Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 429

Veja

MAINARDI vs. FRANKLINDiogo Mainardi Disque ‘Diogo’ para fazer lobby ‘Ninguém mais quer derrubar o Lula. Eu quero. Eu o derrubaria todas as semanas. Em vez de perder tempo comigo, leia atentamente a reportagem sobre Jader Barbalho. Se dependesse de mim, o caso derrubaria o presidente agora mesmo. O que falta para pedir a abertura de […]

Os limites das apostas

‘Jornalistas esportivos podem apostar em eventos sobre os quais escrevem?’, questiona a ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, em sua coluna de domingo [15/4/07]. ‘Claro que não, especialmente porque a maior parte das apostas esportivas é ilegal’, responde. ‘Mas isto vale também para os ‘bolões’, aposta comum em muitas redações’, continua ela. O tema foi […]

Robert Solé

‘Pour promouvoir son image, la société Kärcher vient de se donner un site Internet. Elle avait déjà demandé par écrit aux candidats à l’élection présidentielle de ne pas utiliser son nom dans un sens opposé à ses ‘valeurs’.‘Dès demain, on va nettoyer au Kärcher la Cité des 4000’, déclarait Nicolas Sarkozy le 19 juin 2005 […]

A mágica da circulação

Aos domingos, mulher nua. Às quartas-feiras, livro espírita a 5 reais para quem comprar o jornal. Não há fronteiras para o marketing de vendas de O Liberal. Tudo pelo caixa.Mas a folha dos Maiorana devia indicar precisamente, na capa, o preço do exemplar, ao invés de apenas informar que aos domingos ele custa R$ 2,50 […]

A objetividade e a isenção em baixa

A maneira mais fácil de constatar como os velhos conceitos de objetividade e isenção estão distantes da prática profissional jornalística talvez seja a observação crítica da divulgação das pesquisas de opinião. As pesquisas CNT/Sensus e Ibope que vieram a público na semana passada constituem apenas mais uma oportunidade de se confirmar esse fato.Realizadas praticamente no […]

Resistência digital no mundo árabe

Ninguém saberia sobre os ataques sexuais a mulheres nos feriados religiosos de outubro de 2006, na cidade do Cairo, realizado por gangues, se não fosse pelos blogueiros egípcios que colocaram o assunto na pauta da mídia, inclusive na agência internacional de notícias Associated Press. Só não publicou o fato quem não considera que o assunto […]

Comunique-se

GOVERNO LULAMilton Coelho da Graça Quem vai brifar Lula sobre TV?, 12/04/07‘Nelson Hoineff, presidente do Instituto de Estudos da Televisão, abriu uma diferente linha de debate sobre a televisão pública anunciada pelo governo, em artigo no GLOBO (9/4, página 7).Hoineff desde logo reconhece que é essencial porém fácil entender a diferença entre TV estatal (‘um […]

Rui Araújo

‘Nas páginas destacáveis referentes à colecção de BD do Spirou (que aliás é vendida com uma numeração não cronológica e inexplicável!), o texto de Carlos Pessoa tem um plágio objectivo retirado da Larousse de la BD, de Patrick Gaumer (ed. 2004).A título de exemplo no 7º e 8º parágrafos, que passo a citar um extracto […]

Aberta a segunda etapa de concessão de bolsas

Estão abertas as inscrições para os universitários que quiserem concorrer à segunda etapa da concessão de bolsas do InFormação – Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância. O edital da iniciativa, dirigida prioritariamente a estudantes de jornalismo mas também aberta a outras […]

Candidato íntimo dos barões da imprensa

A relação de Nicolas Sarkozy com jornais, revistas e redes de TV inaugurou na França uma nova fase no panorama político. Os principais barões da imprensa são alguns dos melhores amigos de Sarkozy, considerado um PhD em marketing político e apontado por institutos de pesquisa como vencedor do primeiro e do segundo turnos das próximas […]

O que o futuro reserva para a imprensa

Há muitos anos, fiz cobertura de guerras para o Estado de S.Paulo com o pseudônimo de Nelson Santos. Não foi caso de preconceito, mas de interesse pessoal. Escrevia para o Jornal do Brasil, do Rio, que me pagava mais, sob meu próprio nome. Tinha a direção de Alberto Dines e era um grande matutino nacional. […]

Revista Digital: Comunicação & Estratégia

COMUNICAÇÃO EMPRESARIALWilson Bueno A responsabilidade histórica e a memória institucional das organizações ‘Nesta edição, entrevistamos Paulo Nassar, presidente executivo da Aberje, professor da ECA/USP e pesquisador, um dos profissionais de maior prestígio na área de Comunicação Empresarial em nosso País.Paulo Nassar fala sobre a responsabilidade histórica das organizações e destaca o papel fundamental exercido pelos […]

Robert Solé

‘Pour promouvoir son image, la société Kärcher vient de se donner un site Internet. Elle avait déjà demandé par écrit aux candidats à l’élection présidentielle de ne pas utiliser son nom dans un sens opposé à ses ‘valeurs’.‘Dès demain, on va nettoyer au Kärcher la Cité des 4000’, déclarait Nicolas Sarkozy le 19 juin 2005 […]

Crise de segurança e de amnésia

Na segunda-feira, dia 9 de abril, o noticiário do jornal gaúcho Zero Hora fez um cozido básico. Preparando cobertura especial, a reportagem intitulada ‘Cem dias de sufoco’ pretendia antecipar a data redonda que seria comemorada pela governadora Yeda Crusius (PSDB) no dia seguinte. Um intertítulo, ‘Segurança é reforçada pelo governo estadual’, destacava-se no meio do […]

Mais poder aquisitivo e pouca qualificação cultural

Que a mídia tenha lá suas limitações é algo mais que sabido. Até aí, portanto, não há muito a explorar. Afinal de contas, há limitação em qualquer campo profissional. O problema está em se detectar se certas limitações da mídia decorrem de impossibilidades operatórias ou estratégicas. O que, na verdade, proponho para análise é se […]

Último Segundo

SEGUNDO MANDATOAlberto Dines Os perigos da apatia, 13/04/07‘Os flagrantes da irresistível sonolência que dominou o ministro da Defesa, Waldir Pires e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, durante a audiência, no Senado, sobre a situação do tráfego aéreo são engraçados. E melancólicos. Compõem uma metáfora que deveria ser examinada com atenção. Apesar da estrondosa popularidade […]

A morte voluntária e
as formas de noticiá-la

Embora os manuais de redação em geral nem façam referência, a maioria dos jornais brasileiros entende que suicídios não devem ser noticiados. O principal argumento usado para justificar esta posição é o suposto fato de que ‘suicídio é contagioso’. Isto é, a notícia de um suicídio tende a estimular aqueles propensos a comportamento semelhante a […]

Um falso dilema

Nas últimas semanas, a proposta de criação de um código de conduta para a blogosfera provocou muitos debates na internet. A sugestão veio de dois nomes influentes da web: Tim O’Reilly, editor de livros e criador da expressão Web 2.0, e Jimmy Walles, o pai da Wikipedia, a enciclopédia virtual.A proposta gerou polêmica pois se […]