Vivenciamos tempos em que a submissão da mídia ao dinheiro e sua imparcialidade tornou se uma preocupação crônica. Pergunta-se: será que a mídia, hoje, exibe em seus meios, como a televisão, por exemplo, aquilo que o público-alvo quer ver, ou faz o público-alvo querer ver o que ela quer exibir?É notório que a ignorância do […]
Edição: 444
Flagrado em seu gabinete pela câmera da Rede Globo, em gestos grosseiros enquanto assistia notícias sobre as investigações do acidente com o Airbus da TAM, o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, além de alvo da grande mídia, na última semana, foi assunto também nos veículos especializados em comunicação. O fato […]
‘Quase todo mundo tem um amigo chato, que faz questão de contar o fim do filme, quebrando o encanto dos que ainda não o viram. Agora, o mau hábito está contaminando os jornais. Isso se pode observar na resenha ‘Final feliz para Harry Potter’ (Vida & Arte, edição de quarta-feira), a respeito do livro Harry […]
‘Quase todo mundo tem um amigo chato, que faz questão de contar o fim do filme, quebrando o encanto dos que ainda não o viram. Agora, o mau hábito está contaminando os jornais. Isso se pode observar na resenha ‘Final feliz para Harry Potter’ (Vida & Arte, edição de quarta-feira), a respeito do livro Harry […]
O acesso livre ao conhecimento científico tem sido uma reivindicação mundial da comunidade científica global. Foram declaradas diversas manifestações de apoio como as que se seguem: 1) a Declaração de Budapeste; 2) a Declaração de Bethesda; e 3) a Declaração de Berlim, além de outras. No Brasil, o Ibict lançou em setembro de 2005 a […]
Nestes últimos dias, temos convivido, no Brasil, com aquilo que poderíamos chamar de ‘as conseqüências reais que advêm da podridão e da mentira’.Sim, porque o que assistimos em relação à crise aérea nacional (se é que ela existe para o governo) é conseqüência das políticas do setor aéreo que foram (ou não foram) adotadas durante […]
Volto ao assunto do artigo ‘
‘Um estudo analisou os 25 maiores veículos do mundo na internet para avaliar sua transparência. Os que têm maior grau de transparência são ‘The Guardian’, em primeiro lugar, ‘New York Times’, em segundo, e, empatados em terceiro, ‘BBC News’, ‘CBS News’, ‘Christian Science Monitor’ e ‘NPR’.Os que têm o menor grau de transparência são: Al […]
‘Um estudo analisou os 25 maiores veículos do mundo na internet para avaliar sua transparência. Os que têm maior grau de transparência são ‘The Guardian’, em primeiro lugar, ‘New York Times’, em segundo, e, empatados em terceiro, ‘BBC News’, ‘CBS News’, ‘Christian Science Monitor’ e ‘NPR’.Os que têm o menor grau de transparência são: Al […]
Uma nova plataforma de gerenciamento e transmissão de vídeos, desenvolvida pela equipe do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), foi implantada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A ferramenta, chamada de Vídeo@RNP, permite a distribuição gratuita de vídeos sobre atividades de ensino […]
Como profissional da área de Comunicação, sinto-me no direito e no dever de comentar a matéria sobre o acidente do avião da TAM, publicada na edição 479 da revista Época. Minha atenção se foca nas imagens apresentadas na página 33, mostrando uma vítima sendo resgatada e outra, totalmente carbonizada e deitada de bruços, preparada para […]
O desastre aéreo que trouxe no seu rastro o horror de 199 mortes e a desmoralização geral da incompetente gerência governamental mostrou também a verdadeira cara da grande mídia. Durante todo o tempo, ela está cuidando muito bem de cobrir a aparência dos fatos. Mas, a essência deles continua escondida.Depois de muito assunto vindo à […]
‘Uma campanha publicitária veiculada em páginas de futebol em UOL Esporte deixou internautas perplexos. A fornecedora de material esportivo de Corinthians e Flamengo, a Nike, decidiu aproveitar o jogo entre os dois times no próximo domingo, para fazer uma campanha publicitária. Um dos eleitos foi o UOL. A campanha invade o espaço editorial, sobrepondo-se ao […]
‘Uma campanha publicitária veiculada em páginas de futebol em UOL Esporte deixou internautas perplexos. A fornecedora de material esportivo de Corinthians e Flamengo, a Nike, decidiu aproveitar o jogo entre os dois times no próximo domingo, para fazer uma campanha publicitária. Um dos eleitos foi o UOL. A campanha invade o espaço editorial, sobrepondo-se ao […]