Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição: 444

‘Notícia’ forma opinião que mais lhe convém

Vivenciamos tempos em que a submissão da mídia ao dinheiro e sua imparcialidade tornou se uma preocupação crônica. Pergunta-se: será que a mídia, hoje, exibe em seus meios, como a televisão, por exemplo, aquilo que o público-alvo quer ver, ou faz o público-alvo querer ver o que ela quer exibir?É notório que a ignorância do […]

Voyeurismo e espetáculo comprometem o jornalismo

Flagrado em seu gabinete pela câmera da Rede Globo, em gestos grosseiros enquanto assistia notícias sobre as investigações do acidente com o Airbus da TAM, o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, além de alvo da grande mídia, na última semana, foi assunto também nos veículos especializados em comunicação. O fato […]

Plínio Bortolotti

‘Quase todo mundo tem um amigo chato, que faz questão de contar o fim do filme, quebrando o encanto dos que ainda não o viram. Agora, o mau hábito está contaminando os jornais. Isso se pode observar na resenha ‘Final feliz para Harry Potter’ (Vida & Arte, edição de quarta-feira), a respeito do livro Harry […]

Plínio Bortolotti

‘Quase todo mundo tem um amigo chato, que faz questão de contar o fim do filme, quebrando o encanto dos que ainda não o viram. Agora, o mau hábito está contaminando os jornais. Isso se pode observar na resenha ‘Final feliz para Harry Potter’ (Vida & Arte, edição de quarta-feira), a respeito do livro Harry […]

As conseqüências reais…

Nestes últimos dias, temos convivido, no Brasil, com aquilo que poderíamos chamar de ‘as conseqüências reais que advêm da podridão e da mentira’.Sim, porque o que assistimos em relação à crise aérea nacional (se é que ela existe para o governo) é conseqüência das políticas do setor aéreo que foram (ou não foram) adotadas durante […]

Mário Vitor Santos

‘Um estudo analisou os 25 maiores veículos do mundo na internet para avaliar sua transparência. Os que têm maior grau de transparência são ‘The Guardian’, em primeiro lugar, ‘New York Times’, em segundo, e, empatados em terceiro, ‘BBC News’, ‘CBS News’, ‘Christian Science Monitor’ e ‘NPR’.Os que têm o menor grau de transparência são: Al […]

Mário Vitor Santos

‘Um estudo analisou os 25 maiores veículos do mundo na internet para avaliar sua transparência. Os que têm maior grau de transparência são ‘The Guardian’, em primeiro lugar, ‘New York Times’, em segundo, e, empatados em terceiro, ‘BBC News’, ‘CBS News’, ‘Christian Science Monitor’ e ‘NPR’.Os que têm o menor grau de transparência são: Al […]

YouTube acadêmico

Uma nova plataforma de gerenciamento e transmissão de vídeos, desenvolvida pela equipe do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), foi implantada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A ferramenta, chamada de Vídeo@RNP, permite a distribuição gratuita de vídeos sobre atividades de ensino […]

Sensacionalismo na cobertura do acidente da TAM

Como profissional da área de Comunicação, sinto-me no direito e no dever de comentar a matéria sobre o acidente do avião da TAM, publicada na edição 479 da revista Época. Minha atenção se foca nas imagens apresentadas na página 33, mostrando uma vítima sendo resgatada e outra, totalmente carbonizada e deitada de bruços, preparada para […]

Tereza Rangel

‘Uma campanha publicitária veiculada em páginas de futebol em UOL Esporte deixou internautas perplexos. A fornecedora de material esportivo de Corinthians e Flamengo, a Nike, decidiu aproveitar o jogo entre os dois times no próximo domingo, para fazer uma campanha publicitária. Um dos eleitos foi o UOL. A campanha invade o espaço editorial, sobrepondo-se ao […]

Tereza Rangel

‘Uma campanha publicitária veiculada em páginas de futebol em UOL Esporte deixou internautas perplexos. A fornecedora de material esportivo de Corinthians e Flamengo, a Nike, decidiu aproveitar o jogo entre os dois times no próximo domingo, para fazer uma campanha publicitária. Um dos eleitos foi o UOL. A campanha invade o espaço editorial, sobrepondo-se ao […]