Wednesday, 13 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1313

Edição: 376

Folha de S. Paulo

PRIMEIRA PÁGINA, FSPSylvia Colombo e Rafael Cariello Folha lança nova edição de livro de primeiras páginas ‘Como fazer um dia caber numa página de 53cm de altura por 30cm de largura? O problema ganha contornos mais dramáticos nos dias em que se tem a impressão de ver a história acontecer -aquela que terminará nos livros […]

Comunique-se

JORNALISMO ECONÔMICOEleno Mendonça, 10/04/06 O risco da contaminação no noticiário ‘Foi correto o timing de lançamento de um plano nacional de combate à gripe aviária por parte do governo Lula. Foi demonstração de sensatez, ainda que não se saiba ao certo quais são os riscos de uma eventual contaminação acontecer. A antecedência se justifica: se […]

O Estado de S. Paulo

CRISE POLÍTICAJosé de Souza Martins O principal cassado da crise ‘Um ano de espetáculo cotidiano pela televisão, pelo rádio e pelos jornais, tendo como tema os desarranjos da política, mostrou a aparente facilidade com que grupos devotados a seus próprios interesses podem se apossar de setores vitais do Estado. Mas não pôs diante dos olhos […]

Direto da Redação

CRISE POLÍTICAEliakim Araújo Não Ao Golpismo, 31/03/06 ‘Há um visível clima de golpe no ar. De maneira aparentemente orquestrada, a Folha de SP da terça-feira, colocou todos os seus colunistas e colaboradores a serviço da derrubada do governo Lula. Dentre todos, destaque para Boris Casoy. Com seu velho e surrado chavão ‘é uma vergonha’, voltou […]

O Estado de S. Paulo

CRISE POLÍTICAIpojuca Pontes O caso Casoy ‘É muito estranho e mesmo deplorável o caso de Boris Casoy, o mais confiável âncora da televisão brasileira, de fato, um apresentador em quem se podia acreditar. Casoy, que não tem diploma de jornalista, dirigiu com eficiência o jornal Folha de S.Paulo nos anos 1970/80, depois se voltou para […]

Os formadores de opinião estão frustrados

Matéria da CartaCapital e pesquisa Datafolha publicada no fim de semana indicam que os chamados formadores de opinião da grande imprensa nacional andam frustrados porque, aparentemente, a opinião que eles supostamente influenciam não sofre influência deles.Assim simples: a imprensa perde influência sobre parcelas importantes da população. O site

Plínio Bortolotti

‘A sucessão ao Governo do Ceará, especialmente as circunstâncias a envolverem três dos principais líderes políticos do Ceará – o governador Lúcio Alcântara, o senador Tasso Jereissati (ambos do PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) – estiveram destacadas na capa das sete últimas edições do O Povo, incluindo a de sexta-feira (dia em que […]

Marcelo Beraba

‘A aprovação do relatório final da CPI dos Correios, na quarta-feira, é um bom pretexto para iniciar uma avaliação do trabalho da imprensa na cobertura desses dez meses de investigações e crise política.Ao longo desse período, fiz diversas críticas aos jornais, particularmente à Folha. Publico hoje, e prosseguirei nas próximas colunas, as avaliações que solicitei […]

Datafolha rasga a fantasia iluminista da imprensa 

Foi uma ducha fria para tucanos e aliados. No fim de semana, o instituto Datafolha publicou a mais recente pesquisa sobre intenções de voto para presidente. Lula manteve estável sua liderança. Alckmin que, por gravidade, deveria ter subido, apresentou ligeiro declínio. Até mesmo Anthony Garotinho, do PMDB, com todos os problemas que envolvem sua pouco […]

Títulos sob medida para motores de busca

Os jornalistas escrevem suas manchetes e artigos para dois públicos diferentes – leitores instáveis e editores detalhistas. Agora, sítios de busca de notícias como Google, Yahoo! e MSN surgem como um novo árbitro para o trabalho dos repórteres, afirma Steve Lohr em artigo no New York Times [9/4/06].Estes programas – que percorrem a rede analisando […]

Osvaldo Martins

‘De repente, descobriram o ombudsman. Não deve ter sido fácil, posto que há seis meses, desde que a Cultura reformulou o seu site, não mais existe um link na home page direto para esta página. Antes havia, mas foi retirado. Quem quiser acessar o ombudsman tem que entrar no site, clicar o botão Fundação Padre […]

Plínio Bortolotti

‘A sucessão ao Governo do Ceará, especialmente as circunstâncias a envolverem três dos principais líderes políticos do Ceará – o governador Lúcio Alcântara, o senador Tasso Jereissati (ambos do PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) – estiveram destacadas na capa das sete últimas edições do O Povo, incluindo a de sexta-feira (dia em que […]

Menos ufanismo, mais realismo

O que determina, afinal, o espaço de uma notícia nos meios de comunicação? A relevância? O inusitado? O espetacular? Certamente os especialistas nos cursos de Jornalismo podem oferecer variadas respostas, também os editores guiados pela prática cotidiana e pela linha editorial adotada pela empresa em que trabalham. Cabem nesse espaço inúmeras interpretações – também o […]

Os blogs, seus benefícios e armadilhas

Os blogs chegaram de mansinho ao sítio do New York Times. Mas chegaram. Hoje, o Diner’s Journal) e sobre vinhos (DealBook, lançado há um mês para acompanhar assuntos de Wall Street e da ‘comunidade financeira’. O DealBook teve início como um boletim informativo sobre o mercado e seus personagens que era enviado por e-mail aos […]

Osvaldo Martins

‘De repente, descobriram o ombudsman. Não deve ter sido fácil, posto que há seis meses, desde que a Cultura reformulou o seu site, não mais existe um link na home page direto para esta página. Antes havia, mas foi retirado. Quem quiser acessar o ombudsman tem que entrar no site, clicar o botão Fundação Padre […]

Jornalismo aprende lições do marketing

O marketing é mesmo a ciência do século. Desafortunadamente atinge todas as tribos profissionais. Médicos, engenheiros, jornalistas, advogados, professores; nenhuma cadeia de profissionais resistiu aos apelos do marketing. Cursos de capacitação para lidar com problemas ambientais que ensinam os gerentes de marketing a dizer que todos os problemas serão resolvidos, que a empresa está empenhada […]

O supermercado de subserviência

Os espectadores de televisão não apenas preferem a natureza altamente competitiva de programas interativos, como gostam de comerciais interativos. A conclusão é de um estudo do Centro de Desenho de Mídia da Ball State University, publicado na semana passada no noticiário eletrônico TV Digital – o que importa é o conteúdo‘ [rolar a página], o […]

A escalada do desencanto

Roberto Pompeu de Toledo em sua coluna regular na revista Veja costuma produzir textos que não trazem marcas evidentes de torcida por nenhum partido político. Sugere sua escrita isenção e um autor razoável, na boa tradição mineira de serenidade e fair-play. Quem o apreciar menos generosamente pode encontrar dotes de raposa mineira, o dom de […]