Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 426

Carta Capital

TELEVISÃOAndré Siqueira A cruzada da Record‘Duas grandes campanhas publicitárias para promover novelas, no ar nas últimas semanas, simbolizam a nova fase da competição no mercado de televisão. O anúncio da líder Globo tenta recuperar a combalida audiência, para os padrões do horário, de Paraíso Tropical, hoje em torno dos 36 pontos. Assinada por um dos […]

Quando as diferenças não são bem-vindas

Matéria na Rede Paranaense de Comunicação (RPC), no noticiário local que vai ao ar ao meio-dia, mostrou, na sexta-feira (23/3/), que a prefeitura da cidade de Apucarana (PR) está recolhendo ‘moradores de rua’ e os despachando da cidade. Segundo a matéria, os mendigos estariam causando transtornos à cidade e incomodando os moradores. Para a prefeitura, […]

CartaCapital e o Banco Central

Deixando-se por um momento de lado a questão da (falta de) transparência, que me parece ser o cerne da reportagem da CartaCapital [sobre os encontros periódicos de diretores do Banco Central com representantes ‘do mercado’], seriam essas reuniões, dos pontos de vista de procedimento e jurídico, uma versão trimestral das reuniões diárias do Fed com […]

A Globo e as meias verdades

Terça-feira, 20 de março de 2007. Mais uma vez, ‘empenhado’ em repor a verdade factual de episódio recente da política brasileira, Ali Kamel, diretor-executivo de jornalismo da TV Globo, volta à página de ‘Opinião’ do jornal da família Marinho. Desta vez escreve um artigo que tem por título ‘Collor’. Como de hábito, uma redação formalmente […]

Folha de S. Paulo

FUTURO DOS JORNAISLaure Belot Pascale Santi O papel das elites‘Para o jornalista americano Robert Cauthorn, pioneiro da informação on-line, a revolução digital nos meios de comunicação promete aposentar o jornalismo diário em papel em apenas uma geração. Segundo o responsável pela adaptação à web de jornais como o ‘San Francisco Chronicle’, premiado pela Newspaper Association […]

Depois de erro, revista revê política editorial

A Consumer Reports, revista americana especializada em avaliar produtos e serviços ao consumidor, evitava consultar fabricantes e não aceitava anúncios a fim de manter sua imparcialidade. Porém, na semana passada, a publicação admitiu que esta ‘busca pela independência’ a impediu de ter a opinião de especialistas que poderiam tê-la ajudado a evitar um dos maiores […]

Como colocar o assunto em pauta

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, por meio da Rede Ethos de Jornalistas, em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a revista Imprensa, convida para o primeiro debate Rede Ethos de Jornalistas 2007 – ‘Como fazer para que a sustentabilidade se torne uma pauta diária das redações’ –, no próximo […]

Comunique-se

SEGUNDO MANDATOComunique-seFranklin Martins aceita convite de Lula, 23/03/07‘Ainda não há uma data definida, mas o jornalista Franklin Martins deverá tomar posse como ministro da Secretaria de Comunicação do Governo Lula na semana que vem. Ele aceitou o convite de Luiz Inácio Lula da Silva na noite de quinta-feira (22/03) para estar à frente da imprensa, […]

Ações midiáticas na ‘sociedade do espetáculo’

Segundo o filósofo francês Guy Debord, vivemos numa ‘sociedade do espetáculo’. Em razão do crescimento, diversificação e intensificação dos meios de comunicação, todas as relações humanas passaram a ser mediadas pela imprensa. Como os meios de comunicação constituem o local privilegiado onde a sociedade se contempla e critica, tudo se transforma ou pode se transformar […]

Como a imprensa esmiuçou o novo PIB

A imprensa bateu a oposição por dez a zero no tratamento dos novos números do PIB, o produto interno bruto. Na quarta-feira (21/3), o governo começou a festejar a revisão anunciada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): entre 2000 e 2005, a economia cresceu mais do que indicavam os cálculos anteriores. Além disso, […]

O futuro estará na esquina?

