A Advertising Standards Authority, agência que controla o mercado publicitário na Inglaterra, proibiu a veiculação de um comercial de TV da nova campanha governamental contra o cigarro, que estreou esta semana no país. Batizada de
Edição: 433
Em 1975, o escritor-jornalista João Antônio escreveu uma espécie de manifesto-ensaio intitulado ‘Corpo-a-corpo com a vida’. No texto, João Antônio lança uma proposta-problema: a configuração de uma escrita comprometida com as pulsações de uma realidade social nacional esquecida, à margem. Tal proposta vem intertextualizada por uma série de fatores, entre os quais a aproximação do […]
A Universidade Federal de Goiás sediou, no final de abril, o 10º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. E esta coletiva da Fenaj é dedicada à reflexão sobre temas que estiveram presentes nos debates do evento promovido pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (sítio web do Curso de Jornalismo da UFSC e também por […]
O Instituto Ethos realiza nesta semana, em São Paulo, um seminário intitulado ‘Desafios para a Gestão Sustentável das Empresas de Comunicação’. O evento faz parte do esforço da instituição, por intermédio da Rede Ethos de Jornalistas, para sensibilizar os editores e gestores da imprensa para o tema sustentabilidade. O resultado dos debates será encaminhado a […]
O jornalismo lida diariamente com a informação e possui uma diversidade de atividades, como coleta de dados, interrogações da realidade, edição dos fatos, posicionamento histórico e direcionamento futuro. Vale ressaltar que, sem esses ‘dispositivos’, o texto poderá tornar-se refém de um jornalismo superficial e manipulador.A profissão poderá também perder seu brio se o jornalista ao […]
EDITORA TRÊS EM CRISEMarcelo Tavela Diretor editorial explica mudanças na Três, 14/05/07 ‘Carlos José Marques, diretor editorial da Editora Três, procurou o Comunique-se para comentar a reestruturação na empresa, que levou a demissão de 240 profissionais. ‘Teremos uma reestruturação, para depois ter uma capitalização, e o enxugamento foi inevitável. Foi um dia difícil, já que […]
O que acontece quando um repórter de TV perde o bom senso e grita descontroladamente com um entrevistado? O
MÍDIA & UNIVERSIDADELuiz Costa Lima Sob o domínio da imagem ‘Há pouco mais de uma década deu-se entre nós a reaproximação do intelectual com a imprensa cotidiana. Em um país que custou a implantar o ensino universitário, o jornal havia sido o veículo de aprendizagem dos que queriam aprender a escrever. A convivência durou enquanto […]
Leão Serva escreveu um livro que, num país civilizado, seria leitura obrigatória no segundo grau. Além de bem escrita, a obra cumpre a insuperável finalidade de ensinar a ler, a interpretar e a preencher as lacunas dos textos que diariamente circulam com a finalidade de possibilitar ao cidadão exercer sua cidadania.No primeiro capítulo, Serva trata […]
Depois da cobertura sem continuidade do incêndio no Supermercado Rosa, em Florianópolis, os três principais jornais catarinenses apresentaram um acompanhamento mais completo da Operação Moeda Verde. A ação, que investiga empreendimentos construídos sob suspeita de irregularidades ambientais, atingiu figuras influentes da alta sociedade catarinense. O Monitor de Mídia nesta semana analisou a repercussão e o […]
Pela primeira vez, entrei no blog da colunista Tereza Cruvinel, de O Globo. Tive essa curiosidade porque, ao acessar a versão online do jornal, deparei-me com o Operação Madeira, como bem explicou o jornalista Carlos Tautz. Vejam a performance de Cruvinel, abrindo o coração em seu post: ‘Não é fácil amar Brasília, a fria, a […]
A Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, ratificada pelo Brasil, e o Decreto 4.887/2003 da Presidência da República asseguram que as pessoas remanescentes de quilombos são as responsáveis pela sua auto-definição. Pela legislação em vigor no Brasil, a auto-atribuição dos povos e comunidades tradicionais é parte necessária nos processo de regularização fundiária dos quilombolas. […]
MÍDIA & RELIGIÃOAlberto Dines Significados do laicismo, 11/05/07 ‘A fé é linda, a fé religiosa – revestida de rituais e solenidades – fascinante. Privilégio do ser humano, a espiritualidade é a expressão máxima da sua capacidade criadora. Não esquecer, porém, que é irmã gêmea da racionalidade. Ainda está em aberto a discussão se Deus criou […]
O Yahoo! lançou esta semana o
MÍDIA & RELIGIÃOLeandro Beguoci e Elvira Lobato Papa condena ‘ferida do divórcio’, reage às ‘seitas’ e enquadra CNBB ‘Durante encontro com bispos, reunidos na catedral da Sé, no centro de São Paulo, o papa fez seu mais duro discurso na visita ao Brasil. Disse que em nome dos direitos e da liberdade individual, atenta-se contra […]
Há um tipo de patologia mental em que o sofrimento do indivíduo se torna mais nítido através do mal-estar demonstrado por outros. O chamado borderline, ou ‘fronteiriço’, é assim. Seu entorno afetivo – parentes, amigos etc. – passa por uma inquietação contínua frente a uma personalidade-mosaico, com sintomas que não se consegue muito bem definir. […]
Desde os tempos da bolha da internet, no final dos anos 90, um dos clichês mais usados no mundo das mídias digitais é o bom e velho ‘conteúdo é rei’. E desde aqueles tempos observa-se um movimento pendular sobre quem é que ‘paga as contas do rei’. Ora a aposta é que o usuário o […]
Isso é que é uma coincidência. Exatamente no dia seguinte ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (amplamente celebrado pelos donos dos jornais), o Recife viveu um dia em que essa tão propalada liberdade foi posta à prova. Celebrando o 3 de maio com anúncios de meia página em vários periódicos do Brasil, a Associação […]
É bem o jeito do Murilo: escolheu para morrer exatamente no dia do primeiro santo brasileiro. Fico imaginando a cobertura que o Murilinho teria bolado para a visita do Papa e a canonização do Frei Galvão: não seria essa obviedade que vimos nos jornais.Na velha Folha de S.Paulo, aquela do José Nabantino Ramos (não a […]
Se os blogs começaram como diários virtuais e evoluíram para espaços de exposição de idéias e informações, hoje atingiram um novo patamar: o de ferramenta de marketing. Empresários descobriram que o ato de blogar pode dar destaque a seu negócio, fazer com que as pessoas comentem seu produto, criar uma relação com os consumidores, investidores […]