto para prestar todos […]

Porto Alegre recebe pesquisadores de jornalismo

No início de novembro, Porto Alegre reunirá mais de 400 pesquisadores, jornalistas e estudantes de vários países e de todo o Brasil para debater as perspectivas e tendências do jornalismo mundial. Durante cinco dias, a Journalism Brazil Conference e o IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovidos pela SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em […]

Os jornalismos medíocres do Brasil

No Brasil, uma das (várias) ervas daninhas do jornalismo é a cultura da mediocridade que parece acentuar-se cada vez mais nas redações. Um corporativismo não-sadio que gera uma situação deprimente para quem atualmente cursa Jornalismo na universidade ou para os recém-formados que não encontram emprego. Jornalistas que não querem se aprimorar como profissionais, que só […]

Muito aquém de uma mídia radical

“Pela primeira vez na história, as mídias tornam possível a participação em massa de um processo produtivo social e sociabilizado, cujos meios práticos encontram-se nas mãos das próprias massas” (Hans Magnus Enzensberger)1. Entre ser instrumento ou elemento estruturanteA utilização da tecnologia – que é um instrumento da produção socialmente construída pelo homem – não está […]

Exclusão digital é o maior obstáculo

Estamos vivenciando a consolidação de uma nova estrutura econômico-social, profundamente ligada à tecnologia: a sociedade da informação – também denominada “sociedade do conhecimento” por Bernardo Sorj (2003) e “Era da pós-informação” por Nicholas Negroponte (1995). A fonte de produtividade está agora em geração, obtenção e processamento de informações, e, naturalmente, na comunicação, instrumento indispensável para […]

Oito questões sobre o rádio digital IBOC

Como já noticiado neste blog, os radiodifusores pressionam o governo a adotar o IBOC, padrão norte-americano de rádio digital. O IBOC, entretanto, é considerado por engenheiros e especialistas no tema como o “exterminador de espectro”. Veja por quê.1. Teoricamente, uma das vantagens do IBOC é que ele possibilita usar o mesmo amplificador de potência que […]

Munição para a inovação

As informações subsidiam decisões e o conhecimento que elas são capazes de expandir permite às pessoas agirem confiantemente sobre processos, produtos e serviços, imprimindo-lhes inovação. Seja aperfeiçoando os que já existem, seja criando outros novos. Problemas decorrentes da inexistência de informação, dispersão, fragmentação, insuficiência, inexatidão, sobrecarga, desorganização inibem, tornam mais lento ou, ainda, inviabilizam o […]

Reflexões de um dono de jornal

Na ressaca das eleições de 1º de outubro, uma das peças indeléveis foi o artigo “Yankees e rebeldes”, publicado na Folha de S.Paulo (5/10/ 2006). Nem tanto pela qualidade, elegância e boa prosa do texto. Nem mesmo pelo inusitado de conceitos. As idéias nele expostas, se por idéias entendemos tudo que sai de uma cabeça, […]

Sobre a ética e o corporativismo na aviação

Quero dar meus parabéns a todos os aviadores, entre pilotos profissionais, amadores, oficiais de segurança e demais envolvidos nesse meio. Sob certo ponto de vista, o bom corporativismo está em alta. Avaliações precipitadas não acontecem. Apesar de termos agora mais detalhes do acidente da Gol, não sabemos da totalidade dos acontecimentos, mas cada um de […]

Oração do jornalista no Yom Kipur

Pelo pecado que nós jornalistas pecamos diante de Ti,sob pressão ou de própria vontadePela verdade que deformamos diante de Ti,Pela dureza do coraçãoPela venalidade do espíritoPelo pecado que pecamos diante de Ti ao pré-julgare pelo pecado que pecamos diante de Ti no exercício do poderPelos preconceitos que alimentamosPelos ódios que nutrimosPelas reputações que maculamosPelos nomes […]

O Brasil precisa de leitores

Muito se tem falado em que o déficit de leitura no Brasil só pode ser solucionado com um maciço investimento em alfabetização, vindo de iniciativas privadas ou públicas. Puro engano. Ensinar as pessoas a escrever os respectivos nomes não contribui para o aumento dos livros lidos. Precisamos, sim, de um programa baseado no conceito de […]