Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 410

‘Sem visibilidade crítica do negócio das comunicações não se constrói cidadania’

A convergência dos meios, a introdução de novas tecnologias, o aumento do número de empresas interessadas em explorar serviços de comunicação, assim como um marco regulatório fragmentado e disperso normativamente contribuem para a atual crise de paradigmas atravessada pela área das comunicações no mundo todo. Suzy dos Santos, pesquisadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em […]

Veja

MÍDIA vs. LULAMarcelo Carneiro Muito mais que uma parceria ‘Como se sabe, governos não produzem riqueza. Governos se apropriam da riqueza gerada pelo engenho, arte e suor dos cidadãos e das empresas. Principalmente por essa razão, as sociedades desenvolveram mecanismos de vigilância sobre os governantes e autoridades com acesso ao segredo do cofre onde se […]

O Estado de S. Paulo

MÍDIA vs. LULARodrigo Pereira Juiz dá direito de resposta a parceira do filho de Lula ‘O juiz da 1ª Vara Cível do Fórum de Pinheiros, Régis Bonvicino, atendeu parcialmente a um pedido de resposta feito pelo Grupo Bandeirantes em ação indenizatória contra a Editora Abril. O Grupo processa a editora por matérias e artigos publicados […]

Por uma outra globalização

O mundo assistiu nos últimos anos a numerosas transformações difíceis de se imaginar há apenas 15 ou 20 anos. Computadores de última geração, acesso à internet a qualquer hora, de qualquer lugar e até sem fio, celulares para todos os gostos e necessidades, câmeras digitais de altíssima resolução e diversas outras novidades.Todas estas transformações, principalmente […]

Secretaria de Democratização da Informação não está garantida

Apesar de ter sido noticiada pela imprensa, a reestruturação da Subsecretaria de Comunicação da Presidência da República e a possível criação de uma Secretaria de Democratização da Informação é negada pelo governo, mas admitida pelo Partido dos Trabalhadores. Pressão permanente dos grupos da mídia corporativa contra políticas regulatórias que visem o controle público das comunicações […]

No Mínimo

MERCADO EDITORIALSérgio Rodrigues Ian McEwan e nós, 1/12/06 ‘Quando li a notícia de que havia uma suspeita de plágio – sem processo na justiça – pairando sobre um livro do inglês Ian McEwan, e que este livro era nada menos que o magnífico ‘Reparação’ (Companhia das Letras, 2002, tradução de Paulo Henriques Britto), minha primeira […]

Comunique-se

MÍDIA vs. LULAMilton Coelho da Graça Lulinha e Mainardi estrelam novela, 29/11/06 ‘O veterano Frederico Vasconcelos escreveu o primeiro capítulo da nova novela política que vai incendiar corações e mentes de governo e oposição, neste final de ano em que vivemos a mesmice de pizzas no Senado e na Câmara, quem vai ser ministro, aumentos […]

Todas as mulheres de Rubem Fonseca

Está na praça um novo livro de Rubem Fonseca, Elas e outras mulheres. A mídia, com as exceções de praxe, faz o de sempre: entrega a jejunos literários o livro de um de nossos maiores escritores. E justamente uma coletânea de contos, o gênero em que o autor vem levando nossas letras às suas fronteiras, […]

O jogo pesado do poder

A trajetória de O Liberal, que no dia 15/11 chegou a 60 anos, pode ser dividida em três etapas, exatamente iguais até agora: 20 anos (1946-66) como jornal de partido, o PSD de Magalhães Barata; 20 anos (1966-86) sob o comando pessoal de Romulo Maiorana; e 20 anos (1986/2006) mantido pelos herdeiros, à frente dos […]

Comunique-se

MÍDIA vs. LULAMilton Coelho da Graça Lulinha e Mainardi estrelam novela, 29/11/06 ‘O veterano Frederico Vasconcelos escreveu o primeiro capítulo da nova novela política que vai incendiar corações e mentes de governo e oposição, neste final de ano em que vivemos a mesmice de pizzas no Senado e na Câmara, quem vai ser ministro, aumentos […]

O Globo

MÍDIA & PROPAGANDACarolina Brígido e Regina Alvarez O ano da publicidade ‘No ano eleitoral, em que uma bem-sucedida campanha conseguiu garantir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais um mandato de quatro anos, o governo aumentou 52% acima da inflação os gastos com publicidade, comparados com 2002, quando o então candidato governista foi derrotado […]

O Rei Roberto Carlos, de novo

Como se tocada e movida por um feitiço, toda a imprensa brasileira noticia neste dezembro o lançamento do livro Roberto Carlos em detalhes. Vocês leram bem, não há exagero: toda a imprensa brasileira, toda, de norte a sul do país não fala e não deseja falar de outra coisa. Quanta curiosidade nos invade o peito […]

Os limites da crítica na Bravo!

Quero denunciar uma violência contra a liberdade de opinião ocorrida na revista Bravo! e que, lamentavelmente, parece se anunciar como nova linha editorial a constranger o livre exercício do jornalismo naquelas páginas.Vale lembrar que tal publicação foi criada e é mantida com patrocínios da Lei Rouanet e da Lei Mendonça. Portanto, não é uma questão […]

O desafio de Babel

A fines de octubre tuvo lugar, en Roma, el Congreso Mundial de Comunicación para el Desarrollo (WCCD por sus siglas en inglés). He estado en innumerables eventos internacionales sobre comunicación durante las dos últimas décadas, pero éste tuvo características especiales que lo hacen único: fue convocado por el Banco Mundial, por la FAO y por […]

Tolerância não, respeito sim

Sempre que, em discussões acaloradas sobre questões não só importantes como altamente controversas – os direitos dos homossexuais ou a existência de deuses, por exemplo – alguém, para contemporizar, apela para a tolerância, imediatamente ligo o meu desconfiômetro. Pois, afinal, o que quer dizer ‘tolerar’? Segundo o Dicionário Houaiss, ‘tolerar’ significa suportar com indulgência. Vale […]

O Globo

MÍDIA & PROPAGANDACarolina Brígido e Regina Alvarez O ano da publicidade ‘No ano eleitoral, em que uma bem-sucedida campanha conseguiu garantir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais um mandato de quatro anos, o governo aumentou 52% acima da inflação os gastos com publicidade, comparados com 2002, quando o então candidato governista foi derrotado […]

Terra Magazine

TELEVISÃOMárcio Alemão É difícil carregar o peso do sucesso. E mais difícil ainda: livrar-se dele., 2/12/06 ‘Refiro-me a personagens de seriados na TV. A turma do Seinfeld é ótimo exemplo. Nenhum deles conseguiu emplacar um novo personagem em outros seriados. O formidável George – Jason Alexander – fez várias tentativas, assim como o estranho Kramer […]