Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 444

Realizar demais, eis a questão

De tempos em tempos em tempos uma praga se dissemina nas lavouras das redações, no Congresso Nacional, nas universidades, no Poder Judiciário, nas repartições públicas e, surpreendentemente, nas escolas do Ensino Fundamental. Anteriormente, a mais praticada fora a nível de. Atualmente é o realizar, realização e derivados. De quebra, o estrangeirismo ataca em todos os […]

Um Brasil midiatizado

No Brasil, a mídia especializada começou a germinar a partir da década de 50, quando os jornais impressos publicavam pequenas colunas sobre assuntos femininos. O primeiro veículo jornalístico que começou a estruturar essa segmentação foi o jornal A Gazeta. Nessa época, as mulheres começaram a conquistar um pequeno espaço na sociedade e no mercado profissional […]

A proteção divina nas viagens de avião

Costumo ouvir os discursos dos presidentes da República. Acho importante, instrutivo e uma fonte de informação que não usa porta-voz. Até me acostumei com os do presidente Lula. No início, assustava-me com os erros de português, de sintaxe, de pronúncia. Mas depois comecei a achar irrelevante, pois o conteúdo que busco lá estava, em alto […]

Disney proíbe cigarro em seus filmes

A Walt Disney Company afirmou que proibirá cigarros em seus filmes e irá desencorajar referências ao fumo nas produções distribuídas por seus selos Touchstone e Miramax, em uma atitude pioneira e simbólica em Hollywood, noticia Brooks Barnes [The New York Times, 26/7/07]. Mesmo antes da proibição, as produções da Disney raramente continham cenas com personagens […]

Mário Magalhães

‘A Folha considerou a novidade tão importante que a elegeu para a primeira página de anteontem: ‘Última inspeção do Airbus da TAM durou 15 minutos’. A reportagem trouxe o testemunho do mecânico que vistoriou o avião em Porto Alegre antes da decolagem para São Paulo no dia 17. O jornal reconheceu que o tempo despendido […]

Mário Magalhães

‘A Folha considerou a novidade tão importante que a elegeu para a primeira página de anteontem: ‘Última inspeção do Airbus da TAM durou 15 minutos’. A reportagem trouxe o testemunho do mecânico que vistoriou o avião em Porto Alegre antes da decolagem para São Paulo no dia 17. O jornal reconheceu que o tempo despendido […]

Toda censura é burra,
toda propaganda é enganosa

Com jeito, manhosos, os publicitários ligados à Associação Brasileira de Propaganda (ABP) vestiram a fantasia de quixotes e iniciaram uma cruzada contra o que denominam de ‘censura’. Aparentemente, pretendem barrar a proposta do Ministério da Saúde para disciplinar a propaganda de bebidas alcoólicas na TV e evitar que seja exibida em horário acessível às crianças […]

‘Notícia’ forma opinião que mais lhe convém

Vivenciamos tempos em que a submissão da mídia ao dinheiro e sua imparcialidade tornou se uma preocupação crônica. Pergunta-se: será que a mídia, hoje, exibe em seus meios, como a televisão, por exemplo, aquilo que o público-alvo quer ver, ou faz o público-alvo querer ver o que ela quer exibir?É notório que a ignorância do […]

Voyeurismo e espetáculo comprometem o jornalismo

Flagrado em seu gabinete pela câmera da Rede Globo, em gestos grosseiros enquanto assistia notícias sobre as investigações do acidente com o Airbus da TAM, o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, além de alvo da grande mídia, na última semana, foi assunto também nos veículos especializados em comunicação. O fato […]

Plínio Bortolotti

‘Quase todo mundo tem um amigo chato, que faz questão de contar o fim do filme, quebrando o encanto dos que ainda não o viram. Agora, o mau hábito está contaminando os jornais. Isso se pode observar na resenha ‘Final feliz para Harry Potter’ (Vida & Arte, edição de quarta-feira), a respeito do livro Harry […]

Plínio Bortolotti

‘Quase todo mundo tem um amigo chato, que faz questão de contar o fim do filme, quebrando o encanto dos que ainda não o viram. Agora, o mau hábito está contaminando os jornais. Isso se pode observar na resenha ‘Final feliz para Harry Potter’ (Vida & Arte, edição de quarta-feira), a respeito do livro Harry […]

As conseqüências reais…

Nestes últimos dias, temos convivido, no Brasil, com aquilo que poderíamos chamar de ‘as conseqüências reais que advêm da podridão e da mentira’.Sim, porque o que assistimos em relação à crise aérea nacional (se é que ela existe para o governo) é conseqüência das políticas do setor aéreo que foram (ou não foram) adotadas durante […]

Mário Vitor Santos

‘Um estudo analisou os 25 maiores veículos do mundo na internet para avaliar sua transparência. Os que têm maior grau de transparência são ‘The Guardian’, em primeiro lugar, ‘New York Times’, em segundo, e, empatados em terceiro, ‘BBC News’, ‘CBS News’, ‘Christian Science Monitor’ e ‘NPR’.Os que têm o menor grau de transparência são: Al […]

Mário Vitor Santos

‘Um estudo analisou os 25 maiores veículos do mundo na internet para avaliar sua transparência. Os que têm maior grau de transparência são ‘The Guardian’, em primeiro lugar, ‘New York Times’, em segundo, e, empatados em terceiro, ‘BBC News’, ‘CBS News’, ‘Christian Science Monitor’ e ‘NPR’.Os que têm o menor grau de transparência são: Al […]

YouTube acadêmico

Uma nova plataforma de gerenciamento e transmissão de vídeos, desenvolvida pela equipe do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), foi implantada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A ferramenta, chamada de Vídeo@RNP, permite a distribuição gratuita de vídeos sobre atividades de ensino […]

Sensacionalismo na cobertura do acidente da TAM

Como profissional da área de Comunicação, sinto-me no direito e no dever de comentar a matéria sobre o acidente do avião da TAM, publicada na edição 479 da revista Época. Minha atenção se foca nas imagens apresentadas na página 33, mostrando uma vítima sendo resgatada e outra, totalmente carbonizada e deitada de bruços, preparada para […]

Tereza Rangel

‘Uma campanha publicitária veiculada em páginas de futebol em UOL Esporte deixou internautas perplexos. A fornecedora de material esportivo de Corinthians e Flamengo, a Nike, decidiu aproveitar o jogo entre os dois times no próximo domingo, para fazer uma campanha publicitária. Um dos eleitos foi o UOL. A campanha invade o espaço editorial, sobrepondo-se ao […]