Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 384

The Times investe em conteúdo de TV

O jornal britânico The Times irá lançar um serviço televisivo chamado de Times TV, anunciou o presidente da News International, Les Hinton, durante congresso em Moscou na segunda-feira (5/6). O serviço irá unir conteúdo fornecido por empresas parceiras e deverá ser lançado em breve. A Cisco Systems irá patrocinar o empreendimento. O menu de vídeo […]

Mídias alternativas trocam experiências

Entre 8 de junho de 1º de julho, o Itaú Cultural promove o Onda Cidadã, evento que reunirá as principais experiências de mídia alternativa e formas autônomas de produção de informação do país. De ONGs que desenvolvem redes de comunicação em comunidades carentes, passando por fanzineiros e blogueiros, até revistas alternativas, rádios e TVs comunitárias, […]

Direto da Redação

CRÔNICALuís Peazê O nu mais antigo no jornalismo, 2/6/06‘Walter Galvani e Armando Rozário despem-se em público no topo dos setenta anos de idade. Calma, não é o que você está pensando. Comemoram cinqüenta anos de profissão. O Galvani, como jornalista, o Rozário como fotógrafo jornalista. Dois jovens amigos, pois esses septuagnários têm os espíritos mais […]

Informação deseducativa

O jornal de Vitória A Tribuna, de domingo 23 de abril de 2006, apresentava uma capa hilária. Competindo com uma foto grande de quatro homens bem-sucedidos em busca de relacionamento sério (segundo a legenda) estavam as seguintes manchetes: ‘Trabalhador inventa doença para se aposentar mais cedo’, com letras grandes, na parte superior da página, e […]

Entender o futuro ou se refugiar no passado

O governo anunciou oficialmente na quarta-feira (7/6) a criação do Fundo Setorial do Audiovisual e de outros mecanismos – em particular a ampliação do artigo 3º da Lei do Audiovisual – que têm o propósito específico de facilitar a produção brasileira independente para televisão. Até aqui, o meio mais eficiente para encorajar esse tipo de […]

Jornalistas sem papel e sem vontade

Este artigo pretende provocar uma reflexão sobre o que o profissional realmente pretende informar. Independentemente de fatores econômicos, que o torna submisso às empresas de comunicação, o jornalista deve acreditar que tem um papel na sociedade – não apenas de informar, mas de contextualizar os acontecimentos de modo compreensível. Deve partir do princípio de que […]

Último Segundo

ELEIÇÕES 2006Alberto DinesO recado de Marcola, 15:40 02/06‘O problema da democracia brasileira é que ela resume-se ao calendário eleitoral. Cumprem-se prazos, obedecem-se aos ritos, processam-se as trocas e estamos conversados. Nos intervalos, guarda-se a democracia no armário e toca-se a carroça política como se o estatuto da representação não existisse. O quadro é decididamente medíocre: […]

Publicidade online tem aumento recorde nos EUA

O gasto com publicidade online cresceu 38% no primeiro trimestre deste ano nos EUA – atingindo US$ 3,9 bilhões – em relação a 2005, de acordo com pesquisa realizada em parceria pela Interactive Advertising Bureau e PricewaterhouseCoopers, divulgada na semana passada. ‘Mais e mais anunciantes estão percebendo a eficiência da internet’, afirma David Silverman, da […]

Marcelo Beraba

‘A atenção da Folha, e de toda a imprensa brasileira, estará cada vez mais voltada para a Copa do Mundo de futebol que começa na próxima sexta-feira, na Alemanha. A editoria de Esporte já tem caderno próprio, separado de Cotidiano, desde a semana passada, e amanhã o jornal lança o caderno diário Copa 2006.Eleições presidenciais, […]

Agência Carta Maior

CASO TIM LOPESQuatro anos sem Tim Maurício Thuswohl‘Há exatos quatro anos foi assassinado o jornalista Tim Lopes. O triste aniversário é praticamente ignorado pela mídia e até agora mereceu lugar somente em pequenas notas nos jornais ou em brevíssimos comentários nos telejornais. Assim como quase tudo que um dia virou notícia, a agonia de Tim […]