Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 397

A história da Volks está sendo esquecida

Um dos maiores desafios que se coloca para as empresas na atualidade é o resgate e conservação da memória empresarial, conjunto de sensações, lembranças e experiências, tanto boas quanto ruins, que as pessoas guardam de sua relação direta com uma empresa. Aquela idéia de que o passado é algo descartável, que precisa ser jogado fora […]

Não gosta da urna antiga? Prepare-se para a fraude

Em 4 de setembro de 2006, a revista americana Forbes Magazine, reconhecida no mundo dos negócios e dos líderes americanos, publicou pequeno artigo de autoria de Aviel Rubin, renomado cientista e professor do Departamento de Ciência da Computação, da Universidade de Johns Hopkins. Rubin tentou, em seu texto, responder aos críticos sobre a seguinte questão: […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Fátima Pacheco Jordão Novo elenco na TV. A campanha em tempo real ‘Na semana que passou as campanhas presidenciais mudaram e os número captados pelo Ibope e divulgados ontem também mudaram. No campo tucano, os aliados de Geraldo Alckmin começaram a falar e exigir mais contundência nos discursos, postura mais oposicionista, até pedidos de […]

Estações de TV temem documentário sobre 11/9

Dezenas de afiliadas da rede de TV americana CBS decidiram substituir ou transmitir com atraso um premiado documentário sobre os atentados terroristas de 11 de setembro – que já foi exibido na TV por duas vezes sem problemas. As afiliadas alegam se preocupar com a linguagem usada por alguns bombeiros que aparecem em 9/11. Segundo […]

Um prêmio à coragem e ao compromisso com a verdade

El pasado 29 de agosto se entregó el Premio Nuevo Periodismo CEMEX + FNPI en una emotiva ceremonia que tuvo lugar –como cada año- en el Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey, México. En la categoría de homenaje se premió el valor y la pasión de la periodista chilena Mónica González. Diego Goldberg, de Argentina […]

Profissões diferentes requerem códigos de ética diferentes

O Código de Ética do jornalismo no Brasil repousa sobre um conflito de interesses. Temos praticado o exercício de conciliar duas funções legítimas, dignas, justas e éticas, necessárias à informação da sociedade brasileira, mas que não constituem o mesmo ofício. Jornalismo e assessoria de imprensa são duas profissões diferentes e não podem ser regidas por […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Marcelo Rubens Paiva Animal político ‘Não falam pê tê na propaganda eleitoral do PT. Ninguém fala ‘nós do pê tê’. Ninguém fala ‘nós do Partido dos Trabalhadores’. Falam ‘Lula presidente, Mercadante governador, Suplicy senador’. Não se fala ‘vote no PT, vote no novo’. Não falam ‘vote no partido que nasceu da classe trabalhadora’. Nem […]

Liberdade de expressão em perigo

O Sindicato dos Jornalistas [de Portugal] necessita da ajuda de todos os amigos para uma campanha urgente: até ao dia 15 de setembro, queremos reunir o maior número possível de assinaturas num apelo [ver abaixo] dirigido à Assembléia da República.Esse apelo visa sensibilizar os deputados para as graves conseqüências para a liberdade de imprensa, se […]

A candidatura de oposição e a TV Globo

A mídia tem dado grande repercussão ao recém-lançado livro de Eduardo Scolese e Leonencio Nossa, Viagens com o Presidente – Dois repórteres no encalço de Lula do Planalto ao exterior, da Editora Record. Por serem setoristas no Palácio do Planalto e acompanharem as viagens presidenciais, os jornalistas da Folha de S.Paulo e do Estado de […]

Estranhamento é o caminho da inovação

Os empresários de jornal estão mais preocupados com as empresas do que com os jornais que editam. Se fosse o contrário, os jornais talvez estivessem melhores e as empresas menos vulneráveis. Pela segunda vez em pouco mais de um mês o patronato desperdiçou uma oportunidade de ouro para exibir a disposição e o ânimo da […]

O Globo

A TRAJETÓRIA DE OCTAVIO FRIAS…Rachel Bertol Octavio Frias: um legado que nasceu do nada‘No livro ‘A trajetória de Octavio Frias de Oliveira’ (Mega Brasil), de Engel Paschoal, uma das curiosidades que se pode ler sobre o publisher do jornal ‘A Folha de S. Paulo’ é o seu gosto por obras de auto-ajuda. Antes de comprar […]

Turquia converte personagens clássicos ao Islã

Editoras turcas converteram Pinóquio, Tom Sawyer e outros personagens ao Islã, em novas versões de 100 clássicos aprovados para o currículo escolar da Turquia. Nos Três Mosqueteiros, D´Artagnan é avisado de que não pode visitar Aramis. Uma senhora explica a razão. ‘Ele está rodeado por homens religiosos, pois se converteu ao Islã depois de sua […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Fabiane Leite Voto nulo é política radical, diz psicanalista ‘Há algo novo para além da apatia do cenário político brasileiro. A ‘suspensão das paixões’ nesse campo criou demanda por uma política fora dos partidos, da qual o voto nulo seria uma expressão, diz o psicanalista Tales Ab’Saber, 41. ‘Os cidadãos que votam nulo estão […]

Mídia apática, cobertura chuchu

Ao analisar a cobertura diária dos grandes jornais do país, sinto que estou vendo mais um jogo daquela insossa seleção brasileira que deu show de apatia na Copa do Mundo. Nossa mprensa parece estar mesclando o estilo da seleção com o do Geraldo Alckmin. A cobertura se transformou num grande picolé de chuchu. Sem gosto, […]

Jornais discutem enigma do seu futuro

A imprensa, que se mete na vida de todo mundo, dedicou três dias (29, 30 e 31/8/2006) para se olhar no espelho e examinar seus próprios dramas. Representantes dos principais jornais impressos do país foram escalados pelo seu sindicato – a Associação Nacional dos Jornais – para discutir a relação das empresas com seus patrocinadores, […]

Veja

ELEIÇÕES 2006Diogo Mainardi A voz do PT ‘José Dirceu tem um blog. Quer saber quanto o iG gasta com ele? Eu também quero. Quer saber de quem é o dinheiro do iG? É seu, tonto! De quem mais poderia ser? O iG pertence à Brasil Telecom. E a Brasil Telecom está na esfera dos fundos […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Carlos Eduardo Lins Da Silva O marketing do marketing‘O INSTITUTO Datafolha prestou grande serviço aos estudos de comunicação no Brasil ao publicar anteontem o resultado de pesquisa sobre a influência da propaganda política via rádio e TV sobre a decisão de voto do cidadão. O poder do marketing eleitoral de massas sempre foi superestimado. […]