Há enchentes de teses e contrateses sobre o destino dos jornais impressos e da mídia tradicional na era dos blogues, dos chamados jornalistas-cidadãos etc. – o que ainda não é realidade acabada no Brasil, embora a academia esteja interessadíssima. Megatrilhões de gigabaites devem armazenar o debate ao redor deste mundo novo. É interessante perceber que […]

Folha de S. Paulo

SEGUNDO MANDATOKennedy AlencarFranklin critica cultivo de mídia simpática‘O jornalista Franklin Martins, futuro ministro das áreas de imprensa e publicidade do governo Lula, diz que esses ‘guichês serão separados’. Diz, porém, que a imprensa ‘será criticada sempre que avançar o sinal’. Para ele, isso ocorre quando a mídia tenta ‘puxar a sociedade pelo nariz para um […]

Presidente da AP sugere inovação e parcerias

Para atender à demanda do público por conteúdo jornalístico, é crucial que os jornais vão onde os consumidores estão e adaptem os formatos às necessidades deles, pregou o presidente e CEO da Associated Press, Tom Curley, durante a convenção anual da Associação de Jornais do Texas. Segundo ele, os jornais têm de encontrar novas maneiras […]

Sustentabilidade é tema do 2º Fórum Paulista

Os novos temas relacionados à Sustentabilidade e à Responsabilidade Socioambiental Empresarial já estão presentes em todas as mídias, desde o jornal, até a internet, passando pelo rádio e a televisão. No entanto, ainda são comuns alguns equívocos sobre o que realmente significa sustentabilidade e RSE. Os editores mostram interesse, abrem espaços, mas não têm claro […]

Direto da Redação

RECORD vs. GLOBOEliakim Araújo Bote preço, 22/03/07‘A vitória da Record sobre a Globo na disputa pelos direitos de transmissão dos jogos olímpicos de 2012 é, como alguém já disse, emblemática, porque a emissora do bispo ganha da adversária com a arma que ela usou a vida inteira para derrotar a concorrência: o poderio econômico.A Record […]

Atraso das obras sai da pauta

Moro no Engenho de Dentro, próximo do estádio, em construção, João Havelange – o Engenhão – perto o suficiente para perceber que não vai ficar pronto nem para as Olimpíadas de 2012…Mesmo que as obras acabassem hoje, seria praticamente impossível concluir todo o processo de finalização: iluminação, campo, cadeiras, banheiros, programação visual, cabines especiais, sistemas […]

Ecossocioeconomia? O que é isso, coleguinha?

A imprensa representa a opinião pública? Essa questão, por trás da qual se sustentam outras controvérsias relevantes sobre o futuro da mídia, como a questão da propriedade dos meios, a definição de interesse público e até mesmo o sistema de negócios envolvendo anúncios e comunicação, brotou na semana passada durante encontro do economista Ignacy Sachs […]

Corporativismo e acúmulo de funções

Como pode uma categoria profissional defender a obrigatoriedade do diploma de jornalismo com uma mão, enquanto com a outra tira os direitos de outras profissões? Ora, colocam suas dores nos jornais, gritam pelos corredores do Congresso defendendo a obrigatoriedade do diploma de jornalismo, mas, na realidade, silenciam o que vêm fazendo nas emissoras de televisão…Como […]

O Estado de S. Paulo

SEGUNDO MANDATOSônia FilgueirasChaves que mais gosto é o do SBT, diz Costa ‘O ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o embaixador da Venezuela no Brasil, Júlio Garcia Montoya, travaram discussão nos últimos dias a respeito do modelo de TV estatal produzido pelo país de Hugo Chávez. Em nota divulgada na sexta-feira, o diplomata disse que […]

Crise: Post amplia espaço para anunciantes

Sinais da crise? O Washington Post publicou, na semana passada, um anúncio publicitário na primeira página de sua seção esportiva. É a primeira vez em décadas que o jornalão fornece espaço na página principal de uma seção noticiosa para publicidade. Segundo Frank Ahrens, em artigo no próprio Post [17/3/07], a concessão de espaço é um […]