Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 346

Caiu na rede é peixão

Incrível a capacidade da imprensa de transformar um peixinho em peixão. Parece conversa de pescador, mas a mídia torna qualquer ser humano um pop-star em meros segundos. E no país do futebol, natural que os jogadores sejam alçados à condição de estrelas com muita facilidade e freqüência. Nada contra os boleiros, pelo contrário, muitos têm […]

Leitores sem hábito, jornais sem vendas

A imprensa francesa está em crise e os grandes jornais, como Le Monde, Le Figaro e Libération, vendem cada vez menos. De acordo com os dados de 2004 (números disponíveis mais recentes), a circulação do Le Monde – jornal nacional mais vendido, com circulação média de 330.768 cópias – caiu 4,1% no ano passado, e […]

Branding é tema de congresso da FGV

[do release dos organizadores] Com o tema branding, está marcado para 14 e 15 de setembro o 2º Congresso Internacional de Comunicação e Marketing – Cincom 2005, para incentivar o debate sobre a comunicação com os mercados numa economia globalizada. A iniciativa é da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio […]

Em nome da responsabilidade social da mídia

A observação sistemática para análise dos produtos e processos da mídia brasileira tem nas universidades um local estratégico para a sua difusão. Primeiro porque a academia se situa a uma distância segura das pressões do mercado, o que permite exercer uma crítica técnica e aprofundada, isentando-se de submissões comerciais. Segundo porque tem o papel de […]

Alto clero jornalístico prefere churrasco. E a siesta.

Na primeira página da Folha de S.Paulo (segunda, 12/9), o colunista Carlos Heitor Cony classificou como ‘asnáticas’ algumas perguntas dos repórteres na entrevista coletiva de Severino Cavalcanti. O leitor animou-se com a chamada, certo de que encontraria a página 2 do jornal pegando fogo.Engano. Além do artigo do colunista, ficaram completamente quietas as poderosas baterias […]

Amantes do rádio, uni-vos!

Há urgência para resolver os problemas do rádio, pois estes são vários e podem fazer com que este meio de comunicação desapareça em meio aos interesses econômicos que provocam desprezo crescente por um veículo que faz parte da vida de muitas pessoas acompanhando – no trabalho, no lar, nos exercícios físicos, no caminho da roça, […]

Software ajuda na identificação de plágios

Depois de uma série de escândalos envolvendo plágios na imprensa americana nos últimos anos, um novo software – chamado CopyGuard – pode ajudar editores a identificar supostos plágios antes do jornal ir para a gráfica, informa Tania Ralli [The New York Times, 5/9/05]. O programa foi lançado pelo serviço de captura de dados LexisNexis. De […]

O 11 de Setembro em galeria virtual

A Galeria Virtual ‘Cartoons 9/11’, criada em 2004 pelo Museu Nacional da Imprensa (Porto, Portugual), surge reforçada com novos links e mais cartoons. A galeria foi lançada quando do terceiro aniversário dos atentados do 11 de Setembro de 2001 nos EUA, e continua

Mídia apressada come cru

O primeiro desafio da imprensa nesta crise ainda sem nome surge no exato momento em que completa quatro meses: como acompanhar com a mesma intensidade o confronto oposição vs. Severino, a prisão de Paulo Maluf depois de 30 anos de expectativa e os desdobramentos da crise propriamente dita nas três CPIs, plenário da Câmara, PT, […]

Homens públicos, pacientes sem segredos

A hospitalização do presidente Jacques Chirac após um ‘pequeno acidente vascular cerebral’ na sexta-feira (2/9) causou especulações sobre o futuro político do líder francês. Acima de tudo, o problema, que originou um distúrbio na visão de Chirac e o manteve no hospital durante uma semana para observações e exames, deixou clara a fragilidade do comandante […]

Edição da New Yorker gera debate editorial nos EUA

Pela primeira vez em 80 anos de história, a revista americana New Yorker teve um anunciante exclusivo, a rede varejista Target. Na edição de 22/8, foram publicadas propagandas mascaradas como ilustrações de mais de 24 artistas, entre eles Milton Glaser, Robert Risko e Ruben Toledo, com temas relacionados a Nova York. Para debater este acordo […]

Um se perde pela boca, outro se trai pela letra

Depois da entrevista coletiva de domingo (11/9) do deputado Severino ‘Mentira, Mentira, Mentira’ Cavalcanti, o leitor de jornal pode se regalar com a de segunda-feira, ao Estado de S.Paulo, de outro pepista, o ex-prefeito Paulo ‘Jamais Pratiquei Algum Crime’ Maluf, preso na Polícia Federal. A de domingo, transmitida pela TV, permitiu aos espectadores ver a […]

Sindicatos não assumem riscos de assessores

Depois dos meus artigos publicados aqui no OI [ver remissão abaixo] alertando que assessoria de imprensa não é função jornalística, passei a desafiar os que insistem em sustentar o contrário em debates em vários sites na internet, Comunique-se e Orkut entre eles, a conseguirem um documento dos sindicatos de jornalistas e faculdades de jornalismo em […]

Distribuição de cirurgias recebe crítica no Reino Unido

A febre de reality shows televisivos que oferecem cirurgias plásticas e tratamentos estéticos aos participantes chegou às revistas. Pelo menos no Reino Unido, algumas publicações têm adotado a prática, o que levou a uma crítica pública por parte da Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos. A revista de saúde e beleza Top Sante, relançada no mês […]

Marcelo Beraba

‘Fui surpreendido, na edição de sexta-feira, dia 9, por uma ‘Nota da Redação’ da Folha publicada no ‘Painel do Leitor’ como resposta a um questionamento feito por Jair Faustino Rodrigues, de Guararema (SP). A carta cobrava do jornal, e com razão, uma resposta a comentários que fiz, na coluna de domingo passado, sob o título […]

A universidade na rede de observatórios

1. IntroduçãoNão resta dúvida de que a crítica de mídia no Brasil teve um progresso significativo nos últimos quinze anos. Às experiências inovadoras, como a do ombudsman da Folha de São Paulo e do Observatório da Imprensa, foram se somando ao longo dos anos, inúmeras outras que despertaram nos profissionais e na sociedade a preocupação […]

Tudo como no melhor dos mundos

Estranha, muito estranha, a reação dos nossos combativos jornalões ao atentado terrorista contra o Diário de Marília, do interior de São Paulo. A ação dos gangsteres ocorreu na madrugada de quinta-feira (8/9). Considerando as circunstâncias (assaltantes armados, dispostos a destruir o prédio) e considerando a dimensão (foram atacados três veículos jornalísticos da mesma empresa numa […]