George W. Bush, que já havia admitido que houve falhas na resposta federal ao furacão Katrina, afirmou que a mídia tinha mais detalhes sobre a catástrofe do que o governo, como noticia a Reuters [28/2/06]. ‘Não tivemos informações localizadas, e isto significa que não tivemos detalhes sólidos das pessoas que estavam no local e que […]
Edição: 371
PROPAGANDA ELEITORALChristiane Samarco Políticos invadem TV para a pré-temporada eleitoral ‘Vem aí a temporada de propaganda partidária gratuita no rádio e na TV, que em ano eleitoral tem sido mais útil para lançar candidatos e engordar índices nas pesquisas do que para divulgar legendas. Depois de 2002, quando o programa do PFL levou a então […]
Com a proximidade das eleições, os principais jornais brasileiros vêm aumentando a cobertura do tema. Este fim de semana (4 e 5/3), Globo, Folha e Estadão trazem matérias sobre propaganda eleitoral e publicidade oficial. Ano de eleição é ano de campanha. Por isso, governantes sedentos pela reeleição correm para mostrar, em campanhas publicitárias, seus feitos […]
Desta vez, parece que os jornais catarinenses ficaram mais ligados na notícia sem descuidar dos remelexos do Carnaval. Com isso, as edições dos quatro dias de folia mostraram-se bem mais equilibradas que em anos anteriores, quando as redações sacudiam ao tempero dos tamborins e quem dançava mesmo era o leitor, que ficava sem informação. Em […]
Está surgindo um consenso entre os cientistas e as pessoas comuns: o clima está profundamente alterado. E a culpa, em grande parte, é da humanidade. É só prestar alguma atenção às páginas internacionais e/ou de meio ambiente dos principais jornais do Brasil, reproduzidas um pouco em toda a parte, graças às agências de notícias de […]
Em resposta às críticas por ter intimado em fevereiro Herb Greenberg e Carol S. Remond, colunistas da Dow Jones, e James J. Cramer, apresentador do programa Mad Money, da CNBC – voltando atrás na decisão posteriormente –, a Securities and Exchange Comission (SEC), comissão de valores mobiliários americana, afirmou na semana passada que criará o […]
PROPAGANDA ELEITORALMaria Lima, Regina Alvarez e Demétrio Weber Verba para mostrar serviço ‘O ano eleitoral põe em evidência o uso de recursos da publicidade oficial e torna ainda mais tênue a fronteira entre o interesse público e o empenho dos governantes para mostrar suas ações. No Orçamento de 2006, o governo federal reservou 42,9% dos […]