Friday, 27 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Edição: 444

Mário Magalhães

‘A Folha considerou a novidade tão importante que a elegeu para a primeira página de anteontem: ‘Última inspeção do Airbus da TAM durou 15 minutos’. A reportagem trouxe o testemunho do mecânico que vistoriou o avião em Porto Alegre antes da decolagem para São Paulo no dia 17. O jornal reconheceu que o tempo despendido […]

Mário Magalhães

‘A Folha considerou a novidade tão importante que a elegeu para a primeira página de anteontem: ‘Última inspeção do Airbus da TAM durou 15 minutos’. A reportagem trouxe o testemunho do mecânico que vistoriou o avião em Porto Alegre antes da decolagem para São Paulo no dia 17. O jornal reconheceu que o tempo despendido […]

Toda censura é burra,
toda propaganda é enganosa

Com jeito, manhosos, os publicitários ligados à Associação Brasileira de Propaganda (ABP) vestiram a fantasia de quixotes e iniciaram uma cruzada contra o que denominam de ‘censura’. Aparentemente, pretendem barrar a proposta do Ministério da Saúde para disciplinar a propaganda de bebidas alcoólicas na TV e evitar que seja exibida em horário acessível às crianças […]

‘Notícia’ forma opinião que mais lhe convém

Vivenciamos tempos em que a submissão da mídia ao dinheiro e sua imparcialidade tornou se uma preocupação crônica. Pergunta-se: será que a mídia, hoje, exibe em seus meios, como a televisão, por exemplo, aquilo que o público-alvo quer ver, ou faz o público-alvo querer ver o que ela quer exibir?É notório que a ignorância do […]

Voyeurismo e espetáculo comprometem o jornalismo

Flagrado em seu gabinete pela câmera da Rede Globo, em gestos grosseiros enquanto assistia notícias sobre as investigações do acidente com o Airbus da TAM, o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, além de alvo da grande mídia, na última semana, foi assunto também nos veículos especializados em comunicação. O fato […]

Plínio Bortolotti

‘Quase todo mundo tem um amigo chato, que faz questão de contar o fim do filme, quebrando o encanto dos que ainda não o viram. Agora, o mau hábito está contaminando os jornais. Isso se pode observar na resenha ‘Final feliz para Harry Potter’ (Vida & Arte, edição de quarta-feira), a respeito do livro Harry […]

Plínio Bortolotti

‘Quase todo mundo tem um amigo chato, que faz questão de contar o fim do filme, quebrando o encanto dos que ainda não o viram. Agora, o mau hábito está contaminando os jornais. Isso se pode observar na resenha ‘Final feliz para Harry Potter’ (Vida & Arte, edição de quarta-feira), a respeito do livro Harry […]

As conseqüências reais…

Nestes últimos dias, temos convivido, no Brasil, com aquilo que poderíamos chamar de ‘as conseqüências reais que advêm da podridão e da mentira’.Sim, porque o que assistimos em relação à crise aérea nacional (se é que ela existe para o governo) é conseqüência das políticas do setor aéreo que foram (ou não foram) adotadas durante […]

Mário Vitor Santos

‘Um estudo analisou os 25 maiores veículos do mundo na internet para avaliar sua transparência. Os que têm maior grau de transparência são ‘The Guardian’, em primeiro lugar, ‘New York Times’, em segundo, e, empatados em terceiro, ‘BBC News’, ‘CBS News’, ‘Christian Science Monitor’ e ‘NPR’.Os que têm o menor grau de transparência são: Al […]

Mário Vitor Santos

‘Um estudo analisou os 25 maiores veículos do mundo na internet para avaliar sua transparência. Os que têm maior grau de transparência são ‘The Guardian’, em primeiro lugar, ‘New York Times’, em segundo, e, empatados em terceiro, ‘BBC News’, ‘CBS News’, ‘Christian Science Monitor’ e ‘NPR’.Os que têm o menor grau de transparência são: Al […]

YouTube acadêmico

Uma nova plataforma de gerenciamento e transmissão de vídeos, desenvolvida pela equipe do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), foi implantada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A ferramenta, chamada de Vídeo@RNP, permite a distribuição gratuita de vídeos sobre atividades de ensino […]

Sensacionalismo na cobertura do acidente da TAM

Como profissional da área de Comunicação, sinto-me no direito e no dever de comentar a matéria sobre o acidente do avião da TAM, publicada na edição 479 da revista Época. Minha atenção se foca nas imagens apresentadas na página 33, mostrando uma vítima sendo resgatada e outra, totalmente carbonizada e deitada de bruços, preparada para […]

Tereza Rangel

‘Uma campanha publicitária veiculada em páginas de futebol em UOL Esporte deixou internautas perplexos. A fornecedora de material esportivo de Corinthians e Flamengo, a Nike, decidiu aproveitar o jogo entre os dois times no próximo domingo, para fazer uma campanha publicitária. Um dos eleitos foi o UOL. A campanha invade o espaço editorial, sobrepondo-se ao […]

Tereza Rangel

‘Uma campanha publicitária veiculada em páginas de futebol em UOL Esporte deixou internautas perplexos. A fornecedora de material esportivo de Corinthians e Flamengo, a Nike, decidiu aproveitar o jogo entre os dois times no próximo domingo, para fazer uma campanha publicitária. Um dos eleitos foi o UOL. A campanha invade o espaço editorial, sobrepondo-se ao […]

Paulo Machado

‘A Ouvidoria recebeu esta semana uma mensagem da leitora Aline Scherer dizendo que estava indignada com a cobertura criminosa que a mídia tem feito no caso do acidente da TAM. Ela escreveu: ‘Não podemos deixar que a mídia dê o veredicto, o laudo técnico, a verdade, aponte o culpado, enforque o suposto culpado em praça […]

Paulo Machado

‘A Ouvidoria recebeu esta semana uma mensagem da leitora Aline Scherer dizendo que estava indignada com a cobertura criminosa que a mídia tem feito no caso do acidente da TAM. Ela escreveu: ‘Não podemos deixar que a mídia dê o veredicto, o laudo técnico, a verdade, aponte o culpado, enforque o suposto culpado em praça […]