Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 397

Turquia converte personagens clássicos ao Islã

Editoras turcas converteram Pinóquio, Tom Sawyer e outros personagens ao Islã, em novas versões de 100 clássicos aprovados para o currículo escolar da Turquia. Nos Três Mosqueteiros, D´Artagnan é avisado de que não pode visitar Aramis. Uma senhora explica a razão. ‘Ele está rodeado por homens religiosos, pois se converteu ao Islã depois de sua […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Fabiane Leite Voto nulo é política radical, diz psicanalista ‘Há algo novo para além da apatia do cenário político brasileiro. A ‘suspensão das paixões’ nesse campo criou demanda por uma política fora dos partidos, da qual o voto nulo seria uma expressão, diz o psicanalista Tales Ab’Saber, 41. ‘Os cidadãos que votam nulo estão […]

Mídia apática, cobertura chuchu

Ao analisar a cobertura diária dos grandes jornais do país, sinto que estou vendo mais um jogo daquela insossa seleção brasileira que deu show de apatia na Copa do Mundo. Nossa mprensa parece estar mesclando o estilo da seleção com o do Geraldo Alckmin. A cobertura se transformou num grande picolé de chuchu. Sem gosto, […]

Jornais discutem enigma do seu futuro

A imprensa, que se mete na vida de todo mundo, dedicou três dias (29, 30 e 31/8/2006) para se olhar no espelho e examinar seus próprios dramas. Representantes dos principais jornais impressos do país foram escalados pelo seu sindicato – a Associação Nacional dos Jornais – para discutir a relação das empresas com seus patrocinadores, […]

Veja

ELEIÇÕES 2006Diogo Mainardi A voz do PT ‘José Dirceu tem um blog. Quer saber quanto o iG gasta com ele? Eu também quero. Quer saber de quem é o dinheiro do iG? É seu, tonto! De quem mais poderia ser? O iG pertence à Brasil Telecom. E a Brasil Telecom está na esfera dos fundos […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Carlos Eduardo Lins Da Silva O marketing do marketing‘O INSTITUTO Datafolha prestou grande serviço aos estudos de comunicação no Brasil ao publicar anteontem o resultado de pesquisa sobre a influência da propaganda política via rádio e TV sobre a decisão de voto do cidadão. O poder do marketing eleitoral de massas sempre foi superestimado. […]

Mídia em crise no vazio discursivo

Talvez nunca se tenha assistido a uma disputa eleitoral presidencial tão anódina quanto a deste ano, embora os ânimos comecem a acirrar-se com a instigação a ataques diretos (do tucanato) a figura do presidente Lula, até o momento em confortável situação nas pesquisas – a reta final da campanha promete, por assim dizer, solavancos.Por enquanto […]

No Mínimo

JORNALISMO CULTURALRicardo Calil Contra a morte do cinema e da crítica, 28/08/06‘O francês Jean-Michel Frodon parece ter o emprego dos sonhos de qualquer crítico: ele é o diretor de redação da ‘Cahiers du Cinéma’, a mais influente revista de cinema da história, chamada com freqüência de ‘a Bíblia da cinefilia’. Mas sua tarefa é mais […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Fátima Pacheco Jordão Novo elenco na TV. A campanha em tempo real ‘Na semana que passou as campanhas presidenciais mudaram e os número captados pelo Ibope e divulgados ontem também mudaram. No campo tucano, os aliados de Geraldo Alckmin começaram a falar e exigir mais contundência nos discursos, postura mais oposicionista, até pedidos de […]

Resposta do deputado Carlos Melles

‘A liberdade de imprensa termina no ponto onde começa o direito a honra, que abrange a reputação e a dignidade, não servindo, portanto de excludente de crimes’ (Rulli Júnior) O semanário Jornal Hoje – empresa jornalística CMA Comunicações – teve apenas 47 edições (foi criado aproximadamente seis meses antes das eleições) e circulava clandestinamente sem registro […]

O jornalismo distante dos padrões mínimos

Se o jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter, como disse o jornalista Cláudio Abramo, o tratamento que a grande imprensa brasileira tem dado a certas questões nacionais, como o que a revista Veja chamou de ‘Golpe sujo: a história secreta da mais grave crise do governo Lula’, está […]

Comunique-se

ELEIÇÕES 2006Milton Coelho da Graça Os fins justificam ou não os meios?, 30/08/06‘Wagner Tiso, Luiz Carlos Barreto, Paulo Betti, Marilena Chauí e outros importantes intelectuais ligados ao PT acabaram se enroscando nas explicações para o mensalão, os sanguessugas e outras travessuras éticas cometidas pelo partido; com a mesma argumentação ideológica, o mesmo fervor revolucionário de […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Marcelo Rubens Paiva Animal político ‘Não falam pê tê na propaganda eleitoral do PT. Ninguém fala ‘nós do pê tê’. Ninguém fala ‘nós do Partido dos Trabalhadores’. Falam ‘Lula presidente, Mercadante governador, Suplicy senador’. Não se fala ‘vote no PT, vote no novo’. Não falam ‘vote no partido que nasceu da classe trabalhadora’. Nem […]

Justiça obriga Veja a alterar matérias

Em ação patrocinada pelos advogados Flávio Crocce Caetano e Gabriella Fregni, José Genoino obteve tutela antecipada em ação judicial em curso perante a 1ª Vara Cível de Pinheiros, movida em face da revista Veja.O objeto da demanda judicial é a matéria publicada na revista Veja em 16 de agosto de 2006 a respeito da facção […]

Imprensa vive o axioma de Lampedusa

‘Conheci ontem o que é celebridade’, escrevia Machado de Assis em A Semana, em 14/2/1897. E, deixando brilhar o gênio, que nele faísca em todos os textos, sejam romances, contos ou crônicas, resume o ocorrido: ‘Estava comprando gazetas a um homem que as vende na calçada da Rua São José, esquina do Largo da Carioca, […]

O que pode uma TV pública

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa. Você já nos conhece, sabe que uma das nossas marcas e o nosso compromisso é caminhar na contracorrente. Por isso, enquanto a mídia se distrai ou se empolga com a guerra eleitoral, este Observatório está mais preocupado com o chamado day after, o dia seguinte. Dentro de um mês ou […]

Direto da Redação

ELEIÇÕES 2006Mair Pena Neto Imprensa em xeque, 31/08/06‘O Observatório Brasileiro de Mídia, que faz um acompanhamento semanal da cobertura da mídia impressa sobre as eleições presidenciais, mostrou que da primeira semana oficial de campanha até o dia 25 de agosto, o noticiário dos jornais O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S.Paulo, Jornal […]