‘Dois fatos acontecidos esta semana mostram como os meios de comunicação podem ficar a reboque dos acontecimentos. O primeiro, entra na rubrica ‘O Brasil não conhece o Brasil’. O assassinato da freira Doroth Stang, no Pará, lembra outro crime, cujo personagem só ficou conhecido no Brasil depois de morto: Chico Mendes – assassinado em 1988 […]
Edição: 317
Mesmo para quem não lê jornal e não assiste TV, foi difícil não se inteirar da balbúrdia que os veículos de comunicação fizeram com a vitória de Severino Cavalcanti. Vale o registro da Folha de S.Paulo, em editorial de 16 de fevereiro, tachando-o de ‘candidato sem estatura política, retrógrado e inexpressivo, que se especializou em […]
A política na imprensa é comparável à corrente marítima nos filmes feitos debaixo d’água: sabemos que está lá, mas quase nunca se deixa fotografar. Visível e invisível. É um jogo permanente e de difícil previsão, porque pela sua própria natureza está sempre em outro lugar. Esta imagem vem a propósito da venda em curso de […]
‘Quando assumiu o Ministério das Comunicações, Eunício Oliveira sequer sabia o que era unblunding. Um ano depois, ele já pronuncia o termo, que prevê o compartilhamento das redes das operadoras fixas, com sotaque quase britânico. Seu tema preferido, porém, é o Fust, um fundo constitucional que hoje tem nada menos que R$ 3,3 bilhões acumulados […]
‘Cris foi chamada de recalcada pela cunhada. Odete, proibida de passear no playground com o sobrinho. Heloísa, impedida de acariciar a barriga da amiga grávida. Em comum, têm o fato de sofrerem dificuldades de gravidez e colecionarem histórias de preconceito por causa dessa condição.Na semana passada, ONGs que tratam de questões ligadas à infertilidade enviaram […]
A recente aprovação, por uma assembléia de funcionários, da venda de uma fatia de 37% das ações do jornal esquerdista Libération a um dos herdeiros da milionária família Rothschild é só mais um indício da crise por que passam os grandes jornais franceses. Na opinião de Raphael Kahane, em matéria publicada na Business Week [14/2/05], […]
‘Nos últimos meses e, em particular, a partir do início deste ano, o universo mediático português entrou em ebulição com a perspectiva e a iminência de a PT vender a Lusomundo Media que detém, entre os seus principais activos, precisamente o Jornal de Notícias.Mais recentemente, tornou-se raro o dia em que não surgem notícias sobre […]