A imprensa eventualmente aumenta os fatos desmesuradamente. Por exemplo, em 1986, quando passou pela Terra o Cometa Halley, a mídia previra, como o grande acontecimento do século 20, a sua aparição, que iluminaria a noite e ocuparia um terço do céu! Como não era uma coisa a que as pessoas assistiam todo dia, lá foi […]
Edição: 374
Por ocasião do terceiro aniversário da invasão americana no Iraque, a ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, fez uma análise da cobertura do jornal sobre a guerra – que, assim como a da mídia americana em geral, vem sendo criticada por cobrir demasiadamente a violência. Em sua coluna de domingo [26/3/06], Deborah alega que é […]
‘Chega a ser folclórica a dificuldade que os jornalistas têm com os números. Alguns supõem que, ao optar pela faculdade de jornalismo, deixarão de ser assombrados por eles na vida profissional. Estão 100% errados. Lidar com números faz parte do cotidiano das redações. Acompanhando comportamento dos preços, analisando as estatísticas de venda do comércio, escrevendo […]
Nestes tempos de globalização, em que a mídia está completamente dominada pelos grandes senhores do dinheiro e totalmente submetida à lógica comercial, ainda há espaço para os princípios que definiam (definem?) a atividade jornalística, como o rigor, a isenção, a procura da verdade e o interesse público? Correndo o risco de ser acusado de apego […]
Daniel Castro abriu sua coluna na Folha de S.Paulo de sexta-feira (24/3) com o seguinte título: ‘Record compra 50 campos de futebol no Rio’. O leitor se aflige: ‘Pronto, agora o futebol carioca acaba de vez! Templo em lugar de estádio?!’ Mas não. Eis o lide: Turbinada por uma combinação de aumento da receita publicitária […]
Em numerosas reportagens de jornais e TVs temos lido que as emissoras de TV (Globo à frente) defendem a escolha do padrão japonês de modulação da TV digital (ISDB) porque este seria o único padrão que lhes permitiria fazer transmissão para recepção móvel usando a banda do espectro eletromagnético reservada para o UHF. No caso do […]
Com o crescimento da produção científica no Brasil e no mundo, os serviços de referência na internet tornam-se cada vez mais importantes. Mas localizar publicações em determinada área em ferramentas de busca, como o Google ou o Yahoo, é um processo demorado e que pode não trazer os resultados esperados. Por conta disso, o Departamento […]
‘Primeiro, um esclarecimento que considero necessário. Muito boa a ideia deste Domingo, fazendo interagir os leitores! Espero que o feedback não cause muito ruído nos interesses instalados… Espero que persista na útil e interessante direcção por que optou!, escreve Armando Assunção. A crónica não passou despercebida, motivou uma sugestão… Depois de ler o artigo da […]
‘O Conselho Curador e a Diretoria Executiva da Fundação Padre Anchieta deveriam discutir seriamente a necessidade, ou a conveniência, de manter ou extinguir o jornalismo na TV Cultura. A simples discussão do assunto talvez suscitasse a definição de um rumo, o que seria em si um avanço. Como está – e assim está há vários […]
Este trabalho jornalístico de Pedro Doria, como diria um paulista, é um ‘puta trabalho’. Sexo, nudez, pornografia, prostituição, masturbação, tudo isso à base de muitos cliques de mouse. Putanheiros, felação, penetração, palavras usadas com a maior naturalidade. Na boa. ‘Na boa’, eis o tom do livro. Tudo bem, na boa. Forçando a comparação, se o […]
Mais de 80% não sabem o que é TV digital. Deu no Estado de S.Paulo de domingo (26/3). Os leitores que apreciam assuntos tecnológicos sabem, de longa data, quem é o Sr. Ethevaldo Siqueira. Das inúmeras matérias apresentadas pelo dedicado jornalista, lembro-me de uma sobre as primeiras gravações de música em alta-fidelidade realizadas através de […]
No rádio e na TV, há uma onda de anúncios que pretendem ser engraçados. São frequentemente baseados num diálogo como este, ouvido há dias na Rádio Cultura, de São Paulo: – Fulano, você conseguiu convencer o freguês a levar aquela TV sem garantia? – Consegui sim, patrão.– E ainda vendeu essa TV por um preço […]
Uma jovem iraquiana é a primeira blogueira a disputar um grande prêmio literário. Seu blog,
‘Un periódico es un compendio de muchas cosas diferentes. Aunque el componente esencial es la información, un medio de comunicación escrito, con voluntad de llegar a un público mayoritario en su ámbito de influencia, debe completar su oferta informativa con espacios y suplementos dedicados al entretenimiento, a cultivar el placer de la lectura por sí […]
‘Primeiro, um esclarecimento que considero necessário. Muito boa a ideia deste Domingo, fazendo interagir os leitores! Espero que o feedback não cause muito ruído nos interesses instalados… Espero que persista na útil e interessante direcção por que optou!, escreve Armando Assunção. A crónica não passou despercebida, motivou uma sugestão… Depois de ler o artigo da […]
Estamos vivendo duas histórias distintas: a de verdade e a criada pelos meios de comunicação. O paradoxo, o drama e o perigo estão no fato de que conhecemos cada vez mais a história criada pelos meios de comunicação e não a de verdade. (Ryszard Kapuscinski) A idéia deste livro ultrapassou o estreito limite da imaginação […]
Em reportagem de capa, a última edição de Veja (nº 1949, de 29/3/2006, págs. 50-56) denuncia o assessor especial do agora ex-ministro Antonio Palocci, Marcelo Netto, como autor do vazamento dos dados bancários do caseiro Francenildo Costa. A nova versão contraria a deste Observador: a divulgação foi obra da Polícia Federal (ver ‘O declínio da […]
Tempos atrás escrevi neste Observatório um texto (‘
‘S’il a pu passer naguère pour ‘un quotidien de gauche’ ou ‘de centre gauche’, Le Monde a toujours compté des lecteurs qui ne partageaient pas ses positions. C’est plus vrai que jamais, comme en témoigne la grande diversité du courrier reçu à propos du contrat première embauche (CPE). Les éditorialistes du Monde eux-mêmes abordent les […]
‘Un periódico es un compendio de muchas cosas diferentes. Aunque el componente esencial es la información, un medio de comunicación escrito, con voluntad de llegar a un público mayoritario en su ámbito de influencia, debe completar su oferta informativa con espacios y suplementos dedicados al entretenimiento, a cultivar el placer de la lectura por sí […]