‘Não é a primeira vez que agências de publicidade são flagradas em esquemas que podem ser definidos, com boa vontade, como imorais. Em 2003 e 2004, a Folha noticiou o envolvimento de agências regionais na intermediação da compra de reportagens em jornais e revistas locais por dois governos do Paraná (em 1991 e 2002).A publicação […]
Edição: 340
‘Ainda há muito a fazer.’ Estas são as palavras com que o agora ministro da Educação, Fernando Haddad, conclui o seu livro Trabalho e linguagem – para a renovação do socialismo (2004). Embora retiradas do contexto, palavras extremamente significativas.A renovação da educação, a linguagem da educação, o futuro da educação – sim, ainda há muito, […]
[do release da TV Senado] O Instituto Qualibest, que realiza pesquisas para o mercado publicitário quanto ao grau de interesse do público sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Correios e a divulgação do assunto na mídia, revela, num dos itens pesquisados, que a TV Senado está superando noticiários como Bom Dia Brasil, da TV […]
A imprensa brasileira é agressiva e não tem medo de correr riscos, segundo artigo de Terry Wade para a agência de notícias Reuters [24/7/05]. O texto tem como mote o recente escândalo político que atingiu em cheio o Partido dos Trabalhadores. Wade explica brevemente o que é o escândalo do mensalão e ressalta que a […]
‘Em períodos de crise, ao tempo em que os ânimos políticos se acirram, uma boa quantidade de leitores passa da simples leitura ao exame minucioso do que se publica nos jornais. Isso parece despertar uma certa ansiedade pela informação: ‘Será que já chegamos ao fundo do poço?´, ‘quem será o próximo implicado?´ – são as […]
A notícia de que o maior prêmio jornalístico da América Latina, o El Horror está enterrado en San Vicente‘ (La Voz del Interior, ArgentinaLa juventud al desnudo‘ (Terra Networks, Estados Unidos) e ‘JC OnLine, veículo onde trabalho. Nos sites produzidos pelo portal pernambucano há sempre o uso de tecnologias como vídeos, áudios, infográficos, íntegra de […]
Enterrado Jean Charles de Menezes com todas as honras e homenagens dos conterrâneos e políticos, conviria rever o comportamento no episódio de grande parte da mídia brasileira. A vítima era inocente, talvez não estivesse com os papéis em ordem, mas não havia razão para ser assassinado pela polícia inglesa na caçada aos terroristas islâmicos. Mas […]
O colunista Nicholas Kristof [The New York Times, 26/7/05] atacou duramente a mídia americana por sua negligência na cobertura da violência no Sudão. A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, esteve recentemente no país africano e falou com vítimas da violência sexual usada para aterrorizar a população, no que se considera ser o primeiro […]
‘Muitos acionistas me mandam mensagens contendo críticas, sugestões, reclamações ou simples pedidos de informações que procuro responder uma a uma, quase sempre após consulta à área correspondente da Cultura. Outros, porém, enviam comentários sobre os mais diversos temas e pedem – ou até exigem – a minha opinião a respeito. Deixei acumular um número expressivo […]
Uma empresa brasileira, criada por um grupo de docentes do departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), irá se tornar o maior e o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Google Inc. na América Latina. A mineira Akwan Information Technologies, que possui sede em Belo Horizonte (MG) e […]
O editor de Opinião do New York Times, David Shipley, publicou no domingo (31/7), no mesmo espaço que administra, um artigo sobre um problema que cresceu na mesma proporção em que aumentou, ao longo do tempo, a freqüência com que jornais e revistas publicam textos de autores convidados (ou selecionados entre os que se convidaram).O […]
Em sua coluna de 31/7/05, o ombudsman do Washington Post, Michael Getler, comenta que recebeu na semana passada uma série de reclamações de leitores sobre os critérios do diário para escolher que assunto deve sair na primeira página. Em várias das mensagens as pessoas se diziam ‘chocadas’ com o fato de que uma reportagem do […]
O jornalismo online está promovendo mudanças nos hábitos da população brasileira. Ele é uma das fontes primárias e mais baratas de acesso às informações do cidadão. Os números comprovam a mudança no comportamento dos receptores no trato com a nova mídia. Um dos mais acessados portais informativos no Brasil atinge diariamente cerca de 2 milhões […]
Todo poder emana do povo, não é? Numa democracia como a nossa, essa emanação se dá de tempos em tempos, quando das eleições. Admite-se que alguém assuma o cargo de presidente da República pela vontade expressa da maior parte – não confundir com a maioria, algo que raramente acontece – dos eleitores (o povo); estes, […]
[do release da editora]Houve uma época, até 1800, em que se acreditou que tudo o que existe no mundo era visível, como se uma única e ampla janela se abrisse ao olhar. Até então, se alguém se referisse à existência de uma luz invisível corria o risco de ser ridicularizado como místico, impostor ou puro […]
‘Vamos directos ao caso desta semana. No dia 19 passado, o ‘Jornal de Notícias’ trazia, ao alto da primeira página, uma chamada para matéria relacionada com o município de Valongo, que anunciava ‘Parque com 23 hectares para dar nova vida ao rio Leça’. Remetia o assunto para a página 29, toda ela ocupada com a […]
O rigor histórico não está condenado à prosa de notário, é possível conviver com as figuras do passado.Saber o que foi, pode ajudar-nos a talhar o que será. – Houaiss? Nome estranho…Esclarece o Ivan Costa-Pinto:– É brasileiro, mas filho de libaneses. É também arrojado navegante da Língua Portuguesa. Ora vê!E vejo… Vemos o Antônio Houaiss […]
Como assessor de imprensa do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), tenho uma versão bem diferente da apresentada pelo diretor-executivo de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel, em artigo publicado neste Observatório [remissão abaixo]. No dia 14 de julho, às 19h, a produção do Jornal Nacional, em São Paulo, me ligou querendo falar com o deputado Devanir […]
[do release do site]
Ao fazer um estudo sobre os maiores jornais do mundo, na década de 90, o diretor-administrativo da Condé Nast Nicholas Coleridge ficou surpreso ao descobrir que o Calcutta Telegraph, maior jornal em inglês vendido na Índia, empregou diversas pessoas com a função de ficar tentando telefonar para os escritórios do jornal ao redor do mundo, […]