O Imprensa na Prensa é um blog de discussão da mídia brasileira, criado por Valmir Perez. Nele, são abordados principalmente artigos publicados na mídia do eixo Rio-São Paulo, sob um ponto de vista político. Em português.
Edição: 442
Os estudantes de Comunicação da UnB mantêm um blog desde fevereiro de 2006, que conta com um ombudsman diferente a cada duas semanas. Já passaram por lá Rodrigo Caetano (ACS – UnB), Giulianno Cartaxo (TV Record e TVE), professores da UnB e estudantes. Atualmente, a professora Thais Medonça Jorge é a ombudsman. Em português.
O apagão não é apenas aéreo, é ‘comunicacional’, é político, operacional e mental. O governo evaporou-se quando deveria fazer-se presente, disse as coisas erradas quando afinal decidiu falar, e pela janela indiscreta do Palácio do Planalto mostrou que os altos escalões da República, além do repertório de gestos chulos, pensam de forma tosca e grosseira. […]
As bruxas estão soltas: matam 200 inocentes, enlutam quase duas centenas de famílias, acabrunham a gente honrada, assustam aqueles que confiam no Estado como defensor do cidadão e avacalham uma República cujos dirigentes se avexam, incapazes de oferecer consolo ao povo sofrido. Astutas e perversas, essas bruxas aviltam pelo mundo afora a imagem do país […]
Leia abaixo os textos de sexta-feira selecionados para a seção Entre Aspas. ************ Folha de S. Paulo Sexta-feira, 20 de julho de 2007 TODA MÍDIANelson de Sá O anúncio vs. a notícia ‘William Bonner abriu o primeiro bloco do ‘Jornal Nacional’ com a informação ‘exclusiva e grave’ do ‘defeito no reversor’ da turbina do avião […]
A retomada das transmissões da Radio Caracas Televisión (RCTV) em 16/7, desta vez via cabo e satélite, foi seguida por um anúncio do ministro da Informação e Comunicação da Venezuela, William Lara, afirmando que a legislação do país será reformada para forçar canais de TV via cabo e satélite a exibir, ocasionalmente, a mesma programação […]
Uma crítica publicada na quinta-feira (19/7) no jornalão New York Times sobre o último volume da saga do bruxinho Harry Potter – Harry Potter e as Relíquias da Morte – não agradou em nada a autora britânica J. K. Rowling. O artigo, assinado por Michiko Kakutani, falava até bem do livro; o problema é que […]
Leia abaixo os textos de quinta-feira selecionados para a seção Entre Aspas. ************ Folha de S. Paulo Quinta-feira, 19 de julho de 2007 TRAGÉDIA EM CONGONHASDaniel Castro Acidente aéreo pega redes desfalcadas, mas dá ibope ‘O maior acidente da história da aviação brasileira pegou as TVs desprevenidas. Anteontem, todas tiveram que improvisar, apurando informações e […]
Onze das maiores empresas alimentícias dos EUA assumiram o compromisso de não mais investir em anúncios voltados para crianças com produtos que não correspondam a padrões nutricionais determinados pelos Departamentos de Agricultura e Saúde e Serviço Social. McDonalds, PepsiCo, Coca-Cola, Campbell, Cadbury Adams, Hershey, Kellogg, Kraft, Mars, Unilever e General Mills são as marcas envolvidas […]
Editores dos jornais britânicos The Times e Guardian se apresentaram, esta semana, ao Comitê de Comunicações da Câmara dos Lordes. O depoimento deles faz parte de uma investigação sobre o impacto dos proprietários das empresas de comunicação nas notícias. Em sessões separadas, os membros do Comitê questionaram os editores sobre o declínio da circulação de […]
Governo acabrunhado, imprensa vigilante. A informação de William Bonner no Jornal Nacional de quinta-feira sobre a falha em dos reversos da turbina do Airbus da TAM, além de contribuir para o esclarecimento da catástrofe em Congonhas, tem uma formidável importância política: o governo federal escondeu-se durante 48 horas, não conseguiu encarar a Nação diante da […]
Em uma tentativa de atrair anunciantes de peso, o Chicago Tribune e o Los Angeles Times passarão a permitir a publicação de anúncios na capa e nas primeiras páginas de algumas seções, informou o presidente da divisão de publicações do Tribune Company, Scott C. Smith, em memorando enviado aos funcionários do grupo esta semana. Segundo […]
O gigante de mídia mexicano Televisa, que tenta abocanhar um pedaço da operadora de TV a cabo Cablemás, terá que compartilhar programação com outras emissoras televisivas caso queira concretizar o negócio. As condições para a compra incluem o Televisa liberar conteúdo a emissoras que o solicitarem e transmitir programação de outros canais abertos por meio […]
As vendas de um livro do personagem Tintim aumentaram aceleradamente desde que a Comissão pela Igualdade Racial, no Reino Unido, acusou a obra de racismo. As vendas de Tintim no Congo subiram 3,800% depois que a comissão declarou que ele continha material altamente ofensivo, informou o jornal Daily Telegraph. O livro de história em quadrinhos […]
O Google anunciou esta semana um passo em direção ao mercado de mídia impressa. A nova iniciativa da empresa americana se chama Google AdWords publiquem anúncios impressos – de dois centímetros a uma página – em 225 jornais dos EUA. O projeto vem sendo testado com um pequeno grupo de anunciantes em 50 veículos desde […]
Leia abaixo os textos de quarta-feira selecionados para a seção Entre Aspas. ************ Folha de S. Paulo Quarta-feira, 18 de julho de 2007 PUBLICIDADE & ÁLCOOLMarcos Mesquita Coelho O alvo está errado ‘A INDÚSTRIA cervejeira brasileira apóia a discussão legítima para prevenção do consumo nocivo do álcool, especialmente entre os jovens. Tanto que as empresas […]
O papel da mídia é levantar pistas, buscar testemunhos e descobrir evidências. Mas a mídia não pode prejulgar. Pode e deve extravasar a indignação e a revolta. Mas a mídia não pode presumir culpas. O erro do governo na tragédia da Gol, ao longo de outubro passado, foi justamente o de permitir que o ministro […]
O conselho da Dow Jones votou, na terça-feira (17/7), a favor da venda da empresa para o magnata de mídia Rupert Murdoch, dono da News Corporation, por US$ 5 bilhões. O destino da Dow Jones está, agora, nas mãos da família Bancroft, que controla grande parte das ações. Os Bancroft descendem de Clarence Barron, que […]
A bruxa anda solta na BBC. Incidentes recentes comprometeram a credibilidade da rede britânica junto ao público. No início de julho, a BBC gafe com a rainha, é claro. A BBC teve de divulgar um pedido de desculpas à rainha Elizabeth II, após gafe cometida com a exibição, a jornalistas, de um trailer promocional do […]
As lojas de música do Reino Unido só venderão o novo CD do excêntrico e exótico cantor Prince, intitulado Planet Earth, a partir do dia 24/7. Mas quem comprou o jornal Mail on Sunday no domingo passado (15/7) já tem as novas músicas tocando no som. A publicação distribuiu gratuitamente o álbum, e a promoção […]