Quarta-feira, 30 de abril de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 2025 - nº 1335

Edição: 391

O preconceito que ninguém viu

Que coisa mais chocante: uma senhora de 68 anos (idade para ser avó ou talvez bisavó) ir à televisão, justo na hora em que a família se reúne para desfrutar os ensinamentos da novela global, e dizer, no português claro das pessoas do povo, como resolveu sua sexualidade.Era mesmo para dar o escândalo que deu, […]

Tragédia dostoievskiana

O caso do assassinato do casal Richthofen, com idas e vindas, monopolizou o interesse da mídia nos últimos quatro anos. Em especial a cobertura da TV. Não que faltassem concorrentes na pauta. Enquanto transcorria o julgamento de Suzane Von Richthofen e dos irmãos Cravinhos, ocorria também o julgamento dos assassinos do casal de estudantes Liana Friendenbach […]

O homem integral

‘O homem integral é sempre um desastrado numa situação especializada’ (Marshall McLuhan)Como bom amante da obra de Charles Chaplin, a primeira coisa que me veio à mente ao ler as palavras de McLuhan foi a clássica cena de Tempos modernos, quando Carlitos enlouquece de tanto apertar parafusos. De fato, Chaplin construiu sua personagem precisamente na […]

Carta aberta ao povo brasileiro

Em 1978, fruto de luta histórica dos trabalhadores em empresas de rádio, televisão e produtoras de áudio e vídeo (radialistas) de todo Brasil foi aprovado a Lei 6.615, sancionada pelo Decreto 84.134/79 que regulamenta a profissão de radialista, que muito mais que uma peça jurídica tem sido um importante instrumento na defesa daqueles que fazem […]

O horizonte é a mídia

É fato inquestionável o progressivo domínio dos meios de comunicação no mundo. A cultura midiática, sobretudo no Ocidente, vem ampliando espaços e, com estes, traz a reboque contingente de público crescente. O fenômeno ao qual numerosos teóricos, desde a corrente frankfurtiana, dedicaram reflexões ainda parece desafiar com a exigência de maiores análises, a despeito das […]

Artigo analisa a profissão jornalística

Leia abaixo os textos desta segunda-feira selecionados para a seção Entre Aspas. ************ Folha de S. Paulo Segunda-feira, 24 de julho de 2006 PROFISSÃO REPÓRTERJoão Sayad As profissões: I- Os jornalistas ‘SEMPRE muito excitados, cabelo em desalinho, roupa amassada como se tivessem acabado de assistir à Queda da Bastilha e estivessem atrasados para cobrir o […]

A Comunicação é uma profissão mestiça

A mistura de profissionais de diferentes áreas favorece que se amplie a visão estratégica na comunicação. A chamada Lei Amarildo impede essa mestiçagem ao aumentar número de funções exclusivas de quem tem diploma de jornalista. Se Brasília, por algum passe de mágica, passasse a abrigar um museu como o Louvre ou o Metropolitan, os guias […]

Ovos com a logomarca da CBS

Uma novidade pouco usual está chegando ao cardápio do café da manhã norte-americano. Após variações como omelete, ovos mexidos e ovos com bacon, agora a nova moda será ovos com a logomarca da rede CBS. A ação de marketing visa promover a nova temporada da programação noturna da rede, que estréia em setembro, por meio […]

No ar, um basta ao despotismo

Na segunda-feira (24/4), o programa Linha de Passe, da ESPN-Brasil, foi palco de uma cena inesquecível. A propósito da queda do agora ex-técnico do Palmeiras, Émerson Leão, depois da catastrófica goleada de 6 a 1 para o Figueirense, Juca Kfouri e Paulo Vinícius Coelho, o PVC, debatiam o alviverde e sua conjuntura. Davam uma aula […]

Francenildo assusta a mídia

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa. Nossos jornais têm estranhos hábitos: nos feriadões, em vez de oferecer aos leitores trepidantes edições, oferecem matérias de gaveta, mornas, descartáveis. O Globo quebrou o tédio do último feriadão sem recorrer a nenhum passe de mágica, mas utilizando a mais antiga ferramenta jornalística: a reportagem. Três investigações conduzidas pelos repórteres […]

Como agarrar o leitor mesmo num feriadão

Os semanários saíram um dia antes, magros, mais chochos do que habitualmente. Jornalões de domingo, mornos, cheirando a gaveta. O segundo feriadão de uma série de três (22-23/4) prometia a mesma embromação – quilos de papel colorido perfeitamente descartáveis. O Globo preferiu brindar o leitor fiel com três ‘bombas’ na primeira página. Todas, fruto de […]

Quando a mídia ajuda a desinformar

‘Ignorância política’ foi o diagnóstico feito por Gilberto Dimenstein na Folha de S.Paulo (16/4/2006) a propósito do desconhecimento da vida pública por parte dos brasileiros, detectado em pesquisas recentes. Dois exemplos: 1. ‘Apenas 16% dos eleitores recordam-se do mensalão, um tema que não sai do noticiário desde o final de junho de 2005; 2. ‘Apenas […]